TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Ambiental

Casos: Analise Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  4.756 Palavras (20 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO 1

1.1-Meio Ambiente 1

1.2- Sistema de Gestão Ambiental (SGA) – NBR- Série ISO 14001 1

2- NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 15 - INFORMAÇÕES DE NATUREZA SOCIAL E AMBIENTAL 2

2.1-Conceituação e Objetivo 2

2.1-Informações 3

2.2-Disposição final 6

3- SLC AGRÍCOLA – A EMPRESA 7

3.1-Foco Estratégico 7

3.2-Diferenciais Competitivos 8

3.3-Tecnologia e Pesquisa 9

3.4-Unidades de Pesquisa 10

3.4-Rotação de Culturas 10

3.5-Manejo do solo 10

4-BALANÇO PATRIMONIAL 11

5-DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO-DRE 13

6-DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA-DFC 14

7-DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO-DVA 15

8-RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 15

8.1-Grupo de Ação Socioambiental (GAS) 16

8.2-Projetos e Ações Sociais 17

8.3-Meio Ambiente 17

8.4-Projetos Ambientais 17

8.5-Avaliação de Fornecedores 18

9-APLICAÇÃO DA NBC T 15 NA EMPRESA SLC AGRÍCOLA 18

10-CONCLUSÃO 18

1-INTRODUÇÃO

1.1-Meio Ambiente

O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não vivas que ocorrem na Terra, ou alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infra estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

1.2- Sistema de Gestão Ambiental (SGA) – NBR- Série ISO 14001

As empresas têm se defrontado com um processo crescente de cobrança por uma postura responsável e de comprometimento com o meio ambiente. Esta cobrança tem influenciado a ciência, a política, a legislação, e as formas de gestão e planejamento, sob pressão crescente dos órgãos reguladores e fiscalizadores, das organizações não governamentais e, principalmente, do próprio mercado, incluindo as entidades financiadoras, como bancos, seguradoras e os próprios consumidores. Sob tais condições, as empresas têm procurado estabelecer formas de gestão com objetivos explícitos de controle da poluição e de redução das taxas de efluentes, controlando e/ou minimizando os impactos ambientais, como também otimizando o uso de recursos naturais – controle de uso da água, energia, outros insumos, etc.

Uma das formas de gerenciamento ambiental de maior adoção pelas empresas tem sido a implementação de um sistema de gestão ambiental, segundo as normas internacionais Série ISO 14000, visando a obtenção de uma certificação. São dois os sistemas de gestão ambiental utilizados pelas empresas no Brasil: a NBR Série ISO 14001 e o Programa de Ação Responsável. O mais difundido é o baseado na norma NBR Série ISO 14001; o segundo, é o Programa de Atuação Responsável, patrocinado pela Associação Brasileira de Industrias Químicas (Silva et ali., 2003).

Segundo a NBR Série ISO 14001 (1996), “as normas de gestão ambiental têm por objetivo prover às organizações os elementos de um sistema ambiental eficaz, passível de integração com outros elementos de gestão, de forma a auxiliá-las a alcançar os seus objetivos ambientais e econômicos”.

Essas normas enfatizam os seguintes aspectos da gestão ambiental: sistemas de gerenciamento ambiental, auditoria ambiental e investigações relacionadas, rotulagem e declarações ambientais; avaliação de desempenho ambiental e termos e definições. Este conjunto reflete e atende as necessidades das empresas, criando-lhes uma base comum para o gerenciamento empresarial das questões relativas ao meio ambiente. Os elementos-chave, ou os princípios definidores de um Sistema de Gestão Ambiental baseados na NBR Série ISO 14001, através dos quais podem ser verificados os avanços de uma empresa em termos de sua relação com o meio ambiente, são:

• Política ambiental;

• Planejamento;

• Implementação e operação;

• Verificação e ação corretiva;

• Análise crítica.

Na implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, contudo, o primeiro passo deve ser a formalização por parte da direção da empresa, perante a sua corporação, do desejo da instituição em adotar um SGA, deixando claro suas intenções, e enfatizando os benefícios a serem obtidos com a sua adoção. Isso se traduz em comprometimento de sua alta administração, ou, em alguns casos, dos gerentes e chefias de suas unidades, com a realização de palestras de conscientização e de esclarecimentos da abrangência pretendida, realização de diagnósticos ambientais, definição formal do grupo coordenador, definição de um cronograma de implantação, e, finalmente, no lançamento oficial do programa de implantação do SGA. As etapas de implantação do SGA são resumidamente descritas abaixo.

2- NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 15 - INFORMAÇÕES DE NATUREZA SOCIAL E AMBIENTAL

2.1-Conceituação e Objetivo

Esta norma estabelece procedimentos para evidenciação de informações de natureza social e ambiental, com o objetivo de demonstrar à sociedade a participação e a responsabilidade social da entidade.

Para fins desta norma, entende-se por informações de natureza social e ambiental:

a) a geração e a distribuição de riqueza;

b) os recursos humanos;

c) a interação da entidade com o ambiente externo;

d) a interação com o meio ambiente.

A Demonstração de Informações de Natureza Social e Ambiental,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com