TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Critica Determinantes Sociais do Processo Saúde-doença e Promoção à Saúde

Por:   •  4/11/2022  •  Resenha  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Federal do Oeste do Pará

Instituto de Saúde Coletiva (isco)

Bacharelado Interdisciplinar Em Saúde

Determinantes sociais do processo saúde-doença e promoção à saúde

Docente: Mirna Malcher

Discente: Líbia Daniele Oliveira Jaty

Analise Critica

 

O texto inicia abordando um ponto muito pertinente ao meu ver e geralmente tocamos nele quando falamos em relação as dificuldades do Sistema Único de Saúde (SUS) que é o fato inegável de que nesses 30 anos de SUS houveram sim avanços em relação ao atendimento, acolhimento e atenção, porem assim como sempre tocamos nesse ponto da melhora e quase que automático logo depois a discussão acerca dos entraves que ocorrem com o SUS, bem como as causas disso.

E esse e o objetivo do texto e justamente falar sobre isso, e o mesmo aponta dois fatores que na sua visão afeta muito o SUS e ainda aponta que esses dois pontos abordados e sem duvida muito importante para os trabalhadores da saúde, os pontos são o subfinanciamento e as insuficiências da gestão local do SUS.

O primeiro trata-se dos recursos destinados à operacionalização e financiamento do SUS, a critica aqui citada e em torno de como esse recurso não acompanha o crescimento do PIB ou da população, fazendo assim com que ele não seja suficiente e muitas vezes cobrindo apenas o mínimo no que tange os gastos do SUS, bem como a diferença de investimentos de outros países em que no caso a saúde e considerada como prioridade.

O segundo vem  mostrando como a gestão dos recurso a nível municipal vem funcionando com muita dificuldade, o que nos deixa com muita preocupação, haja visto que a A gestão municipal foi criada a partir da Reforma Santaria como a forma mais eficaz, pois estaria mais próximo dos cidadãos e seria assim mais fácil saber quais as sua necessidade, essa gestão local e a responsável ela realização de atividades com objetivo de efetivar as diretrizes do SUS em sua localidade.

Contudo, essas atividades vem sendo realizadas bem abaixo do esperado e por inúmeros motivos que a autora também citou no texto como por exemplo, a baixa resolutividade nos atendimentos aos usuários por se do cuidado ser baseado no modelo de medicina biomédica, onde o corpo e visto muitas vezes como uma maquina e o cuidado e realizado de forma segmentada.

Outro ponto abordado e que acho de extrema necessidade e a deficiência na formação dos profissionais de saúde, que ainda e pautada na cura, ou seja, vê a doença apenas e procura a cura para ela e não se preocupa na investigação do porquê da doença, afim de sanar a raiz do problema. As equipes ainda são um ponto de dificuldade, pois um sistema que preconiza a igualdade, equidade não consegue ter bons resultados de trabalhos em equipe.

Entre outras dificuldades enfrentadas pelo SUS, o texto aponta e ao meu ver faz sentindo que todos esses problemas se unem formando uma rede de problemas e assim e por isso que temos hoje a formação de filas, a demora no acesso e as longas esperas e a insuficiência de recursos necessários para o atendimento às necessidades das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com