TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise crítica sobre o artigo: Saulo de Freitas Araujo - Wilhelm Wundt e a fundação do primeiro centro internacional de formação de psicólogos

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 3

Analise crítica sobre o artigo de Saulo de Freitas Araujo “Wilhelm Wundt e a fundação do primeiro centro internacional de formação de psicólogos”

Wilhelm Wundt (1832-1920) é geralmente celebrado nos manuais de história da psicologia como o fundador da psicologia científica. Quando em 1879, ele inaugurou o Laboratório de Psicologia Experimental na Universidade de Leipzig.

Com a fundação da Universidade de Berlim, em 1809, surge um novo modelo que servirá de exemplo para todas as instituições alemãs de ensino superior. A Faculdade Filosófica que antes era apenas um anexo das faculdades superiores, passou a ser o centro da nova universidade, que se baseava no ideal de uma formação humanista integral. A partir disso o ensino passou a ser vinculado à pesquisa científica. Com essa unificação as instituições de ensino superior alemãs passaram a ser as mais respeitadas do século XIX atraindo milhares de estudantes do mundo inteiro. Surge então um grande número de novas universidades alemãs que atendem à enorme demanda estrangeira. E então a psicologia é institucionalizada pela primeira vez, ao ser decretada disciplina obrigatória na Faculdade Filosófica que formava professores, a psicologia na Alemanha foi primeiramente estudada em relação ao processo de aprendizagem, não havendo aí qualquer vínculo necessário com a realização de pesquisas científicas.        

Ainda durante as reformas educacionais, a estimulação da pesquisa científica amplia o interesse em ultrapassar os limites do conhecimento humano, surgindo investigações experimentais da vida psíquica. Foram criados Institutos de Pesquisa que tiveram grande sucesso nas áreas de Medicina e Filosofia. Estabelece-se então uma nova fisiologia experimental e a expansão de pesquisas sobre a percepção sensorial, que atrairiam um enorme número de pesquisadores, tornando o cenário cada vez mais propício para o surgimento da psicologia experimental como área independente.

A Alemanha tornou-se o ambiente ideal para o desenvolvimento da Psicologia, e logo viria a comportar o primeiro centro internacional de formação de psicólogos na Universidade de Leipzig.

Ao chegar em Leipzig, Wundt, que iria lecionar no local, já possuia em seu histórico a passagem por quatro universidades: Tubigen (onde estudou Medicina), Heidelberg (onde estudou e lecionou), Berlin (onde estudou fisiologia) e Zurique (onde assumiu cargo de professor pela primeira vez), e já havia trabalhado em dois importantes institutos de pesquisa experimental do século XIX, em Berlin e em Heidelberg.

As atividades no laboratório eram divididas entre um curso introdutório para os novatos e a realização das atividades especiais dos membros antigos. Wundt dividia os alunos em grupos conforme o tema de interesse de cada um, e denominava aquele que havia se destacado como o líder, que era responsável por preparar os experimentos e redigir o relato final para a publicação. Para publicar as descobertas realizadas no laboratório, Wundt criou uma revista mensal, a Philosophische Studien.

As principais áreas de pesquisa no laboratório eram: intensidade das sensações, sensações táteis, psicologia do som, sensações de luz, gustação, olfação, percepções espaciais, curso das representações, estética experimental, processos atencionais, sentimentos e afetos, processos de associação e memória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com