TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Alimentos

Exames: Analise De Alimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  1.069 Visualizações

Página 1 de 3

A análise de alimentos é uma área muito importante no ensino das ciências que estudam alimentos, pois ela atua em vários segmentos do controle de qualidade, do processamento e do armazenamento dos alimentos processados.

A análise de alimentos atua em vários segmentos do controle de qualidade, da fabricação até a estocagem dos alimentos processados. Também é muito utilizada para a caracterização de alimentos in natura, principalmente, alimentos novos e ainda desconhecidos como as frutas ou vegetais exóticos típicas de regiões menos exploradas como a amazônica e Nordeste brasileiro.

As três áreas de maior aplicação da análise de alimentos são: indústrias, universidades e institutos de pesquisas e órgãos governamentais. Nas indústrias são realizados controles rígidos de qualidade tanto na matéria-prima adquirida, como no produto final processado. As indústrias de alimentos também investem em pesquisas no desenvolvimento de novos produtos e melhoramento dos produtos já existentes, que durante o processo requerem a realização de várias análises.

Nas universidades e nos institutos de pesquisas, os processos analíticos são utilizados para:

 pesquisas de novas metodologias analíticas;

 pesquisas de novos produtos;

 controle de qualidade dos produtos existentes.

Existem dois tipos básicos de métodos em análise de alimentos: métodos convencionais e métodos instrumentais. Os primeiros são aqueles que não necessitam de nenhum equipamento sofisticado, isto é, utilizam apenas a vidraria e reagentes, e geralmente são utilizados em gravimétria e volumetria. Os métodos instrumentais, como o próprio nome diz, são realizados em equipamentos eletrônicos mais sofisticados. São utilizados, sempre que possível os métodos instrumentais no lugar dos convencionas

Os métodos gravimétricos e volumétricos podem alcançar uma exatidão de até 99,9%, quando o composto analisado se encontra em mais de 10% na amostra. Para componentes presentes em quantidades menores que 10%, a exatidão cai bastante, e então a escolha do método apropriado deve recair em métodos mais sofisticados e exatos como métodos instrumentais.

A presença de substâncias interferentes é muito comum nos alimentos. A escolha do melhor método analítico vai depender da composição química do alimento. Na maioria das determinações em alimentos, as amostras são complexas, necessitando de uma extração ou separação prévia do componente a ser analisado.

Caracterizar um alimento envolve analisar a sua constituição química, características físicas, microbiológicas e sensoriais. A determinação da composição química dos alimentos visa determinar principalmente os teores de: umidade, cinzas, proteínas, carboidratos, fibras e lipídios. Através da análise de algumas características físicas específicas para um determinado tipo de alimentos, como: viscosidade, ingredientes; textura para matérias-primas (carnes, pescados, frutas e vegetais) e produtos finais (panificados, extrusados, sorvetes, queijos).

A qualidade microbiana dos alimentos é fundamental para a saúde pública e o registro do Serviço de Inspeção Federal não é sinônimo de garantia de ausência de patógenos nos alimentos. Há necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com