TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Alimentos

Exames: Analise De Alimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE DE ALIMENTOS

Brasília/2013

Apresentação

Este trabalho destina-se a apresentação teórica do produto a ser fabricado pelos alunos, como parte da composição da nota da N1 da matéria de Análises de Alimentos.

1. Introdução

O produto a ser desenvolvido pelos alunos de 7º semestre do curso de Farmácia é uma geleia de abacaxi com pimenta, que possui uma característica agridoce e sabor levemente picante.

De acordo com a legislação brasileira (BRASIL, 1978), geléia é definida como produto obtido pela cocção de frutas inteiras ou em pedaços, ou da polpa ou do suco de frutas, com açúcar e água e concentrado até atingir uma consistência gelatinosa. O produto deve ser preparado com frutas sãs, limpas, isentas de matérias terrosas, de parasitos, de detritos, de animais ou vegetais e de fermentação; deve estar isenta dos pedúnculos e de cascas, mas pode conter fragmentos da fruta, dependendo da espécie empregada no preparo do produto. Pode-se adicionar glicose ou açúcar invertido, mas a geléia não pode ser colorida e nem aromatizada artificialmente. É tolerada a adição de acidulantes e de pectina para compensar qualquer deficiência no conteúdo natural de pectina ou de acidez da fruta.

2. Justificativa

A geleia de abacaxi com pimenta pode ser degustada como doce ou, por que não, como tempero. Pode ser usada para temperar carnes de porco, além de dar sabor, serve para dourar a carne. Com tantas maneiras de ser utilizada, se torna interessante fabricar um produto diferente e que agrada diversos paladares.

3. Concorrentes diretos

Neste tópico iremos destacar as principais marcas que fabricam geleias e alguns de seus sabores, para que se possa ser evidenciado o mercado dos produtores desse alimento e as variedades de sabores e características.

Predilecta – Geleia de Amora

Casino – Geleia de Damasco

Queensberry – Geleia de Laranja

Strawberry – Geleia de Morango

Novo Citrus – Geleia de Maçã com Tangerina

Saint Paul – Geleia de Lichia

4. Concorrentes indiretos

Os concorrentes indiretos podem ser classificados como as marcas que fabricam alimentos que possam ter a mesma utilidade que o produto a ser desenvolvido. Como as geleias podem ser servidas juntamente com torradas, bolachas e etc., e neste caso específico juntamente com churrascos, as seguintes marcas e produtos poderão ser representativos de concorrência.

Nestlé – Requeijão Cremoso

Qually – Margarina

5. Teste de conceito

6. Conclusão

Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com