TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Ambiente

Artigo: Analise De Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  3.054 Palavras (13 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 13

1. INTRODUÇÃO.

Se a principal preocupação da administração estratégica está na tentativa de projetar a organização em situações futuras desejadas, a mesma deve dedicar-se ao processo de investigação da configuração atual e ao desenho de cenários do ambiente em que estão inseridas, para que a partir destas observações e paralelamente a estas possam planejar suas ações e organizarem seus recursos de modo a interferir de maneira estruturada e intuitiva moldando as ocorrências aos objetivos colimados. Neste sentido a análise ambiental da empresa torna-se imprescindível na elaboração da estratégia. Podemos dizer então que não podemos saber aonde chegar se antes não analisarmos tudo que está ao nosso redor, tanto internamente como externamente, são fatores essenciais para um bom e seguro planejamento.

2. OBJETIVOS.

2.1. OBJETIVO GERAL.

Através de estudos e conhecimentos colocados em prática, podemos analisar e dizer com tamanho segurança, que uma analise ambiental hoje faz parte do processo de um bom planejamento, trazendo maior segurança e rentabilidade para futuros próximos do ambiente.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

Nosso maior cuidado e preocupação é no entendimento na qual essa ferramenta pode nos trazer um bem maior para o ambiente, como pode nos proporcionar um prejuízo tamanho no qual as conseqüências podem não mais ser reparadas.

3. Justificativa.

Hoje não é apenas iniciar um negocio esperando que o retorno venha através de sorte e dedicação, porém, planejar um ambiente no qual, possa nos proporcionar um retorno a curto ou longo prazo, mas que esteja todo o processo já planejado, contando principalmente com a participação do sucesso com o planejamento do ambiente.

3.1. Relevâncias para a sociedade.

Podemos dizer que, a principal importância desse trabalho para a sociedade será uma visão na qual entendemos que muitos planejamentos entre eles o estratégico tem uma grande relevância dentro da organização, onde seu ambiente tem grande participação para o sucesso.

O que agregou.

Compreendemos um pouco mais sobre esse assunto a tal ponto de analisarmos nosso ambiente como um todo; uma nova forma de nos planejar. Assim então podemos dizer que vivemos diariamente com mudanças que atinge diretamente nosso ambiente seja ele interno ou externo, no qual qualquer atitude tomada pode influenciar nas conseqüências para atingir o objetivo esperado. Seja ela a curto ou longo prazo, uma ferramenta que pode nos trazer rentabilidade ou prejuízo.

Na Universidade.

Somamos esse trabalho com o conteúdo adquirido para compreendermos a importância da pesquisa de mercado, como podemos usar tais ferramentas de informação e comunicação, para atingirmos um objetivo esperado, entendemos que nem um produto ou projeto nasce sem nenhum fundamento, tudo tem um começo, um meio, e um fim.

3.2. Hipótese.

A análise de ambiente trás um retorno para a organização? Como podemos usar essa ferramenta para uma melhoria continua? Como colher os frutos plantados por essa ferramenta?

4. Análise do Ambiente.

Qualquer processo de administração estratégica começa coma a análise do ambiente, isto é, com o processo de monitorar o ambiente organizacional para identificar os riscos e oportunidades presentes e futuras. Nesse contexto, o ambiente organizacional engloba todos os fatores, tanto internos como externos à organização, que podem influenciar o progresso obtido através da realização de objetivos da organização.

Os administradores devem compreender o propósito da análise do ambiente, reconhecer os vários níveis existentes no ambiente organizacional e entender as recomendações das normas para realizar uma análise do ambiente.

Provavelmente, o futuro herdará uma crescente mudança em todos os aspectos do ambiente organizacional. Como as organizações futuras serão mais complexas e mais dependentes dos seus ambientes, a realização de análises ambientais, com certeza, será mais importante para os administradores do futuro do que é para os atuais.

Uma consideração da necessidade dos administradores realizarem uma análise do ambiente baseia-se na teoria geral dos sistemas. De acordo com essa teoria, as organizações são mais do que fechados, sistemas abertos. Ou seja, as organizações modernas são influenciadas pelo ambiente e estão constantemente interagindo com eles. Como as organizações são sistemas abertos, os fatores ambientais inevitavelmente as influenciam, e cabe aos administradores assegurar que essa influência seja canalizada para uma direção positiva e que contribua para o sucesso organizacional.

* Forças são características da empresa, tangíveis ou não, que podem ser potencializadas para aperfeiçoar seu desempenho.

* Fraquezas são características da empresa, tangíveis ou não, que devem ser minimizadas para evitar influência negativa sobre seu desempenho.

* Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influenciá-la positivamente.

* Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afeta-la negativamente.

4.1. Ambiente Interno.

O ambiente interno é o nível de ambiente da organização que esta dentro dela e normalmente tem implicação imediata e específica na administração da organização.

A análise do ambiente interno tem por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa que está sendo analisada, ou seja, os pontos fortes e fracos da empresa deverão ser determinados diante da sua atual posição produto-mercado. Essa análise deve tomar como perspectiva para comparação as outras empresas do seu setor de atuação, sejam elas concorrentes diretas ou apenas concorrentes potenciais.

* Ponto forte: É a diferenciação conseguida pela empresa que lhe proporciona uma vantagem operacional no ambiente empresarial (variável controlável).

* Ponto fraco: É uma situação inadequada da empresa que lhe proporciona uma desvantagem operacional no ambiente empresarial (variável controlável).

Na realidade, além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com