TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Custo De Produção

Pesquisas Acadêmicas: Analise De Custo De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  5.282 Palavras (22 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 22

ANÁLISE DE CUSTO DA PRODUÇÃO DO MILHO SAFRINHA: UM ESTUDO NUMA PEQUENA PROPRIEDADE.

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo analisar e demonstrar os custos de produção e de rentabilidade no cultivo do milho safrinha, tendo como meio utilizado a contabilidade, em especial a de custo, sob o enfoque gerencial, para assim auxiliar no controle e ajudar nas tomadas de decisão. Para realização da pesquisa foi utilizado o método de estudo caso, numa pequena propriedade no município de Itaporã, situado na região Sul de Mato Grosso do Sul, foram coletados dados, analisadas as operações realizadas e acompanhamento das atividades. Após estudos dos conceitos e analises dos dados coletados foram feitos os cálculos necessários propiciando assim informações para o resultado da pesquisa e auxilio ao gestor na tomada de decisão acerca da atividade. Concluindo que o milho apresenta viabilidade e rentabilidade levando em consideração que no período da cultura que é em uma época considerada marginal para maioria das culturas, constituindo mais uma alternativa de receita para o produtor.

Palavras-chaves: custo de produção; milho safrinha; pequena propriedade; agricultura familiar.

ABSTRACT

This paper aims to examine and demonstrate the costs of production and profitability in the cultivation of maize safrinha, with the means used the accounts, particularly that of cost, under the management approach, thereby helping to control and assist in the acquisition of decision. To conduct the search method was used to study the case, a small property in the municipality of Itaporã, located in the southern region of Mato Grosso do Sul, data were collected, analyzed the operations and monitoring activities. After studies of the concepts and analyses of data were collected made the necessary calculations thereby providing information to the search result and help the manager in decision making about the activity. Concluding that the maize presents viability and profitability taking into account that the period of culture in a season that is considered marginal for most crops, providing an alternative to more revenue for the producer.

Keywords: cost of production; corn safrinha; small property; family farming.

1 INTRODUÇÃO

As informações sobre os custos de uma cultura são de fundamental importância para o agricultor dentro de qualquer atividade produtiva, Horngren (1989, p.986), relata que “Para que um empresário tome grande percentual de decisões bem sucedida, precisa estar bem informado”.

Nesse contexto as informações são de essencial valor para as tomadas de decisões, principalmente no setor rural, já que os preços são definidos pelas forças de oferta e demanda do produto, sendo que cada produtor individualmente não influencia sobre o preço, neste caso os preços são repassados aos agricultores, tornando ainda mais relevante o controle dos custos como instrumento de obtenção de rentabilidade.

O milho safrinha enfrenta ainda condições ambientais desfavorável ao seu desenvolvimento normal, representado por significativa alteração no seu metabolismo, tendo por conseqüência redução no potencial de produção.

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar e analisar os custos de produção e de rentabilidade no cultivo do milho safrinha na pequena propriedade rural, na região do sul de Mato Grosso do Sul, tendo como meio utilizado a contabilidade, em especial a de custo, sob o enfoque Gerencial, para assim auxiliar no controle e ajudar nas tomadas de decisões.

Raza (2006) comenta que na atualidade a contabilidade passa a ser vista também como um instrumento gerencial que se utiliza um sistema de informações para registrar as operações da organização, para elaborar e interpretar relatórios que mensurem os resultados e forneçam informações necessárias para tomadas de decisões e, para o processo de gestão: planejamento, execução e controle.

Todas as atividades, independentemente da área de atuação, possuem gastos, estes gastos se subdividem genericamente em custos, despesas variáveis e fixas. A análise destes gastos se faz necessária para a apuração correta de sua lucratividade e também para o gerenciamento financeiro mais eficiente.

Richetti (2007) relata que:

Alguns dos quesitos mais importantes para o produtor rural são o conhecimento e o acompanhamento dos custos de produção dentro da propriedade. Ao ignorar o que está acontecendo com os custos, o produtor não saberá se está efetivando ou não os lucros e tampouco terá subsídios para tomar decisões acertadas e atingir os melhores resultados.

Isso se torna mais relevante com a nova ordem econômica nas atividades rurais, que se constitui da mesma importância e dinâmica dos demais setores da economia, exigindo do produtor rural, independente do porte ou sua atividade, uma nova visão de sua atividade, assumindo assim uma postura de empresário rural, visando atingir baixos custos e aumentando a qualidade dos produtos oferecidos.

Nesta sistemática, a contabilidade desempenha um importante papel de ferramenta gerencial, que ajuda a diminuir os custos de produção, evitar desperdícios e melhorar o planejamento e controle de suas atividades, através de informações precisas e oportunas sobre a situação real da produção e do resultado das culturas de sua propriedade, transformando as propriedades rurais em empresas com capacidade para acompanhar a evolução do setor, principalmente no que concerne aos objetivos e atribuições da administração financeira, do controle de custo, da diversificação da cultura e comparação de resultados.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Contabilidade de Custos

Os custos podem ser demonstrados de maneira diferente, dependendo de sua natureza, identificação ou variação. Os custos que não variam de acordo com a produção e se mantém constante, independente da quantidade produzida, são os custos fixos, que segundo Jiambalva (2002, p.76) são “custos que não se alteram em resposta a mudança nos níveis de atividade”. Já os custos que tem seu valor afetado com o aumento ou diminuição da produção, são os custos variáveis, para Marion (1996, p.61) “são aqueles que variam em proporção direta com o volume de produção ou área de plantio”. Isso faz concluir que se não houver produção não haverá custo variável, sendo este aumentado de acordo com que se aumenta a produção.

Dentro dos custos ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com