TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Custos

Exames: Analise De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

a) A empresa Pulo do Gato utilizou-se dos fundamentos da Inteligência Competitiva para tomar suas decisões? (2,5 pontos)

R: A empresa Pulo do Gato, no seu estudo de ambiente externo, conseguindo enxergar as tendências de mercado, vendo qual deles (entre o masculino e feminino) estava mais aquecido e consumia mais, focando seus esforços no mercado interno, visto que o mercado brasileiro esta aquecido, com muitos pontos de venda e querendo levar o produto direto ao consumido, com a expansão de sua rede lojas próprias da marca, utilizando estas lojas como uma das forma de estudar o mercado e coletar dados , face ao exposto, acredito que a empresa utilizou-se de diversos fundamentos da Inteligência Competitiva.

b) De acordo com as informações do case, a empresa Pulo do Gato se reposicionou no mercado. Qual a importância da Inteligência Competitiva no reposicionamento da empresa? (2,5 pontos)

R: A Inteligência competitiva foi importante para a empresa no sentido que forneceu dados confiáveis do ambiente externo(ex: foco no mercado de calçados femininos, pois notou-se que a mulher gasta muito mais dinheiro com sapato que o homem), pode antecipar tendências de mercado (loja própria da marca, podendo ter um contato mais próximo com seu consumidor final), abrir a marca no regime de franquia, dando assim uma maior exposição da marca Pulo do Gato no mercado. Podemos dizer que o mercado consumidor se desdobra para a empresa como um tabuleiro de xadrez, onde os concorrentes são os adversários e a Inteligência Competitiva tem a função de antecipar as jogadas do adversário e propor a melhor jogada para a empresa atingir o seu objetivo.

c) "... depois de realizar um detalhado estudo de mercado, considerando os cenários econômicos e sócio-culturais, e montar uma base de informações para tomar decisões para se tornar mais competitiva"... Considerando que a empresa montou uma base de informações para tomar suas decisões, descreva as etapas da implantação da Inteligência Competitiva. (2,5 pontos)

R: Primeiramente, dentre outras, escolho as etapas de implementação de Inteligência Competitiva citada por Palop e Vicente(apud CARVALHO, 2000), margeadas por exemplos retirados do case acima:

- Etapa 1: o autor denomina de scanning, observação do ambiente externo, no case podemos observar que a empresa Pulo do Gato detectou no aquecimento do mercado interno uma oportunidade de crescimento da organização.

- Etapa 2: o autor denomina de monitoring, acompanhamento mais a fundo de determinado acontecimento. Vendo o aquecimento do mercado interno, a Pulo do Gato observou ainda, com mais atenção para o seu setor, o de calçados, que o publico feminino consumia muito mais que o masculino.

- Etapa 3: chamada de search, nada mais é que investigação, vendo o mercado aquecido e que as mulheres gastam muito mais que os homens, a Pulo do Gato viu nesse nicho de mercado uma grande oportunidade de aumentar o seu faturamento, fazendo pesquisa de mercado e observando os rumos que o mercado estava tomando no seu setor.

d) Considerando o conteúdo estudado na disciplina e as informações do case, qual a relação entre a gestão do conhecimento e a inteligência competitiva? Justifique sua resposta. (2,5 pontos)

R:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com