TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Estatistica

Monografias: Analise De Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  2.041 Palavras (9 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE ESTRUTURADA:

1)Defina o que é administração?

É uma ciência social aplicada responsável pelo planejamento, organização, direção e controle dos recursos (humanos, financeiros, materiais, entre outros) de uma organização. Theo Haimann, autor de diversos livros sobre o assunto, refere-se à tarefa administrativa como a atividade responsável pela determinação de políticas gerais com vistas ao estabelecimento de projetos a fim de que objetivos sejam alcançados.

De acordo com Idalberto Chiavenato, a palavra Administração é oriunda do Latim onde ad denota direção/tendência para, e ministersignifica subordinação/obediência. Ainda com referência ao autor através de sua visão pós-moderna, administrar significa “criar condições ideais de solidariedade para que as pessoas possam se ajudar mutuamente e gerar valor e riqueza de modo eficiente e eficaz”.

2) Qual é a origem do termo estatística?

A palavra estatística, derivada do termo latino «status» (estado), parece ter sido introduzida na Alemanha, em 1748, por Achenwall. A Estatística é encarada, actualmente, como uma ciência capaz de obter, sintetizar, prever e tirar inferências sobre dados. Porém no século XVII em Inglaterra a estatística era a «Aritmética do Estado» (Political Arithmetic), consistindo basicamente na análise dos registos de nascimentos e mortes, originando mais tarde as primeiras tábuas de mortalidade. Ao longo da Idade Média e até ao século XVIII a estatística foi puramente descritiva, coexistindo duas escolas: a escola descritiva alemã, cujo representante mais conhecido é o economista G. Achenwall (1719-1772), professor na Universidade de Gottingen, considerado pelos alemães como o pai da estatística, e a escola dos matemáticos sociais que procuravam traduzir por leis a regularidade observada de certos fenómenos, de carácter económico e sociológico. Embora esta escola procurasse fundamentar a formulação de previsões com base em leis sugeridas pela experiência, a estatística confundia-se, praticamente, com a demografia à qual fornecia métodos sistemáticos de enumeração e organização. Na realidade, a necessidade sentida, em todas as épocas, de conhecer, numérica e quantitativamente, a realidade política e social tornou a análise demográfica uma preocupação constante.

John Graunt (1620-1674), juntamente com William Petty (1623-1687), autor de Political Arithmetic, e o astrónomo Edmond Halley (1656-1742) são os principais representantes da escola inglesa, que dá um novo impulso à estatística, fazendo-a ultrapassar um estádio puramente descritivo: analisam-se os dados na procura de certas regularidades, permitindo enunciar leis e fazer previsões.

No entanto, a estatística para adquirir o estatuto de disciplina científica nomo tética, e não puramente ideográfica ou descritiva, teve que esperar pelo desenvolvimento do cálculo das probabilidades, que lhe viria a fornecer a linguagem e o aparelho conceptual permitindo a formulação de conclusões com base em regras indutivas. Data do século XVII o início do estudo sistemático dos problemas ligados aos fenómenos aleatórios, começando a ser manifesta a necessidade de instrumentos matemáticos, aptos a analisar este tipo de fenómenos, em todas as ciências que põem o problema do tratamento e interpretação de um grande número de dados. Pode datar-se dos fins do século XIX o desenvolvimento da estatística matemática e suas aplicações, com F. Galton (1822-1911), K. Pearson (1857-1936) e W. S. Gosset (1876-1936), conhecido sob o pseudónimo de Student, sendo lícito afirmar-se que a introdução sistemática dos métodos estatísticos na investigação experimental se fica a dever, fundamentalmente, aos trabalhos de K. Pearson e R. A. Fisher (1890-1962). A partir de Pearson e Fisher o desenvolvimento da estatística matemática, por um lado, e dos métodos estatísticos aplicados, por outro, têm sido tal que é praticamente impossível referir nomes.

3) Por que a estatística é importante?

A importância da estatística reside no esforço do homem para melhor compreender o mundo, tanto do ponto de vista físico como social. Na sociedade científica, da qual fazemos parte atualmente, a investigação é parte essencial do trabalho diário. O interesse por descobrir novos procedimentos por meio da experiência acumulada tem sido determinante para a necessidade de os profissionais se perceberem imersos na formação e aprendizado de técnicas básicas de metodologia da investigação e de algumas mais concretas como a análise de dados. Os profissionais que se apóiam na quantificação e no estudo do que se observa diariamente, e entendem e conhecem os conceitos básicos de estatística se aprofundam e compreendem melhor o fundamento de sua área de trabalho.

4) Diferencie população e amostra?

População é a totalidade de pessoas, animais, plantas ou objetos, da qual se podem recolher dados. É um grupo de interesse que se deseja descrever ou acerca do qual se deseja tirar conclusões.

Amostra é um subconjunto de uma população ou universo. A amostra deve ser obtida de uma população específica e homogênea por um processo aleatório. A aleatoridade é condição necessária para que a amostra seja representativa da população.

5) Por que é mais barato coletar dados através de amostras?

As informações podem ser colhidas em um determinado local em menor quantidade pra se saber a informação desejada.Tendo assim estimativas para o estudo e conclusão final de forma mais rápida e barata.

6) Elabore um exemplo de população e de amostra (com aplicação na administração)

População – Homem

Amostra – Homem branco, solteiro, 23 anos, brasileiro, Cearense.

7) Quais são os requisitos de uma amostra?

Definir o tipo de amostra: Trabalhar as possibilidades. Trabalhar moda, média, desvio padrão, probabilidade. Ficará bom. Boa sorte! Amostragem casual, proporcional, sistemática, por conglomerados.

8) Como as amostras podem ser classificadas quanto ao seu número de constituintes?

Que variam suas qualidades nominais e ordinais é as Qualitativas. Que são discretas e continuas são as Quantitativas.

9) Cite quais são as áreas da estatística?

Descritiva,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com