TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE EMPRESARIAL COM BASE EM DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Casos: ANALISE EMPRESARIAL COM BASE EM DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.830 Palavras (8 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 8

ANALISE EMPRESARIAL COM BASE EM DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

TANGARÁ DA SERRA

2014

ROZELI ROSA DA SILVA

ANALISE EMPRESARIAL COM BASE EM DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado às disciplinas de Desenvolvimento de pessoas, Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho, Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa, Metodologia Cientifica e Ética, Política e Sociedade da Universidade Norte do Paraná sob orientação dos Professores Carlos Eduardo de S. Gonçalves, Marílúcia Ricieri, Fábio H. Ribeiro, Henry T. Nonaka, Rodrigo Trigueiro e Márcia Bastos.

TANGARÁ DA SERRA

2014 

SUMÁRIO

1 Introdução 4,5,6

2 Desenvolvimento 7,8

3 Conclusão ........................................................................................................... 9,10

4 Referenciais ............................................................................................................11

1 Introdução

No mundo atual, onde estão muito presentes a globalização, as demandas de mercado, a competitividade, informações e tecnologias, todo profissional deve buscar a sustentabilidade e a longevidade da organização em que trabalha. À frente dos trabalhos da organização, o administrador tem como um de seus objetivos desenvolver trabalhos que facilitem e incentivem esses profissionais nessa busca constante. A abordagem sistêmica no diagnóstico organizacional é fator primordial para alcançar os objetivos propostos pelos gestores da empresa. Todos os setores, áreas e departamentos da organização devem ser incluídos para levantamento dos pontos fracos e fortes.

Através do diagnóstico organizacional são levantados dados e informações, que num segundo momento são analisados mais detalhadamente fornecendo informações necessárias às tomadas de decisões em relação aos trabalhos, às rotinas, aos modelos de gestão, o que manter, melhorar, alterar, inovar, implantar, etc., e isso tudo com a finalidade principal de proporcionar um novo comportamento empresarial, resultados e longevidade para a organização.

Neste trabalho será apresentada a estrutura organizacional da empresa Cachaçaria Brasil, onde podemos identificar os conceitos da empresa em relação a:

 Desenvolvimento de pessoas

 Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho

 Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa

 Metodologia Cientifica

 Ética, Política e Sociedade

A Cachaçaria Brasil, sendo este o nome fantasia, está registrada na Junta Comercial de Mato Grosso, inscrita no CNPJ sob nº 14.526.584/0001-70, sito a Avenida Ismael José do Nascimento, Nº 2365, W, na Cidade de Tangará da Serra – MT. A empresa atua no ramo de entretenimento, com a venda direta de bebidas ao consumidor, de acordo com as necessidades do cliente. Tem o atendimento personalizado, de qualidade e ágil como um diferencial bastante competitivo no mercado atual. A empresa possui oito colaboradores e atual a menos de um ano, mas já vem obtendo resultados positivos. Visto que a mesma está a pouco tempo inserida no mercado, não há grandes acontecimentos sobre sua trajetória a serem relatados. A empresa possui boa estrutura física com local de atendimento amplo, recepção e área de estacionamento satisfatória, constata-se que a empresa precisa de ampliação na cozinha e banheiros, pois com apenas dois banheiros e devido ao grande fluxo de pessoas e o crescimento rápido apenas estes dois não comportam. Na empresa existe a definição de setores ou departamentos de cargos e funções. A proprietária estabelece e delega as programações a serem seguidas (administrador) também define diretamente a contratação de funcionários (recursos humanos). Pagamentos de fornecedores são efetuados somente com autorização da proprietária. Da mesma forma, a quitação de compras e folhas de pagamento é realizada após envio de todas as respectivas ordens de pagamento do contador responsável e seqüente conferência pelo departamento financeiro e proprietária. Contudo, pelas divisões de serviços levantados na empresa podem-se identificar áreas de atuação dos funcionários, as quais sejam: de produção, vendas, compras e financeiro. Na área administrativa o proprietário estabelece as regras e normas a serem seguidos por todos os funcionários em todas as áreas, acompanha as atividades, finaliza todos os processos de compra, atendimento, orientação e suporte ao cliente. Na área de recursos humanos, por ser empresa com relativamente poucos funcionários e baixa rotatividade de profissionais, a contratação de funcionários é realizada pela proprietária com seleção através de entrevista. No setor financeiro há apenas uma funcionária responsável por todo o fluxo de caixa e documentação relativa, ou seja, todas as cobranças e recebimentos, pagamentos de fornecedores, folha de pagamento de funcionários, além de notas de entrada e saída de materiais, relatórios mensais e outros documentos. Na área de compras são realizados os contatos com os fornecedores sempre sendo finalizado com o parecer final da proprietária.

A metodologia do trabalho consistirá na aplicação de entrevista respondida pelo responsável pela administração geral da empresa e pesquisa bibliográfica. Este diagnóstico organizacional foi desenvolvido tendo como base de análise a entrevista realizada na Cachaçaria Brasil e o estudo da mesma. O objetivo deste artigo é contribuir como um caso exemplo para os estudantes do curso de Recursos Humanos e também contribuir proporcionando à empresa informações sobre os pontos fortes e fracos com seqüente identificação dos problemas, análise crítica dos mesmos e então, propor melhorias práticas e viáveis aos responsáveis das áreas administrativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com