TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Estatistica

Trabalho Universitário: Analise Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE ESTRUTURADA

RESOLUÇÃO

1 - Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios,  pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma palavra com origem no latim “administratione”, que significa “direção, gerência”.

A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. É praticada especialmente nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras.

2- A origem da palavra Estatística está associada à palavra latina STATUS (Estado). Há indícios de que 3000 anos A.C. já se faziam censos na Babilônia, China e Egito e até mesmo o 4o. livro do Velho Testamento faz referência à uma instrução dada a Moisés, para que fizesse um levantamento dos homens de Israel que estivessem aptos para guerrear. Usualmente, estas informações eram utilizadas para a taxação de impostos ou para o alistamento militar. O Imperador César Augusto, por exemplo, ordenou que se fizesse o Censo de todo o Império Romano.

A palavra "CENSO" é derivada da palavra "CENSERE", que em Latim significa "TAXAR". Em 1085, Guilherme, O Conquistador, solicitou um levantamento estatístico da Inglaterra, que deveria conter informações sobre terras, proprietários, uso da terra, empregados e animais. Os resultados deste Censo foram publicados em 1086 no livro intitulado "Domesday Book" e serviram de base para o cálculo de impostos. Contudo, mesmo que a prática de coletar dados sobre colheitas, composição da população humana ou de animais, impostos, etc., fosse conhecida pelos egípcios, hebreus, caldeus e gregos, e se atribuam a Aristóteles cento e oitenta descrições de Estados, apenas no século XVII a Estatística passou a ser considerada disciplina autônoma, tendo como objetivo básico a descrição dos BENS do Estado.

3 - A Estatística é importante, pois é a chave nos negócios e na industrialização como um todo, assim tendo sua importante na tomada de decisão baseada em dados, nas ciências naturais, sociais e na administração publica e privada. Sendo utilizada para entender variáveis, controlar processos, custos financeiros e processos de qualidade.

4- A distinção entre população e amostra é familiar ao senso comum. Se tivermos um grupo de observações de uma variável, que foram extraídas de um grupo maior, referimo-nos ao primeiro como uma amostra e ao último como a população relativamente àquela variável.

Exemplo:.

Uma pesquisa estatística onde precisa atender a um público alvo, onde um conjunto de pessoas que foram coletados dados e analisados de acordo com o princípio da pesquisa, esse público alvo recebe o nome de população e é constituída por um conjunto de pessoas que apresentam características próprias: Os usuários de um plano de saúde, os membros de uma equipe de futebol, os funcionários de uma empresa, os eleitores de um município, estado ou país, os alunos de uma escola, os associados de um sindicato. Já a amostra seria um subconjunto da população, fração ou uma parte do grupo, que em alguns casos seria impossível entrevistar todos os elementos de uma população, pois levaria muito tempo para concluir o trabalho ou até mesmo seria financeiramente inviável, dessa forma, o número de entrevistados corresponde a uma quantidade determinada de elementos do conjunto de uma amostra. 

5 - È mais barato, porque há uma aceleração no processo de levantamento de informações. E a informação tende a ser mais apurada, já que uma quantidade menor de elementos é mais fácil para ser analisada .

6 –

População = Conjunto de todas as cidades do Brasil.

Amostras = Conjunto das cidades da sul, Conjunto das cidades sudeste;

7- Os requisitos são:

Determinar a população a ser amostrada

Escolher o tipo de amostra

Decidir sobre o tamanho da amostra

8 - Podem ser classificadas em qualitativas e quantitativas.

9 - As áreas são: Amostragem, Estática descritiva e Estatística Inferencial.

10 - Estatística indutiva (inferência estatística) : são os métodos e ferramentais estatísticos utilizados para que com parte de dados (amostras), para chegar aos resultados o mais próximo possível da realidade da população;

Estatística Descritiva: procura somente descrever e avaliar certo grupo, sem tirar quaisquer conclusões ou inferências sobre um grupo maior, dois métodos que podem ser usados para representação dos dados, os métodos gráficos e numéricos. Amostragem - é a analise e coleta dos dados encontrados de parte da população;

11 - Porque através da correta aplicação dos resultados obtidos, pode-se conhecer as necessidades dos clientes. E isso é uma questão imprescindível para desenvolver a capacidade produtiva, ampliar o mercado e a lucratividade.

12 - Para que não aconteçam distorções e inverdades nos resultados dos estudos, ou dados errados sobre a população, devera então escolher o melhor tipo de divisão da amostra (ou amostragem sistemática, ou amostragem por conglomerados, amostragem simples, entre outros). Uma amostra para ser boa tem que ser representativa, ou seja, deve conter em proporção tudo o que a população possui.

13 - A medida mais apropriada é a moda.

14 - Podem ser utilizados como: média, moda e mediana. A homogeneidade dos dados que indicara qual é a mais adequada.

15 –

Xi

Fi

FAC

Xi* Fi

20

2

2

40

21

4

6

84

22

6

12

132

23

5

17

115

24

2

19

48

26

1

20

26

SOMA

20

445

|N = 20 |

|MÉDIA = 445/20 = 22,25 |

Moda = 22

Mediana =22

...

Baixar como  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »