TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Mulher

Trabalho Universitário: Analise Mulher. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

Pela falta de percepção, podemos dizer que Christina vivia em silêncio sensorial. A percepção consiste em atribuir significados a estímulos sensoriais. Através dela o indivíduo tem a capacidade de interpretação, organização dos sentidos e também o de atribuir um significado ao meio. Com todos esses atributos, acreditamos que a percepção é de fundamental importância para o relacionamento do corpo com o mundo exterior. Para cada indivíduo a percepção do mundo é diferenciada, cada pessoa percebe os objetos ou situações de acordo com os aspectos que tem importância para si própria. Visto que todos os sentidos são de extrema importância para a sobrevivência, constatamos que a percepção é considerada algo natural, porém fundamentalmente essencial.Analise Teórica do texto:

No livro Psicologia de Myers (2006, capitulo 5, página 136), traz a seguinte definição: “Para representar o mundo em nossas cabeças, devemos detectar a energia física do ambiente e codificá-la como sinais neurais em um processo denominado tradicionalmente de sensação. Temos de selecionar, organizar e interpretar nossas sensações – um processo denominado percepção. Em nossas experiências cotidianas, sensação e percepção combinam-se em um processo contínuo.”

No capitulo 6, página 166, temos a seguinte definição: “Também precisamos selecionar, organizar e interpretar nossas sensações (um processo tradicionalmente denominado percepção). Nós não apenas sentimos as paisagens e os sons, os sabores e os cheiros, nós também os percebemos. Nós não ouvimos tão somente uma mistura de notas e ritmos, mas sim o choro de uma criança, o ruído do transito, o crescendo de uma sinfonia. Em resumo, transformamos as sensações em percepções. Nós criamos o significado.”

Com base nesses dois trechos dos textos apresentados no livro de Myers podemos dizer que, após muitas tentativas de diagnósticos, foi constatado que Christina, a paciente da qual relata o caso, sofria de falha em um receptor do sentido do corpo: o proprioceptor (receptores que se localizam mais profundamente nos músculos, aponeuroses, tendões, ligamentos, articulações e no labirinto cuja função reflexa é locomotora ou postural. Podem gerar impulsos nervosos, conscientes ou inconscientes. Estes receptores desempenham, em simultâneo, a função de detectar todas as variações mecânicas e de enviar a informação recolhida ao sistema nervoso central). Trata-se de não sentir o seu próprio corpo, de não conseguir detectar sua própria posição no espaço. Seus movimentos e voz não respondiam a sua “vontade”, ela estava realmente desencarnada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com