TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Organizacional

Casos: Analise Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 7

Questões Básicas para a Análise da Liderança nas organizações

JUNDIAÍ – SP

2010

RESUMO

A BS Metalúrgica, situada no município de Itupeva - SP, é fabricante de peças sinterizadas estruturais e mancais autolubrificantes, obtidas através da Metalurgia do Pó - técnica de fabricação de produtos metálicos, ferrosos ou não ferrosos, obtidos através da conformação de pós metálicos, seguido de tratamento térmico de Sinterização, conferindo-se assim às peças propriedades físicas e mecânicas de acordo com as normas MPIF, ASTM, SAE, ISO e outras.

Os produtos destinam-se aos segmentos automotivo, máquinas e equipamentos, linha branca, ferramentas e motores elétricos, eletrodomésticos e outros mais.

Missão, Visão e Valores retirados do site www.bsmetalurgica.com.br.

Missão, visão e valores.

Missão

Ser uma empresa capaz de produzir impacto socioambiental positivo em seus colaboradores, sociedade e meio ambiente que possa influenciar.

O sucesso empresarial não é alcançado a qualquer preço, mas ponderando-se os impactos sociais e ambientais decorrentes da atuação administrativa e negocial da empresa.

Visão

Ser uma empresa com rentabilidade, sustentabilidade e capaz de compartilhar, gerando soluções para nossos Clientes na área de produtos sinterizados, buscando satisfação e plenitude através da qualidade percebida.

Valores

- competência

- confiança

- espiritualidade

- ética

- perseverança

- pro atividade

- solicitude

- transparência

1 GOVERNANÇA CORPORATIVA

1.1 Os direitos e responsabilidades são descritos de forma que venham a assegurar á ética, transparência e o bom relacionamento, que apesar das diferentes responsabilidades, a organização possui o objetivo comum que é o trabalho em equipe, visando atingir as metas e fornecer produtos que atendam a especificações técnicas contratadas pelos seus clientes.

1.2 A formalização ocorre através da WebIso “intranet disponível para todos os colaboradores da organização”, que visa controlar e assegurar as responsabilidades de todos os setores envolvidos.

1.3 Não existem órgãos internos de fiscalização, entretanto, a cada quadrimestre é feito uma auditoria interna por uma empresa especializada, para verificar se todos os setores estão seguindo as normas impostas pela organização, a fim de assegurar uma Gestão de Qualidade.

1.4 Os valores e princípios da organização são formalizados através da política de qualidade, que é: Fornecer produtos que atendam as especificações técnicas contratadas, satisfazer plenamente as expectativas e necessidades dos clientes e promover aperfeiçoamento contínuo dos colaboradores e processos.

1.5 Internamente são feitas pesquisas para verificar oportunidades de melhoria dos benefícios e para com os clientes é feita uma pesquisa de satisfação dos produtos e serviços oferecidos pela organização.

1.6 Através de treinamento é assegurado que os funcionários conheçam os preceitos éticos da organização, que posteriormente serão cobrados através de avaliações.

1.7 Os mecanismos mais usados pela organização para identificar os riscos empresariais mais significativos que possam arranhar sua imagem e capacidade é o atendimento ao cliente, apontamento e analise da satisfação dos clientes, na parte de logística, ações de melhorias para evitar possíveis atrasos na entrega dos materiais e na parte comercial há o controle dos custos para a produção de cada produto de forma que seja assegurado um preço justo para com os clientes e não haja perca, caso tenha algum reajuste no preço de insumos que posteriormente serão repassados para os clientes, de certa forma a empresa trabalha neste aspecto e verifica como pode melhorar a forma de produção, investindo em máquinas mais eficientes, e o retorno que o mesmo proporcionará. Busca repassar o mínimo de aumento para os clientes, garantindo competitividade com os concorrentes, preço justo, e uma maior demanda para expandir sua carteira de clientes garantindo qualidade e eficácia nos serviços e produtos apresentados ao mercado.

1.8 Os processos decisórios da organização estão descritos claramente, há reuniões semanais setoriais verificando os riscos e prioridades, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos serviços e reuniões mensais entre os gerentes e diretores para tomadas de decisões, analise das metas propostas no mês anterior e propostas para analise e respostas no mês subseqüente.

Os assuntos das reuniões gerenciais não devem ficar somente na pauta, mas as decisões de mudança e tomada nos processos e adaptações necessárias são comunicados aos colaboradores por meio de correio eletrônico, mural e ainda serão reforçadas de cada líder para com seus subordinados para garantir a clareza das missões.

Para implementar as decisões tomadas em relação a produção, após o estudo de projetos de processos “idealizar como produzir ou desenvolver o produto ou serviço” serão desenvolvidos os projetos de produtos “o que vai ser produzido (cor, tamanho, embalagem, etc) para que sejam repassar ao “chão de fábrica” para a produção dos produtos, bem como também com os riscos e cuidados necessários.

1.10 Para acompanhamento das ações implementadas são feitos controles gerenciais bem como gráficos para melhor demonstrar e acompanhar os resultados.

1.11 A prestação de contas da organização será feita em apresentação anual de desenvolvimento de cada gerente para com os demais juntamente com o diretor e apresentação de metas para o ano seguinte.

2 EXERCÍCIO DA LIDERANÇA

2.1 A liderança obtém as necessidades das partes interessadas e com a procedência verificam a melhor forma de atendê-las.

2.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com