TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Organizacional

Ensaios: Analise Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 5

CAMILA NERES DE LIMA

CLAUDIOMAR KAMPKE ROSSMANN

DAVID SCHREDER

ROMENIK SIQUEIRA NUNES

ANÁLISE ORGANIZACIONAL

VILA VELHA

2012

CAMILA NERES DA SILVA

CLAUDIOMAR KAMPKE ROSSMANN

DAVID SCHREDER

ROMENIK SIQUEIRA NUNES

ANÁLISE ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado ao professor Wellington Lucena, da disciplina de Análise Organizacional, como requisito parcial para obtenção de avaliação do curso de Administração da Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha.

VILA VELHA

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 REFERENCIAL TEÓRICO 5

3 APRESENTAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES 7

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

REFERÊNCIAS: 9

1 INTRODUÇÃO

O trabalho refere-se a uma pesquisa feita sobre o contexto organizacional de duas empresas sendo uma de comércio e outra de prestação de serviços, visando identificar, informar e diferenciar as características que as compõem. As informações coletadas tem veracidade e foram obtidas através de sites próprios e entrevistas com seus proprietários e componentes. Ao final dessa pesquisa será fácil comparar as diferenças de estrutura, ramo de atividade, objetivo, natureza da atividade, etc.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

O bom funcionamento das organizações em geral depende da análise organizacional, pois ela visa identificar os pontos fortes e os pontos fracos de uma empresa, visando sua melhoriacontínua, sendo assim indispensável em uma empresa.

Ela refere-se à estrutura, recursos disponíveis (físicos, humanos e financeiros) e competências essenciais à organização. Tudo isso aliado a uma tecnologia flexível que permite uma resposta rápida em um mercado em constante mudança

Esta análise que fazemos no ambiente organizacional nos ajuda nas aplicações de estratégias e tomadas decisões, visualizar problemas que precisão ser resolvidos com urgência buscando assim as soluções mais adequadas, nas percepções de talentos desperdiçados, como por exemplo, um funcionário que foi formado para trabalhar na área da tecnologia e trabalha na área de financeira, ou seja, sendo aproveitado em outra área, através da análise organizacional conseguimos entender todo o desenho organizacional em seus mínimos detalhes.

Quando enxergamos o desenho organizacional que é o padrão da organização, logo entendemos como a organização funciona suas divisões as atribuições os seus órgãos os cargos etc. No desenho organizacional encontraremos quatro características presente nele que são: diferenciação, formalização, centralização e integração essas características são integradas entre si e são independentes. A diferenciação e a divisão do trabalho em departamentos ou em camadas de níveis hierárquicos. A formalização é quando criamos regras, normas, procedimentos para executarmos uma tarefa. Acentralização é quando a tomadas de decisões parte do topo da organização. A integração é o entrosamento entre as unidades da organização, podendo acontecer uma fusão entre elas.

No desenho organizacional, nós vamos visualizar também o tamanho da organização, se ela é pequena, media ou grande, a sua amplitude de controle, ou seja, o numero de subordinados que cada gestor tem em sua responsabilidade.

Também veremos os modelos de desenho organizacional que são muito importantes: organização linear, organização funcional e linha-staff.

Organização linear é quando cada superior tem autoridade única sobre seu subordinado, à organização funcional que aplica o principio das especializações das funções e a organização linha–staff que é a fusão da organização linear com a organização funcional, ela possui também a unidade de linha com áreas de apoio (unidades de assessoria).

A estrutura matricial também faz parte do desenho organizacional, nela há combinação de formas de departamentos funcional de produto ou projeto na mesma estrutura organizacional. Também temos a organização temporária ou adhocráticas, os ambientes são mutáveis com resposta rápida as mudanças do ambiente e por fim temos a estrutura em rede que caracteriza por serem definidas mutáveis e flexíveis. Todas essas características possuem suas vantagens e desvantagens.

O desenho organizacional eleimplica na escolha que a organização pretende fazer para alcançar seus objetivos. Essa característica depende de uma variedade de fatores dentro da organização e fora da organização como estratégias a ser adotadas tecnologias a ser utilizada e os ambientes de tarefas.

A aplicação da análise organizacional é importante para rever e fazer mudanças. Com o passar do tempo à organização pode evoluir, portanto ela é indispensável na administração de grandes, médias e pequenas empresas, pois ela ajuda a propor um prévio relatório da situação como um todo para podermos analisar o que precisa ser melhorado para um melhor desempenho das empresas. Incluindo-as no mercado competitivo.

3 APRESENTAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES

3.1 Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran) do município de Vila Velha. Tem como principal atribuição o gerenciamento do trânsito e o transporte em Vila Velha, observando a legislação em vigor e as diretrizes das políticas urbanas nacionais, estaduais e municipais, de forma a garantir a mobilidade urbana de forma sustentável. Sua sede administrativa está localizada na Avenida Santa Leopoldina, nº 840, Coqueiral de Itaparica. CEP: 29.102-915. Sua sede operacional está localizada na Avenida Carlos Lindemberg, nº 5001, Alecrim. CEP: 29.118-200. Legalmente, a Semtram é o órgão municipal e autoridade de trânsito credenciada perante o Sistema Nacionalde Trânsito, com a competência de operar e fiscalizar a circulação e estacionamento, bem como as demais competências definidas no Código de Trânsito Brasileiro, nas vias de jurisdição municipal ou as que vierem a ser conveniadas com o Governo Estadual ou Federal.

3.2 A Bigflex embalagens é uma empresa recente, fundada em 06 de maio de 2010, que atua no ramo da produção e comércio de embalagens plásticas, situada à Rua Waldir Junger, 285 - Alvorada - Vila Velha | ES - CEP: 29.117-600.

É uma empresa 100% capixaba, de médio porte. Possui máquinas modernas e linhas de produção versáteis tem uma estrutura de operação ágil com equipe comercial treinada possibilitando o atendimento personalizado para os mais variados tipos de clientes. Já é considerada sinônimo de qualidade e eficiência, buscando a posição de expoente no segmento de embalagens plásticas, produzindo sacolas, bobinas técnicas e sacos de polietileno, além disso, reúne uma forte combinação de criatividade, novas tendências e excelência na produção. Com seus produtos, a Bigflex embalagens, busca prover soluções criativas e integradas embalagens para proteção, acondicionamento e valorização de produtos.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao final desta pesquisa espera-se que possamos apresentar uma análise comparativa contextual organizacional entre duas organizações com ramo de atividade completamentedistinto, bem como evidenciar a importância da análise organizacional para a constituição, manutenção e/ou crescimento de uma organização. Tudo isso partindo do ponto de vista dos gestores ou diretores das empresas que apresentarão qual a estrutura da organização e o resultado obtido através do seu modelo de gestão. Que o conteúdo seja proveitoso, por se tratar de assunto de grande interesse da sociedade, sejam como cidadãos, consumidores, clientes e fornecedores. Para que assim os indicadores positivos e negativos tomados a partir das informações a seguir sejam de valia para o leitor.

REFERÊNCIAS:

Bigflex Embalagens. Google Search, Disponível em: < http://www.bigflex.com.br > [acesso em 24 set. 2012].

Prefeitura Municipal de Vila Velha, Disponível em: < http://www.vilavelha.es.gov.br/secretarias > [acesso em 20 set. 2012].

http://cra-rj.org.br/site/cra_rj/espaco_opiniao_artigos/index.php/2011/12/26/a-importancia-da-analise-organizacional-e-ambiental-para-a-vantagem-competitiva/ [acesso em 26 set. 2012]

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.edboks.com/uploads/Organizational_Analysis_-_Boks_Consulting.pdf [acesso em 22 set. 2012]

...

Baixar como  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »