TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Organizacional

Ensaios: Analise Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  1.014 Visualizações

Página 1 de 4

Analise Organizacional

Missão da empresa: A missão é basicamente a razão de ser do seu negócio.

Visão da empresa: A visão é a situação em que a empresa deseja chegar num determinado período de tempo.

Desenho Organizacional

A função da organização no nível institucional trata a empresa em sua totalidade, isto é, como um sistema aberto e integrado denominado desenho organizacional cuja abordagem configura a estrutura organizacional da empresa e dos processos utilizados para fazê-la funcionar e alcançar os resultados.

O desenho organizacional envolve a definição da estrutura básica da empresa e como a tarefa empresarial será dividida. Esses aspectos são representados em: Organogramas; Manuais da organização; Descrição de cargos.

O desenho organizacional (o retrato da estrutura da organização) define órgãos, níveis, atribuições, responsabilidades, recursos e competências necessários à dinâmica organizacional.

Requisitos do Desenho Organizacional

O Desenho Organizacional define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados. Ele retrata a configuração estrutural da organização e implica no arranjo dos órgãos dentro da estrutura no sentido de aumentar a eficiência e a eficácia da organização.

Os 04 requisitos do desenho organizacional:

Estrutura básica: A estrutura básica define como será dividida a tarefa da empresa, através da especialização vertical, também conhecida como hierarquia, e através da especialização horizontal, conhecida como departamentalização, bem como o formato organizacional mais adequado ao negócio da empresa. A estrutura básica refere-se aos aspectos estáticos da empresa e corresponde a uma radiografia do corpo organizacional onde estão representados os órgãos e partes que compõem a empresa.

Como mecanismo de operação: Indica aos participantes da empresa o que devem e o que não devem fazer, por meio de descrições de cargos, procedimentos e rotinas de trabalho. Interfere nos aspectos dinâmicos da organização e define: normas, regras, regulamentos, descrições dos cargos, procedimentos e rotinas de trabalho, padrões de desempenho, sistemas de avaliações.

Como mecanismo de decisão: Estabelece o processo de tomada de decisão para encontrar consonância entre os objetivos globais da organização e os objetivos específicos de cada um dos órgãos ou equipes que a compõem. Interfere no poder de tomar decisões dentro da organização.

Como mecanismo de coordenação entre duas partes: A organização deve harmonizar e integrar suas diferentes partes em função da divisão do trabalho organizacional, o mecanismo de coordenação integra e dá consistência ao todo.

Estrutura Básica Divisão do trabalho e diferenciação

Mecanismo de Operação Regras e regulamentos

Mecanismo de Decisão Hierarquia de autoridade

Mecanismo de Coordenação Integração

Características principais do desenho organizacional

Diferenciação: A diferenciação refere-se à divisão do trabalho da organização, em departamentos ou em subsistemas, ou em camadas de níveis hierárquicos. A diferenciação pode ser feito em dois sentidos:

 Horizontal: Em departamentos ou divisões, pela departamentalização.

 Vertical: Em níveis hierárquicos, pela criação de escalões de autoridade.

Formalização = Regras e Regulamentos: Refere-se à existência de regras e regulamentos para prescrever como, quando e por quem as tarefas serão executadas. Quanto maior a formalização, mais a empresa se torna burocrática, mecânica, fechada, rotinizada, bem definida e programada.

O objetivo é documentar, registrar, comprovar por meio de papéis que possam ser arquivados e guardados durante anos a fio. A formalização pode ser feita por meio de: cargo, fluxo de trabalho, regras e regulamentos.

A formalização serve para reduzir a influência da variabilidade humana.

Centralização: A centralização implica na concentração das decisões no topo da empresa, isto é, no nível institucional, com pouca ou nenhuma delegação para o nível intermediário.

Vantagens:

• As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com