TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Organizacional

Monografias: Analise Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Conclusão

O desenho organizacional constitui a escolha pela qual a empresa pretende estrutura-se para atingir seus objetivos. Quando o desenho organizacional está adequado ás necessidades da empresa, existem mais chances desta se tornar uma empresa de sucesso. Os quatro requisitos - como estrutura básica; como mecanismo de operação; como mecanismo de decisão e como mecanismo de coordenação - precisam ser simultaneamente atendidos. Da mesma forma que as quatro características principais do desenho organizacional: diferenciação; formalização; centralização e integração, precisam se interagir e se interdepender. Então apartir da análise de todas essas características cada empresa pode escolher o formato organizacional apropriado para acomodar suas estratégias. Entre as opções estão os tres tipos tradicionais básicos da estrutura organizacional: a organização linear; a organização funcional e organização linha-staff, onde cada uma possuem suas características próprias e adequadas as vários tipos de empresa. É importante notar que as novas tendencias estão deixando o desenho organizacional como uma ''nova cara'', ele deixou de ser uma finalidade em si para se transformar em um meio adequado de integrar pessoas e uma ferramenta para ajudá-las a desenvolver suas aptidões.

Já o desenho departamental se refere aos departamentos, as divisões que ocorrem dentro das empresas. Esses departamentos surgem da especialização das pessoas em uma atividade especifica. Existem oito tipos diferentes de departamentalização: funcional; por produtos e serviços; por base territorial; por clientela; por processo; por projeto; matricial e mista.

A empresa adota um tipo de departamentalização de acordo com seu principal foco e com a finalidade de adquirir flexibilidade e adaptabilidade para se ajustar a um mercado cada vez mais instável. Por isso, uma das maneiras mais fáceis de conhecer as prioridades de uma empresa é analisar a sua departamentalização.

''O administrador tem um belo caminho pela frente e um propósito bem definido: tranformar empresas em organizações excelentes e capazes de criar valor e proporcionar retornos a todos que estão nela envolvidos, direta ou inderetamente, interna ou externamente.''

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com