TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Organizacional

Exames: Analise Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 3

1. Definição de Missão, Política Organizacional, tipos de negócios (Setor de atuação da Empresa).

Missão é a "razão de ser" de uma organização, aquilo que justifica a sua existência. Está diretamente ligada aos seus objetivos institucionais, aos motivos pelos quais foi criada. Pretende dar resposta às seguintes questões: Quem somos? A que nos dedicamos? Em que nos diferenciamos? Porquê e para quê fazemos o que fazemos? Para quem o fazemos? Como o fazemos? Que valores respeitamos? Para cumprir a sua função de referencial para uma estratégia, a Missão deve ser expressa de forma simples, clara, curta, consensual e mobilizadora. Simples e clara, para que possa ser facilmente interiorizada por todos os seus atores (estudantes, docentes e não docentes). Mobilizadora, para que estes se empenhem coletivamente e diariamente pelo seu sucesso.

Políticas Organizacionais são guias orientadoras da ação administrativa para o atingimento das metas e objetivos estabelecidos para a organização.

Os dados que serão obtidos sobre os diversos tipos de negócios serão de grande utilidade para a escolha do formato do negócio mais adequado e compatível com sua necessidade. São eles: Indústria, Associações, Cooperativas, Filiais, Autarquias (Governo), Comércio, Empresa Familiar e Escritórios em casa (home office).

2. Modelos de estrutura empregados nos tipos tradicionais de organização.

Existem três tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional: A Organização Linear, a Organização Funcional e a Organização Linha-Staff.

A organização Linear é a estrutura organizacional mais simples e antiga, baseada na autoridade linear. A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém.

A organização linear ou estrutura linear tem suas origens na organização dos antigos exércitos e na organização eclesiástica dos tempos medievais. Entre o superior e os subordinados existem linhas diretas e únicas de autoridade (que significa o direito organizacional de exigir o cumprimento de ordens e execução de tarefas) e de responsabilidade (que significa o dever ou incumbência de seguir ordens e executar tarefas). Devido a estas linhas de autoridade e responsabilidade ocorre a cadeia escalar.

Na organização linear, os órgãos de linha, ou seja, os órgãos que compõem a organização seguem rigidamente o principio escalar (autoridade de comando). Para que os órgãos de linha possam se dedicar exclusivamente a suas atividades especializadas, tornam-se necessários outros órgãos prestadores de serviços especializados estranhos às atividades dos órgãos de linha. Esses órgãos prestadores de serviços – denominados órgãos de staff ou de assessoria – fornecem aos órgãos de linha serviços, conselhos, recomendações, assessoria e consultoria, que esses órgãos não tem condições de prover por si próprios. Esses serviços e assessorias não podem ser impostos obrigatoriamente aos órgãos de linha, mas simplesmente oferecidos. Assim, os órgãos de staff não obedecem ao principio escalar nem possuem autoridade de comando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com