TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatonia Do Sistema Neuromotor

Monografias: Anatonia Do Sistema Neuromotor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  1.359 Visualizações

Página 1 de 5

1) O que é posição anatômica e qual sua importância para a disciplina do Aparelho Neuromotor? A posição anatômica é uma convenção adotada em anatomia para descrever as posições especiais dos órgãos, ossos e demais componentes do corpo humano. Na posição anatômica, o corpo estudado deve ficar ereto (de pé), calcanhares unidos, com os olhos voltados para o horizonte, os pés também apontados para frente e perpendiculares ao restante do corpo, braços estendidos e aplicados ao tronco e com as palmas das mãos voltadas para frente (os dedos estendidos e unidos). Deve-se notar que não é a posição normal dos braços, que normalmente ficariam em torção mais ou menos medial (com as palmas voltadas para o corpo). O corpo humano na posição anatômica pode ser dividido conceitualmente em planos, plano medial, sagital ou sagital medial passa através do eixo mais longo que cruza o corpo, dos pés até a cabeça; este plano separa o corpo em antímeros direito e esquerdo. O que quer que esteja situado próximo a este plano é chamado medial, e o que está longe dele, lateral. A posição anatômica importante porque, foi implantada para que se pudesse haver uma uniformização do estudo da anatomia. Assim, partindo desse princípio, a posição do corpo humano, para o estudo anatômico, deveria permanecer inalterada, evitando-se assim, erros na sua descrição, facilitando o estudo do aparelho neuromotor, já que o mesmo é responsável pelos comandos fundamentais aos seres humanos.

2) Quais são os movimentos (ou movimentação) que ocorrem nos eixos anatômicos do corpo humano? Existem vários termos que descrevem os tipos de movimentos que podem ser usados para várias articulações em todo o corpo, porém, alguns desses termos são característicos de certas regiões em relação à posição anatômica, como a seguir:

1)flexão: movimento em que duas estruturas do corpo, tanto proximal quanto distal, se aproximam. É característico do plano sagital.

2)Extensão: movimento em que duas estruturas do corpo, tanto proximal quanto distal, se afastam uma da outra. É característico do plano sagital. Existe uma exceção a esse tipo de movimento, que ocorre quando é ultrapassada a posição anatômica de hiperextensão.

3)Abdução: ocorre quando uma estrutura se afasta da linha central do corpo. É característico do plano frontal.

4)Adução: é característico da volta do movimento de abdução à posição de repouso (posição anatômica), podendo ir além de sua movimentação funcional ou adução além da linha média. É realizado no plano frontal.

4) Cite os músculos que formam o manguito rotador e a ação desses músculos. O manguito rotador ou coifa dos rotadores, segundo a anatomia humana, é um grupo de músculos e seus tendões que agem para estabilizar o ombro. É formado por quatro músculos: o supra-espinal, infra-espinal, redondo menor e subescapular. O manguito funciona na verdade como uma convergência de tendões, semelhante a um capuz ao redor da cabeça do úmero. Os tendões dos quatro músculos se unem a cápsula articular ao redor da articulação glenoumeral e segundo Craig (2000) suas principais funções são: Potencializar as rotações da articulação glenoumeral, em decorrência da ação primária dos músculos , redondo menor e subescapular. A rotação lateral é imprescindível durante a abdução da articulação glenoumeral, pois libera a tuberosidade maior do úmero do atrito com o acrômio. Estabiliza a dinâmica da articulação glenoumeral. O músculo subescapular é o principal estabilizador dinâmico anterior da cabeça do úmero, enquanto o músculo infra-espinhal é responsável pela estabilização dinâmica posterior. No músculo supra-espinhal parece proporcionar uma restrição estática à migração superior da cabeça do úmero. Nos músculos infra-espinhal, redondo menor e subescapular exercem ação primária na depressão da cabeça do úmero, em razão de sentido oblíquo de suas fibras em direção a esse osso, o que gera um vetor de força no sentido caudal sobre sua cabeça. Na realidade, os músculos do manguito rotador e o músculo deltóide formam um mecanismo force couple sobre a cabeça do úmero, sendo que o vetor de força no sentido cranial exercido pelo músculo deltóide durante a elevação do membro superior é equilibrado pela ação centralizadora e depressora do manguito rotador sobre a cabeça do úmero, resultando em um movimento de rotação harmônica e preciso. Proporciona um compartimento fechado importante para a nutrição das superfícies articulares da cabeça do úmero e da cavidade glenoidal.

5) O que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com