TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Andaimes

Projeto de pesquisa: Andaimes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  9.509 Palavras (39 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 39

1. Andaimes

Andaime é o termo utilizado para designar a estrutura montada para dar acesso a algum lugar ou escorar algo. São plataformas necessárias à execução de trabalhos em lugares elevados, onde não possam ser executados em condições de segurança a partir do piso. São utilizados em serviços de construção, reforma, demolição, pintura, limpeza e manutenção. A palavra Andaime é derivada da palavra árabe Ad-da’aim, plural de Ad-da’amâ, que significa viga ou pilar. Eles são produzidos de diversos materiais e possuem vários tipos, tendo cada um deles suas peculiaridades e utilizações. Embora os mais utilizados sejam feitos de estruturas metálicas, como o aço e alumínio, existem também andaimes feitos de madeira ou de bambu, sendo este último muito usado na China, Tailândia entre outros países do sudeste asiático há mais de 1.500 anos, como uma alternativa aos andaimes tradicionais. Além disso, apesar de existirem vários tamanhos e modelos, há basicamente dois que são mais habituais: os andaimes modulares tubulares, painéis montados de dois em dois que formam torres e podem ser apoiados sobre rodas ou bases, e os andaimes fachadeiros, que são formados por painéis, barras e pisos e ficam encostados em uma parede, permitindo um trabalho contínuo no local.

Hoje, os diferentes tipos de andaimes utilizados pela construção civil devem ser constituídas de conexões resistentes e seguras entre as barras e pranchas de metal ou de madeira, que precisam ser fixadas por parafusos e engates em bom estado e de espessura e formato corretos, garantindo a segurança do equipamento.

Andaimes Fachadeiros: constituídos por colunas, barras e pisos que juntos formam um painel, forrando uma determinada superfície, por exemplo, uma parede, o que permite um trabalho contínuo.

Andaimes Modulares tubulares: painéis que, montados dois a dois, formam torres com elementos de travamento apoiados sobre bases ou rodas.

2. Normas de Segurança

As principais normas a tratar dos andaimes são a ABNT 6494 e a NR-18. Cada uma dessas normas possui um enfoque distinto.

A norma NR-18 destina-se a construção dos andaimes. Ela exige, dentre outras coisas, que a fabricante dos andaimes seja regularmente inscrita no CREA, com profissional legalmente habilitado pertencente ao seu quadro de empregados ou sócio. Outra importante exigência da NR-18 é a necessidade de gravação nos painéis, tubos, pisos e contraventamentos dos andaimes, de forma aparente e indelével, a identificação do fabricante, referência do tipo, lote e ano de fabricação. Essa norma também apresenta os modelos e classificações existentes.

A ABNT NBR 6494, por sua vez, trata da montagem dos andaimes e determina os requisitos de segurança para que se possa trabalhar nessas estruturas de forma segura.

3. Andaimes Fachadeiros

Os Andaimes Fachadeiros são formados por painéis, travessas e pisos que juntos compõem uma estrutura ideal para trabalhar em grandes fachadas. Possui camadas extensas de madeira ou aço em sua montagem, formando uma espécie de piso, que facilita o trabalho dos operários. Esses pisos são montados em diversos níveis do andaime, formando vários andares onde é possível ficar em pé em segurança, ocorrendo a circulação de pessoas e materiais. Por ficar apoiado e ser bastante seguro, é muito utilizado para colocação de revestimentos de paredes, serviços de manutenção e pintura de fachadas.

Os Andaimes Fachadeiros são compostos pelos seguintes componentes:

Sapata ou Base Fixa Guarda-Corpo

Sapata ou Base Ajustável Lastro Removível

Barra de Ligação Painel Vertical Com Escada

Piso Metálico Painel Vertical

Pinos de Travamento Pino Fechado Pino Aberto

Guarda Corpo Lateral

4. Andaime Fachadeiro – Instruções de Montagem

Os Painéis dos andaimes devem ser apoiados em base sólida capaz de resistir aos esforços solicitantes e as cargas transmitidas. No caso de pisos irregulares, utilizar Bases Ajustáveis (BA).

a) Tomar os dois primeiros painéis (PV e PVE – Painel Vertical e Painel Vertical com Escada) sobre as respectivas bases (Fixas e Ajustáveis) e dispô-los paralelamente na posição vertical. Conectá-los através do Guarda-Corpo (GC) que deve ser encaixado nos pinos de travamento.

b) O Guarda-Corpo (GC) deve ser utilizado no lado externo do andaime fachadeiro, ficando a Barra de Ligação também conectada nos pinos de travamento, no lado interno do mesmo, ou seja, do lado da fachada.

c) Continuar a montagem no sentido da fachada da edificação, repetindo a mesma operação. O primeiro painel com escada (PVE) deve ser posicionado na extremidade do conjunto, conforme a ilustração acima.

d) Na medida em que os painéis vão sendo montados, posicionar os Lastros, encaixando-os nos painéis verticais e intercalar os PVE’s de tal forma que não haja lances de escada maiores que 2m por patamar.

e) A partir do segundo patamar, o Guarda-Corpo Lateral (GCL) deverá ser encaixado nos painéis laterais.

5. NR-18 do item 18.15.19 ao 18.15.25, da Portaria nº 3.214, de 8-6-1977.

Andaimes Fachadeiros

18.15.19 Os andaimes fachadeiros não devem receber cargas superiores às especificadas pelo fabricante. Sua carga deve ser distribuída de modo uniforme, sem obstruir a circulação de pessoas e ser limitada pela resistência da forração da plataforma de trabalho.

18.15.20 Os acessos verticais ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com