TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas De Proteção Em Andaimes

Ensaios: Medidas De Proteção Em Andaimes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  2.989 Palavras (12 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO

Segundo (BECKEN, José Paulo, Manual de uso de andaimes, Belo Horizonte: 2002) “os andaimes são construções provisórias auxiliares, munidas de plataforma horizontais elevadas, e que se destinam a apoiar a execução de trabalhos de construção, manutenção, reparação ou demolição de estrutura”. Estas construções provisórias são utilizadas desde há muitos anos, onde já ocorreu uma grande evolução técnica, passando-se dos tradicionais andaimes de madeira, para os andaimes metálicos que tem como características: maior durabilidade, fácil montagem e desmontagem, maior estabilidade e resistência, aumentando assim seu nível de segurança, já que os andaimes continuam a ser sinônimos de acidentes graves na construção civil.

Devido à ocorrência de acidentes em andaimes é necessário que se adote medidas de proteção coletiva conforme especificada na Norma Regulamentadora NR – 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego, aprovada pela Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978.

É necessário também, por parte dos empregadores o fornecimento e exigência do uso dos dispositivos de segurança para montagens e utilização em andaimes conforme especificada na Norma Regulamentadora NR - 6 – Equipamento de Proteção Individual– EPI, do Ministério do Trabalho e Emprego MTE, aprovada pela Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978.

Diante dessa realidade, onde há um grande percentual de acidentes graves e fatais com trabalhos em andaimes, esse estudo abordará as principais medidas de proteção que possa eliminar ou minimizar os riscos existentes nesse tipo de atividade, proporcionando uma melhor segurança para os trabalhadores.

O presente trabalho destaca a relevância das medidas de proteção na montagem e utilização de andaimes, que tem como característica reduzir os riscos de acidentes e orientar sobre a melhor conduta a tomar perante determinadas circunstâncias.

1.1 Objetivo Geral:

Apresentar as medidas de proteção existentes nas montagens e trabalhos em andaimes, que tem, como finalidade, a prevenção dos riscos de acidentes.

1.2 Objetivos Específicos:

• Apresentar as medidas de proteções coletivas – (EPC);

• Apresentar as medidas de proteções individuais – (EPI);

• Implementar ferramentas de apoio para análise dos riscos;

1.3 Justificativa:

Trabalho em andaimes é sempre uma grande preocupação para os profissionais do SESMT. Além dos riscos inerentes a essa atividade, existem ainda, fatores externos que contribuem para a intensificação dos riscos.

Grande parte dos acidentes envolvendo trabalho em andaimes são frutos da falta de uma análise detalhada da tarefa, análise previa, medidas de proteção coletiva (EPC), medidas de proteção individual (EPI), falta de treinamento dos trabalhadores envolvidos, ou mesmo, pela negligência em relação ao comprimento das Normas Regulamentadoras NR, em especial a Norma Regulamentadora NR - 18.

Diante dessa situação, será apresentado um desenvolvimento e aplicações relacionadas à importância das medidas preventivas na montagem e utilização de andaimes, que servirá como base de estudo para os profissionais do SESMT, como sugestão de melhoria de segurança e condições de trabalho para os trabalhadores envolvidos nessa atividade e como meio de informação para os empregadores.

1.4 Metodologia

Na fase inicial de estudo foi realizada uma profunda pesquisa bibliográfica, a pesquisa bibliográfica, de acordo com VERGARA (2007), consiste no estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, material acessível ao público em geral.

• NR-18 (Norma Regulamentadora 18) – Condições e Meio Ambiente do trabalho na Indústria da construção

• NBR 6494/1990 – Norma de Segurança em andaimes

• NR-35 (Norma Regulamentadora 35) – Trabalho em Altura

• NR- 6 (Norma Regulamentadora 6) – Equipamento de Proteção Individual - EPI

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Normas de Referências

2.1.1 NBR 6494/1990 – Norma de Segurança em andaimes

Esta norma estabelece parâmetros de dimensionamento e condições estruturais para serem observadas na elaboração de projetos e montagem de andaimes segundo a sua classificação. Atua como norma de desempenho quando especificam limites de resistência, flecha máxima admissível e outros parâmetros para resistir às solicitações submetidas.

Também apresenta resistência dos componentes e acessórios utilizados na sustentação ancoragem e montagem como cabos de aço, por exemplo.

Esta Norma se aplica aos andaimes que servem para auxiliar o desenvolvimento vertical das construções, bem como aqueles que operam em construções já elevadas para efeito de reparos, reformas, acabamentos, pinturas, torres de acesso, outros.

2.1.2 NR-18 (Norma regulamentadora 18) – Condições e Meio Ambiente do trabalho na Indústria da construção

Esta norma regulamentadora estabelece algumas diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção Civil.

Faz referência a muitos itens de extrema importância para o ambiente e áreas de vivência na construção civil. Faz recomendações sobre escoramentos, fôrmas, demolições, estruturas temporárias, rampas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com