TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anhanguera Pedagogia

Trabalho Escolar: Anhanguera Pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  893 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 3

Produzir um texto dissertativo argumentativo sobre as possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito do numero.

A intervenção

A Criança quando for aprender o conceito de números, a professora tem que ser prestativa, e influenciar para que a criança goste do que esta sendo ensinado, o professor precisa pesquisar e utilizar atividades do cotidiano preocupando sempre em envolver nas atividades os parques, balas ou lanches.

O Calculo mental estimula a compreensão do sistema de numeração decimal, as crianças que são estimuladas a efetuar o calculam mental demonstram, em geral, mais segurança ao enfrentar situações problemas, mostram-se mais autônomas e com uma capacidade mais ampla de escolher caminhos para obter a solução de um problema. Analisar e explorar cálculos mentais espontâneos dos alunos é uns excelentes exercícios, que contribui para uma melhor compreensão dos conceitos e das propriedades das operações.

O material dourado ajuda nas relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta facilitando a compreensão.

A adição: como é um conceito de juntar, reunir, acrescentar, adquirimos na vida ideias intuitivas e levamos para escola, e com isso fazer com que o aluno seja orientado e ensinar para os alunos a construir um ponto de partida para o aprendizado da adição.

E com isso aprofundar no estudo e trabalhar a técnica do “vai um”, e assim desenvolver outras técnicas para a adição, com isso podemos dizer que a adição é uma operação natural.

A subtração: Fazer com que o aluno trabalhe com fatos já conhecidos e adquiridos, podendo brincar com os números, torna-se mais difícil a criança identificar quando há subtração nos problemas. Porque sempre associamos a subtração apenas aos atos de retirar, mas tem duas situações que estão relacionadas com subtração, que são o ato de comparar e o de completar.

E com isso o professor deve ter paciência e intervir porque o aluno está iniciando a construção de números.

Para resolver a subtração à criança não precisa ter noção de inclusão,

porem precisa entender a relação de tirar, comparar, ter mais que, e fazer composição de transformações.

A divisão: Devemos fazer com que a criança compreende o que é dividir na matemática, que é dividir um numero pelo outro numero.

Para que a criança compreende, e o professor possa realizar esses trabalhos tem que ter um ponto de partida espontâneo de repartir, dividir e distribuir. O professor deve utilizar as divisões com atividades, jogos e brincadeiras, e com isso discutir com as crianças dando a oportunidade de sugerir a divisão, e fazendo com isso que ela tenha uma leve noção de divisão.

A multiplicação: É uma maneira de abreviar e indicar a adição de parcelas iguais, e com isso fazer com que as crianças conheçam a multiplicação a partir da adição de parcelas iguais, e com isso o professor necessita de muita pesquisa e dedicação para com que os alunos entendam e compreendam. O sistema de operação da multiplicação ou qualquer outra operação.

O professor deve usar a vivencia das crianças para problematizar ações pedagógicas. É muito importante fazer o uso das experiências do cotidiano e com isso usar na construção do pensamento matemático, fazendo com isso também ajude na construção do conceito de números.

Passo 4

Preparar uma apresentação, para alunos do 5º anos, sobre a história da matemática, com detalhes sobre a construção dos números, esclarecendo que o processo de numeralização faz parte das apropriações de linguagem para garantir a comunicação da humanidade.

A Construção do Número

O conhecimento de como a criança constrói o conceito de número é fundamental para que os educadores possam planejar a sua intervenção educativa com estratégias e atividades que favoreçam esta construção e tornem o número significativo para o contexto na qual estão inseridas. O sistema numérico tornou-se um instrumento cultural central em nossas sociedades, o qual a criança tem que se apropriar, juntamente com as características culturais específicas desse sistema, tais como o conceito de número. Assim, as noções matemáticas envolvidas nesse sistema podem ser construídas a partir das situações do dia-a-dia, cabendo ao educador apoiar o desenvolvimento do pensamento lógico matemático, por meio da sistematização de pesquisas que já tiveram êxito no ensino do número para crianças pequenas. Um desses trabalhos é o de Kamii (1986). Ela mostra que é possível proporcionar a construção do pensamento numérico utilizando jogos em grupo e situações do cotidiano, que podem ser o conteúdo da vida das crianças e as situações apresentadas em aula.

Estes momentos são proporcionados por meio de experiências diversificadas que promovam habilidades de classificar, seriar e ordenar juntamente à uma metodologia que permita às crianças encontrarem suas próprias soluções, que as debatam com os seus pares, num pequeno grupo, ou mesmo com todo o grupo, apoiando a explicitação do porquê da resposta num processo de reflexão. Portanto, segundo Kamii (1999), a construção do conceito de número mostra que este é construído por cada criança a partir de todos os tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com