TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio 6° semestre pedagogia Anhanguera

Por:   •  9/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 6

2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 7

3 DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES 8

4 PLANOS DE AULA 10

5 DIÁRIO DAS REGÊNCIAS 13

CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

REFERÊNCIAS 16

INTRODUÇÃO

Este trabalho de conclusão refere-se ao estágio realizado na escola EMEB Prof.° Cleonice Lemos Naressi, localizada à Rua Tenente Coronel Nézio Rita de Toledo Filho, SN - Quadra 4 Área – Jardim dos Colibris - CEP: 13349-135 em Indaiatuba.

Foi realizado para fins de observação e prática de tudo o que aprendemos no Curso Superior de Pedagogia e também para vivenciarmos o processo de ensino aprendizagem.

O período do estágio foi dividido em três etapas, a primeira etapa foi a realização de 10 horas de observação e interação, a segunda corresponde a 05 horas de realização dos planos de aula e a terceira etapa foi a realização de 10 horas de período de regência.

Este estágio foi realizado pela acadêmica Grazielen Machado Cruz Pinto, sendo o presente, realizado do dia 09 de outubro até o dia 17 do mesmo mês no período da tarde.

O estágio nesta instituição de ensino foi de suma importância para a acadêmica, pois vivenciou na prática toda teoria apresentada e assimilada durante as aulas do curso. Observou-se diversas necessidades e dificuldades que o ambiente escolar ainda enfrenta e também tomou conhecimento das soluções que poderiam ser adotadas para que tivessem consideráveis melhorias.

Observa-se que o estágio não foi somente importante para o desenvolvimento da acadêmica, mas também para os educandos, pois houve contínua troca de conhecimento, o que estimula e instiga o aprendizado.

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O campo de estágio é a EMEB Prof.° Cleonice Lemos Naressi, está localizada na Cidade de Indaiatuba, no seguinte endereço:

Rua Tenente Coronel Nézio Rita de Toledo, s/n°, no bairro dos Colibris, registrado no CEP.: 13.349-135.

O prédio, que iniciou as atividades em 2014, conta atualmente com 614 matriculados no Ensino Fundamental do 1ª ao 4ª ano e maternal II (creche) até a Etapa II da Educação Infantil. Possui 3.760,78 m² de área construída com 15 salas de aula. A unidade ainda possui biblioteca; salas de artes, de apresentações e de Informática; galpão e refeitório; sanitários de alunos; vestiário de funcionários e demais dependências administrativas; cozinha; elevador; ginásio poliesportivo multiuso com palco, vestiários e depósito, além de estacionamento, a instituição é totalmente acessível, de acordo com a NBR 9050. A escola está equipada com 40 computadores na sala de informática e todas as salas de aula do Ensino Fundamental possuem Lousa Digital que é composta por computador, projetor, sistema de som e quadro branco. De acordo com a Secretaria de Educação a EMEB atende com prioridade a população do Jardim dos Colibris com abrangência para o Jardim Paulista I e II, Jardim Paulistano e parte do Jardim Morada do Sol. Desde sua inauguração, unidade escolar é legalmente representada pela diretora/gestora e pedagoga Fúlvia Fosco.

O período das observações foi realizado em duas salas, sendo no 4°e 5° ano do ensino fundamental.

A primeira observação foi realizada no dia 09 de outubro de 2017, tendo duração de cinco horas. Deu-se no 4° ano B, no período da tarde, com a quantidade de 29 alunos presentes.

A segunda observação foi realizada no dia 10 de outubro de 2017, tendo duração de cinco horas. Deu-se no 5° ano A, no período da tarde, com a quantidade de 26 alunos presentes.

2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Segundo dados coletados no processo de análise da organização da instituição, a EMEB Prof.° Cleonice Lemos Naressi, localizada na Cidade de Indaiatuba, possui as seguintes características:

Atende no momento 614 alunos entre quatro e dez anos de idade, sendo 111 alunos na creche, 216 na pré-escola e 287 alunos nos anos iniciais do ensino fundamental.

Nas séries iniciais do ensino fundamental temos 64 alunos matriculados no 1° ano, 70 alunos no 2° ano, 61 alunos no 3°ano, 56 alunos no 4°ano e 36 alunos no 5°ano.

Temos no momento 54 funcionários, sendo 38 professores especializados cada um em sua área de atuação; 8 funcionários da área de coordenação, administrativa e pedagógica e 8 funcionários responsáveis pela limpeza e cozinha.

A EMEB inicia suas atividades às 07h00 da manhã e as encerra às 18h00 da tarde.

A unidade possui 15 salas de aula totalmente equipadas com lousa digital, por computador, projetor, sistema de som e quadro branco. Temos também a biblioteca; salas de artes, de apresentações contendo aparelho de tv, dvd, retroprojetor e equipamento de som; sala de Informática contendo 40 computadores com acesso à internet para uso dos alunos; galpão e refeitório; sanitários masculinos e femininos; vestiário de funcionários e demais dependências administrativas; cozinha; elevador; ginásio poliesportivo multiuso com palco, vestiários com chuveiros e depósito.

A instituição é totalmente ampla e acessível, de acordo com a NBR 9050.

3 DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com