TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Anhanguera Pedagogia

Por:   •  18/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.410 Palavras (10 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso: Licenciatura Plena em Pedagogia

Disciplina: Psicologia da Educação

Turma: N - 20

Lúcia Andréia Miranda de Oliveira RA – 380644

lucia_andreia@live.com

Mayara Marcelle de Melo Araújo RA – 376201

ma.yara.bella@hotmail.com

Monierre dos Santos Macedo RA -375737

monierry@hotmail.com

Nayana Pereira Braga RA – 380443

nayana_braga18@hotmail.com

Rita Grazieli Barrios Werlang Marques RA – 380438

ritagrazieliwm@r7.com

Rosiane Caixeta Silva Lemes RA - 387451

rosecaixeta2007@hotmail.com

Edna Santos Barbosa de Freitas RA – 399754

ednasantos880@gmail.com

Relatório

Professor (a): Ma. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

Tutora EAD: Joecimara Miquelino Alves Petry

Tutora Presencial: Maria Cristina da Silva

Luziânia, 18 de Setembro de 2012

Sigmund Freud

Nascido no ano de 1856 em Freiberg, na Morávia, Sigmund Freud é considerado o pai da psicanálise. Estudou medicina na Universidade de Viena e desde cedo se especializou em neurologia. Seus estudos foram os pioneiros acerca do inconsciente humano e suas motivações. Ele, durante muito tempo (de fins do século passado até início do nosso século), trabalhou na elaboração da psicanálise.

Em seus primeiros anos de vida Freud teve de enfrentar instabilidade de uma vida ameaçada pelas perseguições anti-semitas que tomavam conta da Europa naquele período. Durante seus estudos Freud teve interesse pela pesquisa nos campos da zoologia e da fisiologia.

Alguns anos se passarão e Sigmund Freud ingressou no Hospital Geral de Viena, aonde foi diplomado como neurologista. Depois disso, conseguiu uma bolsa de estudos para matricular-se no curso de madame Charcot, que lecionava no Hospital de La Salpêtière, em Paris.

Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, Freud sofreu com os distúrbios do conflito e a perda de sua filha Sophie. O sangrento combate e a tristeza pela morte de um ente querido serviram de pano de fundo para que ele escrevesse, em 1923, "O Ego e o Id", livro onde discorreu sobre as contradições que inserem os atos humanos entre a preservação da vida e a busca pela morte.

Freud teve uma contribuição muito importante na educação entre elas esta a teoria da sexualidade ele teve coragem de levantar a questão da sexualidade em todos os seus sentidos e principalmente cogitar a influencia que os instintos sexuais atuam em nossos problemas, angústias, sonhos e comportamentos. Ele afirma que a educação tem um papel fundamental na inibição do pensamento, a repressão da sexualidade traz como resultado a debilidade do pensamento.

Para Freud

  • Existe uma relação entre o trauma (fato desencadeante) e os sintomas, embora o paciente na maioria das vezes não se lembre desses traumas na maioria das vezes (por isso que ele usou muito da hipnose em seus tratamentos).
  • O fator desencadeante teria sido reprimido pela pessoa e afastado da consciência, devido à natureza insuportável do trauma.
  • A vida sexual geralmente está presente em tais traumas, devido a impossibilidade de se descarregar ideias de conteúdo sexual pelo diálogo constante, uma vez que há uma repressão social muito grande a respeito de certos assuntos.
  • O ego expulsa alguns assuntos insuportáveis para fora da consciência, a fim de proteger o aparelho psíquico de perturbações perigosas à integridade.

Nisso Freud consegue concluir que muito dos traumas de seus pacientes foram ligados a repressão da ideia erótica devido a ligação que em determinado momento, algum fato relacionado com a sexualidade entrara em conflito com outra situação traumática, ou seja, a emoção ligada aquela ideia erótica se transformou em uma ferramenta para a intensificação de uma dor física ou alguma alucinação que se achava simultaneamente presente.

Jean Piaget

Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, na Suíça em 1896. Diplomou-se em ciências naturais aos 21 anos, doutorando-se no ano seguinte, interessou-se pela Psicologia, realizando estudos em Zurique e  em Paris. Foi professor dessa matéria nas Universidades de Neuchâtel.

Piaget abordou o desenvolvimento da inteligência através  do processo de Maturação Biológica. Para ele existem duas formas de aprendizagem. A primeira, mas ampla equivale ao próprio desenvolvimento da inteligência. Este desenvolvimento é um processo espontâneo e contínuo que inclui a maturação, experiência, transmissão social e desenvolvimento do equilíbrio. A segunda forma de aprendizagem e limitada à aquisição de novas respostas, as situações especificas ou à aquisição de novas estruturas para algumas operações mentais e específicas.

Psicologia da inteligência

Para Piaget o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o meio e o  indivíduo. Esta teoria epistemológica(epistemo=conhecimento, e logia=estudo) é caracterizada como interacionista. A inteligência do indivíduo, como adaptação a situações novas, portanto está relacionada com a complexidade desta interação do indivíduo com o meio.

Teorias de Jean Piaget

As teorias de Jean Piaget tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Entre as suas teorias mais importantes temos:

Epistemologia Genética, que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos.

Estágios de Desenvolvimento - (Período Sensório-Motor, Período Simbólico, Período Intuitivo, Estádio operatório-concreto e Estádio operatório-formal).

Desenvolvimento Moral Piaget - Para Piaget o Desenvolvimento Moral é dividido em 3 fases (anomia, heterônoma, autônoma).

Epistemologia Genética

Desenvolvimento da inteligência e da construção do conhecimento ele batizou a sua psicologia de Epistemologia Genética. Epistemologia é a parte que estuda o fenômeno da ciência do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (234.6 Kb)   docx (759 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com