TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio pedagogia anhanguera

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.326 Palavras (10 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Aluno

 RA:

DESAFIO PROFISSIONAL

CIDADE/ESTADO

2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Aluno

 RA:

DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio profissional  das disciplinas: Organização e metodologia da educação infantil e Brinquedoteca e o elemento lúdico do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação da tutora: a distância : Nelly Carla Reis Barros.

CIDADE/ ESTADO

2015


INTRODUÇÃO

Durante todas as fases da vida a brincadeira está presente, o indivíduo está sujeito às influências do meio no qual ele vive e na relação de causas e efeitos, não apenas aquilo que possui no interior do seu ser, mas também absorve o que está fora. A criança vive num mundo de experiências e mutações constantes, entre aquilo que ainda é e o que poderá vir a ser.

O lúdico pode trazer à aula um momento de felicidade, seja qual for a etapa de nossas vidas, acrescentando leveza à rotina escolar e fazendo com que o aluno registre melhor os ensinamentos que lhe chegam, de forma mais significativa. Na educação infantil, é importante que o professor possua o perfil para a prática de uma pedagogia relacional, servindo como mediador ao conhecimento, fazendo a interação do aluno com o meio, servindo de base para a aprendizagem, acredita-se que aprender é construção, ação e tomada de consciência. Para isso, faz-se necessário pensar num espaço em que as crianças sejam reconhecidas como sujeitos ativos que participam e intervêm no que acontece ao seu redor, pois suas ações são formas de recriação e reelaboração do mundo, sendo elas respeitadas e compreendidas como produto e produtoras da história e da cultura em que estão inseridas.

A observação de crianças em situação de brincadeiras livres requer planejamento e sistematização, o planejamento faz-se necessário para definir os comportamentos que serão observados e para prever as possíveis situações que possam surgir no decorrer da observação. A sistematização auxilia na organização do procedimento, desde a construção de um protocolo de observação até o registro realizado no trabalho de campo. Todo trabalho em que se utiliza a observação como um instrumento de coleta de dados, seja de pesquisa ou de aplicação, requer do pesquisador uma série de decisões. A observação são um marco na pesquisa em crianças e uma fonte fundamental de informações sobre o desenvolvimento infantil.

Uma maneira de reunir informações objetivas sobre as crianças é estudá-las em seu ambiente natural, ou seja, através de observações naturalísticas, estas observações naturalísticas podem ser contingenciadas a um único contexto ou podem ser empregadas para reunir dados de vários ambientes, as observações naturalísticas permitem o acesso a características do comportamento e de seus fatores determinantes, que de outro modo, seriam impossíveis de serem obtidos.

O presente desafio apresentará a  experiência em observar, descrever e avaliar o comportamento de uma criança em momentos de brincadeira na brinquedoteca localizada na creche em que ela está inserida.

DESENVOLVIMENTO

Passo 1:

Após a identificação de uma brinquedoteca, solicitar a permissão para o acompanhamento das atividades e com isso registrar o comportamento de uma das crianças que a frequenta.  No passo 1 você apresentará informações relacionadas ao contexto da observação, observador e criança observada. Segue abaixo a ficha exemplo:

Observação Narrativa (ilustrativa)

Observador:

Nome da criança:

Isaque Dias Nascimento

Idade da criança:

 3 Anos e 2 Meses

Sexo da criança:

X

Masculino

Feminino

Responsáveis pela criança durante o período de observação

Nome: Ursula Pereira de Barros

Função: monitora de creche

Nome: Fabiane de Moraes

Função: monitora de creche

Contexto de observação: brinquedoteca de creche municipal

Data da Observação:10/09/2015Horário de início:14hsHorário de término:15hs e 30min

Escolha da criança

Isaque foi escolhido por se tratar de uma criança que raramente tem momentos de brincadeiras fora do ambiente escolar

Breve descrição das características marcantes da criança

Isaque é uma criança inserida num contexto familiar com diversas dificuldades, é o filho mais novo de três irmãos, seus pais são separados e sua mãe trabalha o dia todo, pois mantém sozinha o sustento da família, a criança apresenta dificuldades para evacuar e chora todas as vezes que precisa ir ao banheiro.

Descrição das características físicas e sociais do cenário de observação

A brinquedoteca instalada na creche se encontra em um espaço aberto e de difícil acesso para as crianças menores, fica localizada entre os blocos de ensino infantil e fundamental próximo a secretaria da unidade. Há um fluxo muito grande de pessoas transitando entre a brinquedoteca dificultando os momentos em que as brincadeiras acontecem. Os brinquedos ficam guardados em caixas separados e classificados por suas características especificas, mas muitas das vezes se encontram misturados pela falta de organização, o espaço não é muito usado com os “cantinhos de faz de conta”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (213.6 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com