TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anhembi Morumbi

Trabalho Escolar: Anhembi Morumbi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  2.254 Palavras (10 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 10

Gestão de produção e logistica.

0,2 em 0,2 pontos

Pergunta 1

Bemlimpo é um fabricante de produtos de higiene pessoal que possui duas plantas industriais para a fabricação de seus produtos. Uma das fábricas (FSP) está localizada em São Paulo e a outra (FBH) em Belo Horizonte. A fábrica de São Paulo conta com 48 colaboradores e produz 20 toneladas de produtos por mês, enquanto que a fábrica de Belo Horizonte produz 40 toneladas por mês com um efetivo de 72 funcionários. Parte desse volume de produção é transferida para dois centros de distribuição localizados em Vitória (CDVT) com capacidade de 10 toneladas/mês e Curitiba (CDCB) com capacidade de 30 toneladas/mês. Com relação à produtividade da mão de obra, podemos afirmar que:

Resposta Selecionada: b.

É maior na FBH com 0,56 toneladas/homem.mês.

Resposta Correta: b.

É maior na FBH com 0,56 toneladas/homem.mês.

Feedback da resposta: Produtividade 3 é a relação resultado/esforço ou saída/entrada. No exemplo acima, FBH tem a maior produtividade com 0,56 toneladas/homem.mês, resultado da divisão 40 toneladas / 72 homens.

• Pergunta 2

0 em 0,2 pontos

Com o advento da Revolução Industrial, surge a necessidade de padronização dos produtos e processos. Dentro dessa filosofia as empresas evoluíram até meados dos anos 60, fase extremamente profícua da historia da industrialização, quando surgiu um grande numero de técnicas de engenharia industrial, sempre com o objetivo de melhorar a produtividade e reduzir os custos. Nessa fase de produção em massa, a preocupação dos engenheiros era produzir o máximo possível, cabendo ao pessoal de vendas o problema de colocar os produtos no mercado. É bem característica dessa fase uma famosa frase de Henry Ford: Todo cliente pode ter um automóvel de qualquer cor, desde que seja da cor preta . Giorgio Merli denomina essa fase do desenvolvimento de empresa de product-out, isto é, a preocupação é colocar o produto no mercado. Logo após a segunda guerra os japoneses desenvolveram novas estratégicas empresariais, voltadas para a exportação de seus produtos, visando conquistar o mercado mundial. Assim, utilizaram a qualidade como uma estratégia mercadológica e foram pouco a pouco ganhando mercado externo. Na definição dessa estratégia de conquista de novos consumidores, as empresas foram obrigadas a dar cada vez mais atenção, à voz do mercado. A nova pergunta a ser feita, ao contrário da afirmativa formulada por Henry Ford, era: O que o mercado quer? A resposta a essa pergunta define uma nova fase de desenvolvimento empresarial, denominada market-in, que grosso modo pode ser assim interpretada: levar para dentro da empresa aquilo que o mercado quer. (Adaptado de http://www.portaladm.adm.br/APO/APO1.htm)

I. No market-in ocorre uma baixa orientação para os processos, porque nesta filosofia de atuação o mais importante é ouvir a voz do mercado.

II. No product-out ocorre uma alta orientação para a produção, sendo de vendas o problema de colocar os produtos no mercado.

Resposta Selecionada: e.

As afirmações (I) e (II) são corretas e a (II) não explica a (I).

Resposta Correta: c.

A afirmação (I) é incorreta e a (II) correta.

Feedback da resposta: Na afirmação (I), o correto seria que no market-in ocorre uma alta orientação para os processos, porque como nesta filosofia de atuação o mais importante é ouvir a voz do mercado, os processos deixam de ser padronizados, sendo específicos para cada tipo de produto.

• Pergunta 3

0 em 0,2 pontos

O projeto de produtos e serviços geralmente é composto de diversas etapas, desde a geração do conceito até a definição do profeto final e da confecção do protótipo. Na Geração do conceito são consideradas as idéias do consumidor, dos funcionários, dos concorrentes e de Pesquisa & Desenvolvimento. A técnica que permite estudar o produto do concorrente para descobrir como foi produzido é conhecida como:

Resposta Selecionada: c.

Engenharia operacional.

Resposta Correta: b.

Engenharia reversa.

Feedback da resposta: A engenharia reversa consiste em desmontar o produto do da empresa concorrente para verificar como ele foi produzido. É um procedimento comum, principalmente na indústria automobilística e de eletrônica fina. Como exemplo, podemos citar que depois do lançamento do iphone pela Apple, surgiram diversos aparelhos com tela touch screen.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Ao longo do tempo, os modelos de produção foram se alterando. Inicialmente a produção era artesanal, passando para o modelo de produção em massa, originado na indústria automobilística. No pós-guerra surgiu a produção enxuta e o conceito do just-in-time. Com relação aos modelos de produção, qual das alternativas NÃO É A CORRETA?

Resposta Selecionada: d.

Produção enxuta e produção artesanal se completam.

Resposta Correta: d.

Produção enxuta e produção artesanal se completam.

Feedback da resposta: Produção artesanal e produção enxuta são filosofias distintas. Na produção artesanal os produtos são feitos por encomenda e em pequenos volumes. Na produção enxuta existe variedade de produtos fabricados em grande volume.

• Pergunta 5

0,2 em 0,2 pontos

A análise da viabilidade econômica de uma agroindústria de processamento de uva inicia pela definição do volume de produção. Para definir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com