TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anomalias Posturais

Artigos Científicos: Anomalias Posturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  1.616 Visualizações

Página 1 de 4

Anomalias Posturais

Os desvios posturais são desvios que podem afetar qualquer estrutura óssea do corpo, porém afeta principalmente a coluna. Um dos principais motivos das alterações posturais é a falta de fortalecimento dos músculos das costas, mas em outros casos também ocorre devido a uma má formação genética, má postura no dia a dia ou até mesmo algum traumatismo.

Dentre os desvios, destacam-se a lordose, cifose e a escoliose, esses desvios podem levar ao uso incorreto de outras articulações, uma vez que o corpo busca compensações para manter-se em equilíbrio com o individuo, como por exemplo, as articulações dos ombros, braços, quadris, joelhos, pés, dentre outros, podendo causar enrijecimento e encurtamento dos músculos.

WWW.sobiologia.com.br

Lordose

A coluna vertebral possui curvaturas por toda sua extensão, desde a região cervical até a sacrococcígea. Nas regiões cervical e lombar, essa curvatura é chamada de lordose, adquirida na medida em que o indivíduo assume a postura ereta.

Lordose é uma das curvaturas da coluna vertebral (pra dentro). Quando vista de frente a coluna é reta, porém quando a observamos de lado ela possui quatro curvaturas fisiológicas, duas voltadas para trás e duas para frente. As curvaturas que possuem a concavidade voltada para trás são chamadas de lordose. Dentre as lordoses temos a cervical, que fica na região do pescoço, e a lombar, mais perto do abdômen. Quando há alguma alteração nestas curvaturas dizemos que existe um problema de lordose.

http://www.saudemedicina.com/lordose-lombar-cervical-dor-na-coluna/

http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/desvios-posturais.htm

Hipelordose Cervical

Coluna cervical normalmente tem uma curvatura que ajuda a estabilizar tanto a cabeça e coluna vertebral e mantém o equilíbrio. Normalmente, a coluna cervical é em forma de C, com o C apontando para a parte de trás do pescoço. Mas, por vezes, esta curvatura pode alterar ou pode tornar-se mais profunda do que a curvatura normal, o que é conhecido como lordose cervical. Ela normalmente se refere como uma curvatura anormal dentro da área do pescoço e curvatura tão exagerada pode fazer a cabeça parecer um pouco empurrado para frente de sua posição normal.

Hiperlordose Lombar

É caracterizada pela acentuação da concavidade lombar, colocando o ponto trocantérico para traz da linha de gravidade. Causada pela hipertrofia da musculatura lombar (dorsal, ilíaco dorsal, ilíaco lombar, ílio-psoas, semi-espinhal, interespinhal, rotadores, epiespinhais, intertransversais) ou por enfermidades. A hiperlordose lombar faz com que a curvatura da coluna fique bem acentuada, fazendo com que o bumbum fique mais arrebitado, gerando complicações nas estruturas ósseas do corpo necessitando de tratamento, fisioterapia e muita atividade física.

Cifose

É definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade. Na cifose, há um aumento anormal da curvatura da região dorsal (costas), dando à pessoa um aspecto de corcundez. São curvaturas primárias, desenvolvidas na fase embrionária do indivíduo, que podem sofrer deformações devido à má postura, gerando a hipercifose, uma patologia considerada típica da adolescência e de pessoas introspectivas.

http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/desvios-posturais.htm

WWW.infoescola.com

Hipercifose Torácica

Aumento da curvatura da região dorsal, ou seja, é o aumento da convexidade posterior, a pessoa fica com a aparência corcunda, podendo ser flexível ou irredutível. Na região torácica, a curvatura fisiológica normal é entre 20° e 45°. Acima de 45º é definido como hipercifose torácica. Para resolvê-la, é possível recorrer à RPG (Reeducação Postural Global) ou até mesmo a alguns exercícios da academia.

Escoliose

É a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou não estrutural. A progressão da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, período este onde a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior. O tratamento fisioterápico usando alongamentos e respiração são essenciais para a melhora do quadro.

Principais causas da escoliose:

• A escoliose congênita (de nascença) decorre de um problema com a formação dos ossos da coluna vertebral (vértebras) ou fusão de costelas durante o desenvolvimento do feto ou do recém-nascido.

• A escoliose neuromuscular é causada por problemas como fraqueza muscular ou do controle precário dos músculos, ou paralisia decorrente de doenças como paralisia cerebral, distrofia muscular, espinha bífida e pólio.

• A escoliose idiopática não possui causa conhecida. A escoliose idiopática em adolescentes é o tipo mais comum.

Algumas pessoas são mais suscetíveis ao encurvamento da coluna. A maioria dos casos ocorre em meninas. O encurvamento geralmente se agrava durante os surtos de crescimento. A escoliose em crianças é menos comum e geralmente atinge igualmente tanto meninas quanto meninos.

http://www.saudemedicina.com/escoliose-lombar-sintomas-dores-nas-costas/

...

Baixar como  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »