TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anomia Social

Artigos Científicos: Anomia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  426 Visualizações

O termo anomia foi desenvolvido na Sociologia, primeiramente, pelo francês Émile Durkheim, no início do século XX. Para Durkheim, o que faz com que a sociedade exista é a coesão social. A coesão social é estabelecida pelas normas sociais, que se encontram expressas na religião, nas leis jurídicas, nos costumes etc. Cada sociedade, da mais simples a mais complexa, estabelece normas que fazem com que os indivíduos interajam entre si segundo valores aceitos ou não socialmente, e essa interação expressa um tipo de solidariedade.

Nas sociedades "primitivas", essa solidariedade é mecânica, isto é, os valores sociais predominam fortemente sobre os indivíduos. Nas sociedades mais complexas, a solidariedade é orgânica, como se a sociedade fosse um corpo e os grupos sociais fossem seus órgãos, gerando uma interdependência entre as partes e o todo. Quando há quebra das regras sociais há uma desestabilização social (como nos momentos de embate social, nas crises capital-trabalho, por exemplo), gerando um ESTADO DE ANOMIA.

No estado de anomia os laços de solidariedade encontram-se enfraquecidos. Durkheim concluiu com isso que, onde há ANOMIA, há AUSÊNCIA DE NORMAS para regular as relações sociais, ou seja, há desestabilização. Mas, segundo ele, este estado tende a ser passageiro, caso contrário a sociedade se dissolveria. Mesmo nos casos de revolução, a anomia encontra seu ápice no confronto, para logo após serem refeitos os laços de solidariedade sob novas normas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com