TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada Perturbações do Comportamento Alimentar – Anorexia e Bulimia

Por:   •  11/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Universidade Fernando Pessoa

FCS/ESS

Licenciatura em Fisioterapia

Psicologia Aplicada

Perturbações do comportamento alimentar – Anorexia e Bulimia

Mª Teresa Pinho, 31013

Mariana Taipa, 30887

Docente: Professor Freitas Magalhães

Porto, 3 de Dezembro de 2015

Índice

Resumo…………………………………………………………………3

Introdução……………………………………………………………….4

Perturbações alimentares……………………………………………….. 5

Anorexia Nervosa………………………………………………………..6

Bulimia nervosa………………………………………………………….8

Conclusão………………………………………………………………..11

Bibliografia………………………………………………………………12

Resumo

A anorexia e a bulimia são distúrbios alimentares com números cada vez maiores, incidindo especialmente em adolescentes do sexo feminino e com boa condição socioeconómica e cultural. 

O desejo insaciável pela magreza e a procura pelo corpo ideal são características de quem padece desses dois distúrbios.

A anorexia caracteriza-se pela necessidade que a pessoa possui de diminuir o peso, recusando-se a comer e alegando falta de apetite. A recusa é voluntária e na fase inicial da doença, não ocorre uma perda real do apetite mas, mais tarde o organismo pode habituar-se e haver falta de apetite.

A bulimia caracteriza-se por episódios repetidos de compulsão alimentar seguidos de comportamentos compensatórios inadequados, tais como vómitos, uso indevido de laxantes, diuréticos e/ou outros medicamentos e também pode associar exercícios excessivos. A pessoa sente uma fome excessiva, e em seguida, busca mecanismos para eliminar o alimento consumido.

As pessoas com estes transtornos têm em comum uma preocupação excessiva com o peso, medo de engordar e uma distorção da imagem corporal em que a pessoa não se vê conforme se apresenta na realidade.

Introdução

        Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de psicologia aplicada lecionada pelo professor Freitas Magalhães. O tema deste trabalho foi escolhido por nós de um leque de aproximadamente 15 temas dados pelo docente.

        O tema escolhido por nós foi perturbações alimentares – anorexia e bulimia, este tema despertou-nos algum interesse pois ambas somos raparigas e como tal a preocupação com o nosso peso é grande, mas há sempre que encontrar um equilíbrio. Também porque as duas temos alguém perto de nós que já passou por isto, e daí a queremos saber mais sobre estes casos.

        A anorexia e a bulimia têm alguma coisa a ver, tanto com a história individual da pessoa e seu ambiente familiar quanto com as pressões culturais e sociais às quais as mulheres nos países industriais do ocidente estão sujeitas. A anorexia e a bulimia, portanto, têm um sentido e um propósito na vida do indivíduo, e esse sentido é reforçado por influências culturais mais amplas.

        A nossa exposição será dividida em três partes, nas quais iremos esclarecer o que são perturbações alimentares e depois enfatizar a anorexia e a bulimia explicando-as e enquadrando-as com a psicologia.

        

Perturbações alimentares

 

As perturbações do comportamento alimentar caracterizam-se pela preocupação obsessiva com o peso e forma corporal. Estão directamente conectadas com hábitos alimentares incorretos. Estes hábitos baseiam-se essencialmente em três pontos:

  • Comer demasiado;
  • Comer mito pouco;
  • Utilizar formas prejudiciais para excluir calorias.

Estas perturbações têm uma coincidência 10 vezes maiores em indivíduos do sexo feminino do que do sexo masculino, contudo com o avançar da mentalidade da sociedade moderna a incidência nos homens está aumentar de ano para ano. Além do fator género , outro fator que influência o aparecimento de comportamentos alimentares incorretos é a ocupação, uma grande maioria são modelos, bailarinos ou atletas.

As duas principais doenças associadas a estas perturbações do comportamento alimentar são a anorexia e a bulimia.

Anorexia nervosa

A anorexia é uma perturbação do comportamento alimentar caracterizada pelo medo que o paciente tem de ganhar peso. Esse medo pode provocar problemas psiquiátricos graves. A pessoa anorética olha par si no espelho e vê-se obesa, embora esteja extremamente magra.

Sinais mais comuns:

  • Preocupação cada vez maior com o peso;
  • Comer cada vez menos;
  • Fazer cada vez mais exercício;
  • Não conseguir parar de perder peso, mesmo quando já está abaixo do um peso seguro para a sua idade ou altura;
  • Fumar mais ou mascar pastilhas elásticas para manter o peso baixo;
  • Perder o interesse nas relações sexuais;
  • Nas mulheres – a menstruação torna-se irregular ou pára;
  • Nos homens – as erecções e sonhos húmidos param, e os testículos encolhem.

Sintomas psicológicos:

  • Baixa autoestima;
  • Elevada sensibilidade interpessoal;
  • Aumento do auto-criticismo e auto-culpabilização;
  • Elevado perfeccionismo.

Possíveis causas:

Adolescentes ou jovens adultas do sexo feminino, caucasianas, a residirem em zonas urbanas e pertencentes a estratos socioeconómicos médios ou médio-altos, são as mais afetadas.

A prevalência da anorexia nervosa tem sofrido um aumento gradual, nas últimas décadas, em vários países, assumindo particular difusão nas sociedades ocidentais, nas quais o paradigma da beleza corporal está relacionado com elevados índices de magreza.

Estima-se que atualmente sejam diagnosticados anualmente cerca de 2.500 novos casos a nível mundial, sendo a prevalência internacional de 0,5 a 1%. Em Portugal, a prevalência situa-se entre os 0,3 e os 0,6%, sendo que mais de 90% dos casos é diagnosticado em mulheres. No domínio genético, estima-se que 6 a 10% dos familiares (em particular os de 1º grau) do sexo feminino de pessoas com anorexia nervosa possuam também esta doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (180.3 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com