TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anorexia E Bulimia

Dissertações: Anorexia E Bulimia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  1.254 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

O presente trabalho foca em duas doenças psicológicas que interferem no físico corporal muito comum nos dias de hoje. Muitos as confundem ou não tem conhecimento de que a possuem.

1. INTRODUÇÃO

1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA

Os transtornos alimentares são quadros psiquiátricos caracterizados por uma grave perturbação do comportamento alimentar, sendo a anorexia e a bulimia nervosa os dois tipos principais. Esses transtornos se manifestam especialmente nas mulheres, embora sua incidência esteja aumentando também nos homens.

A bulimia pode acontecer em qualquer idade da vida adulta, enquanto a anorexia ocorre, principalmente, entre os 15 e 25 anos. Mas é entre as adolescentes que os transtornos fazem suas maiores vítimas.

É muito antigo o registro de histórias de pessoas com bulimia e anorexia. Na Idade Média, santas e beatas da Igreja Católica tinham um padrão de conduta bastante semelhante ao das anoréxicas de hoje. São exemplos os casos de Santa Catarina de Sena ou de Santa Maria Madalena que faziam jejum, vomitavam e usavam ervas purgantes. Tratava-se de um jejum beatífico que tinha como propósito maior aproximação com Deus.

Muitos são os fatores que levam as pessoas a desenvolverem esses transtornos, podemos citar as dificuldades familiares, os problemas de baixa autoestima e de distorção da própria imagem corporal, e também, a sociedade que hoje supervaloriza o corpo magro, colocando-o como ideal máximo de beleza.

Anorexia e bulimia nervosas são transtornos alimentares classificados como doenças mentais. No entanto, os dois males possuem diferenças significativas que, quando detectadas de maneira correta, podem ser a chave para o sucesso do tratamento.

2. Objetivos

2.1 Objetivo geral

Esclarecer dúvidas relacionadas à anorexia e bulimia e também prevenir, mostrando que essas doenças são mais sérias do que parecem ser inicialmente.

2.2 Objetivos específicos

• Procurar entender o que leva as pessoas a desenvolverem esses distúrbios.

• Conscientizar as pessoas de que existem outras formas de se ter um corpo bonito.

3. Desenvolvimento

Anorexia

A anorexia é caracterizada pelo medo de engordar, onde a pessoa deixa de se alimentar e com isso passa a registrar um emagrecimento fora do comum, chegando a ficar abaixo do peso mínimo normal para seu corpo. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais.

Esse transtorno alimentar pode causar vários problemas de saúde como: palidez, pele seca e amarelada, desnutrição, tonturas, alterações hormonais, queda de cabelo, maior chance de ter infecções devido à falta de nutrientes no organismo, amolecimento dos dentes, infertilidade.

O reconhecimento de uma pessoa com anorexia pode ser feito através da observação de alguns comportamentos como o de reduzir quantidade da refeição, pular refeições, desprezar a comida por debaixo da mesa, exercícios compulsivos, vômitos, medo exagerado de ganhar peso e baixa autoestima.

Os anoréxicos parecem ser aliados da doença e não da saúde. O comportamento natural de uma pessoa, que sente dor ou um mal-estar qualquer, é procurar o médico. Na anorexia nervosa, ela faz exatamente o contrário. Em 90% dos casos, chega quase arrastada pelos pais ao consultório, chamando-os de malucos.

A internet pode se tornar uma grande inimiga pra quem tem a anorexia, existem milhares de blogs de meninas que tem a doença e relatam seu dia a dia para outras pessoas que tem a doença. Elas trocam informações de dietas, comidas que possuem baixa quantidade calórica, truques pra enganar a fome. Em vez de elas se ajudarem e se curarem dessa doença elas estimulam as pessoas a desenvolverem cada vez mais a doença.

A anorexia é conhecida pelas anoréxicas como Ana. Nesses blogs elas propõem desafios entre elas, entre eles podemos citar:

• NF (No Food): significa ficar sem comer por um dia ou mais. Vale apenas beber água e bebidas sem calorias. Depois de alguns NFs o corpo se acostuma e você não precisará se alimentar tanto. Quase não sentirá fome e se comer exageradamente, seu corpo vai rejeitar. É isso que elas chamam de chegar a Ana.

• LF (Low Food) é comer pouco. Um LF é a dieta padrão-anorexia em que não importa muito que se come e sim quanto se come. Vai de 70 a 800 kcal.

• Semi-NF é uma dieta com pouquíssimas calorias. Não chega a ser um NF porque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com