TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancer. ESTRESSE NO TRABALHO

Tese: Freelancer. ESTRESSE NO TRABALHO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Freelancers, também conhecido popularmente no Brasil como freela ou frila, é o termo inglês para denominar o profissional autônomo, que se auto-emprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. É uma tendência muito em voga no mercado de jornalismo, design, propaganda, Web, tecnologia da informação, música e muitos outros.

A expressão, literalmente traduzida como "lanceiro livre", deriva dos cavaleiros medievais mercenários, que se colocavam a serviço dos nobres que lhes pagassem mais para guerrear.

Normalmente um freelancer tem horários de trabalho mais flexíveis e permite um engajamento maior em projetos que demandam uma dedicação diferenciada, visões mais abrangentes ou independentes da cultura organizacional dos clientes. Por ter a possibilidade de vivenciar continuamente projetos em diversas empresas, acaba tendo uma percepção generalizada do mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

Com a acelerada evolução da tecnologia nos últimos tempos, a economia delineia um novo e poderoso modelo de produção baseado em reais sociais com conteúdo colaborativo e auto-organizadas, abandonando a hierarquia e o controle. Os novos tempos são influenciados pelas plataformas digitais que abundam com a infestação da internet

Mérito é a palavra chave para qualquer profissional. Os Freelancers têm vindo ganhar terreno, mas a conquista pelo trabalho para conquistar certo, faz-se a pulso num mercado onde a ocorrência é muita e, cada vez, difícil. Trabalhar como Freelancer ou por tarefas tem vantagens, mas também tem desvantagens. É um modo de vida de altos e baixos, onde a segurança de um salário certo não existe e por isso, a estes profissionais resta fazer valer o seu mérito e a qualidade do seu trabalho para conquistar novos clientes. Ter consciência deste modo de vida é o primeiro passo para vencer no mercado de trabalho, sem qualquer contrato a não ser consigo mesmo. Deve-se lembrar que viver assim não é uma contingência da realidade laboral, mas antes uma atitude profissional e a partir daí, gerir a sua reação não com um patrão, mas com vários. Tantas quantas as tarefas que desempenhar.

Os executivos, no entanto, se beneficiam dos empregos por tempo determinado, no caso das multinacionais, há pressa para dar inicio à operação e as nacionais, a urgência é aumentar a participação no mercado, os motivos justificam essa busca a falta de gente qualificada e a ausência de tempo para capacitar no curto prazo, são empresas de médio e grande porte que querem alguém pronto, com conhecimento específico e que dê retorno imediato. Essa não é uma atividade que serve de ponte entre contratos convencionais de emprego. Entre as habilidades que esse profissional precisa ter estão os bons relacionamentos interpessoal, capacidade gerencial, conflitos e flexibilidade para mudar de ambiente de trabalho e também de cidade.

2.1 DIFERENÇAS

As organizações burocráticas seguem a lógica estatal, que são comandadas pelo estado, que tem a obrigação de zelar pela ordem da sociedade. Já empresas como a IBM é transnacional, obedecem apenas à lógica do capitalismo, não tem vínculos com o País que está instalado e tem uma alta mobilidade justamente por esses motivos: Estão em busca de custos baixos e leis pouco rígidas

2.1.1 VANTAGENS E DESVANTAGENS

O trabalho de freelancer reserva surpresas tanto positivas quanto negativas. Vejamos:

2.1.1.1 VANTAGENS

Poucos descontos na remuneração; possibilidade de negociação da remuneração de acordo com o mercado e não por determinação da empresa; maior independência no trabalho; possibilidade de prestação de serviços a outra empresas, menor dependência dos processos hierárquicos, mas desafios e até maior motivação.

2.1.1.2 DESVANTAGENS

Não há benefícios estabelecidos por lei (férias, FGTS e licença médica remunerada); necessidade de estar sempre renovando contratos; se não houver disciplina o profissional pode trabalhar sem foco e desperdiçar muito tempo; investimento para se conseguir novos clientes são feitos com recursos próprios.

3 ESTRESSE NO TRABALHO

3.1 PODEMOS FICAR IMUNE?

É impossível evitar, nos dias de atuais, por razões de competitividade e dificuldades existentes no mercado, que as empresas não criem situações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com