TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antecedentes Historicos Da Administração

Casos: Antecedentes Historicos Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

Autor Idalberto Chiavenato

Introdução

A história da Administração é recente. A partir do século XX teve notável grandeza e inovação.

Nos tempos atuais, vivemos em uma sociedade pluralista de organizações, que precisam ser administradas para serem eficientes e eficazes. Diferentemente do século XIX, onde predominavam pequenas oficinas, profissionais autônomos, que trabalhavam por conta própria.

Influência dos Filósofos

■ Sócrates via a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.

■ Platão filósofo grego, discípulo de Sócrates, expõe em sua obra A República a forma democrática de administração dos negócios públicos.

■ Aristóteles discípulo de Platão. No livro Política, que versa sobre a organização do Estado, distingue as três formas de administração pública:

□ monarquia ou governo de um só (que pode redundar em tirania);

□ aristocracia ou governo de uma elite (que pode descambar em oligarquia);

□ democracia ou governo do povo (que pode degenerar em anarquia).

■ Francis Bacon filósofo e fundador da Lógica Moderna baseada no método experimental e indutivo surgem à preocupação de separar o essencial do acidental ou acessório.

■ René Descartes (1596-1650), filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundador da Filosofia Moderna, no livro O Discurso do Método no qual descreve seu método filosófico denominado método cartesiano (que teve profunda influencia na Administração no século XX), cujos princípios são:

□ Princípio da Dúvida Sistemática ou da Evidência: não aceita nada como verdadeiro enquanto não se souber com evidência clara e distintamente - aquilo que é realmente verdadeiro, evitando-se a precipitação.

□ Princípio da Análise ou de Decomposição: divide cada problema em tantas partes quantas sejam possíveis e necessárias à sua adequação e solução, e resolvê-Ias cada uma, separadamente.

□ Princípio da Síntese ou da Composição: conduzir de maneira ordenada o pensamento e o raciocínio, começando pelos assuntos mais fáceis até os mais difíceis.

□ Princípio da Enumeração ou da Verificação: revisar para não omitir nada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com