TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho Universitário: ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 5

1 - ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO

Apesar de sempre ter existido o trabalho na história da humanidade, a história das organizações e da sua administração é um capítulo que teve seu início há muito pouco tempo. Cabe entretanto ressaltar os principais segmentos que contribuíram e influenciaram seu desenvolvimento.

1.1 - Influência dos Filósofos

SOCRÁTES – (470 a.C. – 399 a.C) expõe seu ponto de vista sobre a administração como sendo uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.

PLATÃO – (429 a.C – 347 a.C.) filósofo grego discípulo de Sócrates, preocupou-se profundamente com os problemas políticos e sociais inerentes ao desenvolvimento social e cultural do povo grego.

Em sua obra, “A república”, expõe o seu ponto de vista sobre a forma democrática de governo e administração dos negócios públicos e enuncia o princípio da divisão do trabalho, pela primeira vez.

ARISTÓTELES (384 a.C. – 322 a.C) filósofo grego, discípulo de Platão do qual bastante divergiu, foi o criador da lógica. No seu livro “POLÍTICA” estuda a organização do estado e distingue três formas de administração pública, a saber:

• Monarquia ou governo de um só

• Aristocracia ou governo de uma elite

• Democracia ou governo do povo

Observação 1: Durante os séculos que vão da Antiguidade até o início da Idade Moderna, a Filosofia voltou-se para uma variedade de preocupações que não tinham a ver com problemas administrativos.

Observação 2: Com o surgimento da Filosofia Moderna, deixa a administração de receber contribuição e influência dos filósofos, pois a Filosofia afasta-se dos problemas organizacionais.

1.2 - Influência da Igreja Católica

A igreja tem uma organização hierárquica tão simples e eficiente que pode operar satisfatoriamente sob o comando de uma só cabeça executiva (O PAPA).

O conceito de hierarquia vigente na igreja baseia-se em dois princípios fundamentais:

a) Serviço hierárquico obrigatório

b) Independência da ordem hierárquica

1.3 - Influência das Organizações Militares

A escala hierárquica é tipicamente um aspecto da organização militar, bem como, o princípio da unidade de comando.

A delegação de autoridade para níveis mais baixos à medida que o volume de operações militares aumentava é outro indicador.

A centralização de comando e a descentralização da execução também é uma contribuição militar (planejamento e controle centralizados e execução das operações descentralizadas).

Resumindo, os princípios adotados na Guerra foram inspiradores de muitos teóricos da administração.

1.4 - Influência da Revolução Industrial

A partir de 1776, com a invenção da máquina a vapor por James Watt, veio modificar completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordem econômica, política e social que em um século foram maiores do que as mudanças havidas no milênio anterior. É o período chamado de Revolução Industrial, que teve início na Inglaterra e rapidamente se alastrou por todo o mundo civilizado (Europa e Estados Unidos).

A revolução industrial pode ser dividida em duas épocas bem distintas:

1ª fase: 1780-1860: 1ª R.I. ou Revolução do Carvão e do Ferro

- Revolução do Carvão (como principal fonte de energia)

- Revolução do ferro (como principal matéria-prima)

A 1ª Revolução Industrial começa com a introdução da máquina de fiar, do tear hidráulico e posteriormente do tear mecânico, do descaroçador de algodão, provocando a mecanização das oficinas e da agricultura.

O trabalho do homem, do animal e da roda d’água é substituído pelo trabalho da máquina, surgindo o sistema fabril: o antigo artesão transforma-se no operário e a pequena oficina patronal cede lugar a fábrica e à usina. As novas oportunidades de trabalho provocam migrações e conseqüente urbanização ao redor dos centros industriais. Há uma renovação nos meios de transporte e comunicações: surge a navegação a vapor, a locomotiva a vapor, o telégrafo e o telefone. É o início do Capitalismo.

2ª fase: 1860-1914: 2ª R.I. ou Revolução do Aço e da Eletricidade

- Revolução da eletricidade e derivados do petróleo (como as novas fontes de energia)

- Revolução do aço (como nova matéria-prima)

A 2ª Revolução Industrial começa com a introdução definitiva da maquinaria automática e da especialização do operário. Há uma intensa transformação nos meios de transporte e nas comunicações: surge a estrada de ferro, o automóvel, o avião, o telégrafo sem fio, o rádio. O capitalismo financeiro se consolida e surgem as grandes organizações multinacionais (como a Standard Oil, a General Eletric, a Westinghouse, a Siemens, etc.)

Ao final desse período, o mundo já não era mais o mesmo e, a moderna administração surgiu em resposta a duas conseqüências provocadas pela Revolução Industrial, a saber:

a) o crescimento acelerado e desorganizado das empresas, passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação.

b) A necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face intensa concorrência e competição no mercado.

1.5 - Influência dos Economistas Liberais

Adam Smith (1723-1790)

Criador da escola clássica da economia vislumbrava o princípio da especialização dos operários e manifestava a necessidade de racionalização da produção. Em sua obra “A riqueza das nações”, publicada em 1776, dizia: a riqueza das nações está na divisão do trabalho e na especialização.

James Mill (1773-1836)

No seu livro ”Elementos de Economia Política”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com