TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO

Ensaios: ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  953 Visualizações

Página 1 de 3

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO

Preparando as Condições para a Moderna Empresa

No decorrer da história da humanidade sempre existiu alguma forma – simples ou complexa – de administrar as organizações.

O Desenvolvimento de ideias e teorias a respeito da Administração foram muito lento até o século XIX, acelerando-se a partir do início do século XX.

Influência dos Filósofos

A influência de filósofos, como Sócrates, Platão e Aristóteles, nos conceitos de Administração na Antiguidade é remarcável. Com o surgimento da Filosofia Moderna, destacam-se Bacon e Descartes. Porém, a filosofia antiga preocupava-se muito com as questões organizacionais, o que deixa de ser objeto de preocupação da Filosofia Moderna.

Influência da Organização da Igreja Católica

A organização eclesiástica da Igreja Católica influenciou profundamente o pensamento administrativo. Havia uma hierarquia de autoridade, um estado-maior e uma coordenação funcional, que juntas e comandadas por uma única pessoa – o Papa – e que, bem-sucedida serviu de modelo para diversas organizações.

Influência da Organização Militar

A organização militar influenciou a Administração, contribuindo com alguns princípios que a teoria administrativa iria mais adiante assimilar e incorporar. Aqui surgiu o pensamento estratégico e a necessidade de disciplina e planejamento, acreditando-se que o incerto deveria ser esperado, mas o planejamento deveria reduzir o seu impacto.

Influência das Ciências

O método cartesiano teve decisiva influência na Administração, principalmente nas abordagens normativas e prescritivas, como a Administração Científica, a Teoria Clássica e a Neoclássica. Muitos de seus princípios foram baseados na metodologia cartesiana com a predominância da análise e divisão do trabalho.

Influência da Revolução Industrial

A Revolução Industrial criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da teoria administrativa. A administração deve tão somente à Revolução Industrial o conceito de organização da empresa moderna, graças principalmente ao avanço tecnológico e descoberta de novas formas de energia, substituindo o modo artesanal por um industrial de produção.

Influência dos Economistas Liberais

Os economistas liberais (como Adam Smith) proporcionaram razoável suporte para o aparecimento de alguns princípios de Administração que teriam aceitação posteriormente. As ideias de Marx e Engels promovem o surgimento do socialismo e do sindicalismo. O socialismo e do sindicalismo obrigam o capitalismo ao caminho do aperfeiçoamento de todos os meios de produção e a adequada remuneração. Surgem, então, os primeiros esforços no sentido de racionalização do trabalho como um todo.

Influência dos Pioneiros e Empreendedores

A influência dos pioneiros e empreendedores foi fundamental par a criação das condições básicas para o surgimento da Teoria Administrativa. Caracteriza-se como a consolidação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com