TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anteprojeto

Tese: Anteprojeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Tese  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO EDUCACIONAL PROFICIONALIZANTE - CETEP

CURSO TECNICO DE ANALISE DE LABORATORIO

PROFESSORA: VERA LÚCIA

DISCIPLINA: FILOSOFIA / METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO

CAPTAÇÃO DE DOADORES

IBOTIRAMA - BA

2014

IVONETE M. COELHO

CAPTAÇÃO DE DOADORES

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Filosofia - Metodologia do Trabalho Científico como parte das exigências do Curso Técnico de Análise de Laboratório.

IBOTIRAMA - BA

2014

Sumário

INTRODUÇÃO 4

DIGITE O TÍTULO DO CAPÍTULO (NÍVEL 1) 4

OBJETIVOS 5

GERA 5

ESPECÍFICOS 5

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA .......6

HIPOTESES 6

METODOLOGIA 7

JUSTIFICATIVA 8

BIBLIOGRAFIA 9

INTRODUÇÃO

A ciência avançou muito e fez várias descobertas na área da saúde, mas ainda hoje não encontrou um substituto para o sangue humano. Doar sangue periodicamente garante ao doador um controle constante do seu próprio estado de saúde, através de visitas ao médico e aos exames laboratoriais. A doação de sangue é, ainda hoje, um problema de interesse mundial; pois não há uma substância que possa, em sua totalidade, substituir o tecido sanguíneo.

No Brasil, a situação dos bancos de sangue vive em constante deficiência, principalmente em hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde. O principal motivo dessa situação é a falta de doadores. Acredita-se que um dos motivos para a baixa participação dos brasileiros é a falta de informação. As pessoas têm receio do material utilizado, medo de contaminação, além dos mitos de que doar sangue emagrece, engorda, vicia ou enfraquece o organismo. O doador de sangue não corre nenhum risco de contaminação ao doar sangue. Todo o material utilizado está dentro de um rigoroso padrão de qualidade elaborado pelo Ministério da Saúde e órgãos internacionais, levando sempre em conta a saúde do doador e do receptor. A doação de sangue é um processo seguro, rápido (dura cerca de 15 minutos) e não obriga a outras doações. Para ter sangue disponível para todos aqueles que dele necessitam, os indivíduos saudáveis devem criar o hábito de doar e encorajar amigos e familiares saudáveis a praticarem o mesmo ato.

Sendo assim, ressaltamos a importância das autoridades para o incentivo ao desenvolvimento de projetos que visem à educação da população para a doação de sangue, especialmente, os que desenvolvem seus trabalhos junto aos jovens, pois estes serão os nossos futuros doadores. Além de atenderem aos preceitos das Políticas do Sangue e Hemoderivados, contribuirão para a formação do cidadão consciente de seu papel na sociedade. As campanhas são estratégias que contribuem para a conquista de doadores, porém, apresentam efeitos positivos logo após a sua realização. Os estudos apontam como estratégia em potencial, com resultados imediatos, o uso da mídia pessoal, através do marketing.

OBJETIVOS

GERA

Esclarecer sobre as principais dúvidas da população sobre o ato de doar sangue.

ESPECÍFICOS

 Compreender o que determina o retorno do doador de sangue e conhecer suas motivações, atitudes, crenças e mitos.

 Discutir sobre as dificuldades da captação de doadores dos hemocentros e conhecer e avaliar a eficácia de estratégias/programas de captação de doadores.

 Apresentar experiências e sugestões para a captação de doadores de sangue, a fim de contribuir para o aumento dos estoques de sangue.

 Compreender a visão de doadores e não doadores sobre os fatores que predispõem à baixa taxa de doação de sangue e ao impedimento à doação.

 Argumentar sobre a importância das pesquisas para melhorar a captação de doadores de sangue.

 Explorar as dificuldades e oportunidades que os hemocentros têm no recrutamento de jovens como doadores voluntários de sangue.

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Constatamos, a partir das produções científicas, a dificuldade comum aos países em manter os estoques de sangue compatíveis com a demanda. Isso ocorre tanto por problemas de captação de doadores de sangue, o que implica no desenvolvimento de estratégias, como por problemas relacionados à contaminação por transfusão, colocando em risco a credibilidade da doação, dos hemocentros e do próprio sangue. Acredita-se que um dos motivos para a baixa participação dos brasileiros é a falta de informação. As pessoas têm receio do material utilizado, medo de contaminação, além dos mitos de que doar sangue emagrece, engorda, vicia ou enfraquece o organismo. Elegemos como questão norteadora para essa revisão as estratégias de captação de doadores de sangue dos centros de hemoterapia.

HIPOTESES

A cada ano, o Ministério da Saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com