TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Juridica

Artigos Científicos: Antropologia Juridica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 5

1- LEIA, INTERPRETE E CORRELACIONE O TEXTO ABAIXO COM O TEXTO ANALISADO EM NOSSO SEMINÁRIO

“Para Maquiavel, a escolha da fórmula política, isto é, o principado ou a República, depende do grau de anarquia e conflito presente na sociedade. O principado é a melhor escolha “quando a nação encontra-se, é necessário um governo forte, que crie e coloque seus instrumentos de poder para inibir a inibir a vitalidade das forças desagregadoras e centrifugas” (Sadek,2003). A República seria a melhor forma de governo para uma sociedade em equilíbrio, onde o pensador florentino, pois o “povo é virtuoso, as instituições são estáveis e contemplam a dinâmica das relações sociais. Os conflitos são fonte de vigor, sinal de uma cidadania ativa, e, portanto, são desejáveis.” (Sadek, 2003).

Os textos analisados retratam a Itália em contextos históricos diferentes que se assemelham pelos aspectos sociais e políticos que marcam suas respectivas épocas.

Desde a Revolução Industrial, a qual refletiu positivamente no desenvolvimento econômico e tecnológico da Itália, pode ser observado a forma dessemelhante de crescimento econômico da península itálica, devido ao contrates sociais e políticos.

Por meio de um estudo baseado na experiência e observação é acentuada por ambos os textos, a questão do desenvolvimento como sendo fruto da “virtude cívica”.

O texto de Robert Putnam descreve a Itália de 1970 por meio de uma pesquisa empírica desenvolvida nas áreas de maior e menor desenvolvimento econômico, onde o Norte área de maior poder econômico e o Sul com menor desenvolvimento.

Em sua pesquisa Putnam desmitifica as teorias de fator econômico e geográfico para o desenvolvimento de uma sociedade, pois segundo o mesmo autor a região norte possui menor recurso tanto material quanto humano e também são injetados pelo governo italiano maior recursos financeiros para região sul comparados com o norte. Assim mostra que as teorias acimas não condizem com a verdade.

Para o autor a teoria que melhor se explica o desenvolvimento econômico e social de uma determinada região é a revisão histórica do pensamento político, ou seja, “o humanismo cívico”. Pois mesmo com menor recursos financeiros e humanos, a região Norte se destaca, obtendo melhor desempenho nas instituições públicas através do sistema de associações formadas pelos cidadãos desta localidade. Este fato se elucida pela teoria do caráter dos cidadãos, a chamada “virtude Cívica”, descrita por Maquiavel e seus contemporâneos no século XVI.

Neste contexto a região Norte possui uma organização política e social como um “corpo”, onde a comunidade interagem como um todo na busca de interesse próprio associado ao bem comum. O que para Maquiavel retrata uma comunidade cívica, cuja população apresenta devoção à causa pública refletida pelas qualidades dos cidadãos de “virtude (“virtu”)”.

Para estes Maquiavel aponta como forma de governo ideal a democracia, que é uma liderança branda onde o povo participa dos negócios públicos, as leis são equitativas e menos severas; os direitos e deveres são iguais a todos sem distinção.

Pois esse tipo de sociedade em ambos os textos trazem a reciprocidade e cooperação como esteios sociais; onde o cidadão é moldado com base na confiança sendo, ele prestativo e respeitoso mesmo quando trata de divergências políticas ou de opinião, divergências estas que se fazem soberana, saudáveis e necessários, pois a tolerância é o sufrágio para a manutenção da República democrática.

Porém o sul apresenta características completamente oposta ao senário descrito acima, pois trata de uma sociedade que para Maquiavel seria chamada de desvirtuada.

Robert Putnam descreve a região sul como sendo marcada por quebra de confiança, oportunismo, corrupção e irresponsabilidade, retratando um “familismo amoral”; devido à falta de “virtude cívica”.

O sul da Itália possui em seu aspecto social a incapacidade de agir em conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com