TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Jurídica

Casos: Antropologia Jurídica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  1.024 Visualizações

Página 1 de 3

A relatividade cultural ensina que uma cultura deve ser compreendida e avaliada dentro de seus próprios moldes e padrões, mesmo que estes pareçam estranhos e exóticos

É uma atitude etnocêntrica, condenada pela antropologia, que defende o princípio de que as culturas não são superiores ou inferiores, mas diferentes, com maiores ou menores recursos, com tecnologia mais ou menos desenvolvida.

Dinâmica cultural – nenhuma sociedade é estática independentemente do ritmo de suas mudanças. Padrões de mudanças: 1 dinâmica, a partir do próprio sistema cultural, e 2 resultado do contato com outra cultura.

Etnocentrismo crença de que o seu modo de viver da sua cultura é superior às demais.

processo de hominização osurgimento da espécie humana, : processo evolutivo através do qual, primatas sofreram transformações genéticas originando os primeiros humanos.

Aculturação as mudanças que podem acontecer em uma sociedade diante de sua fusão com elementos culturais externos, geralmente por meio de dominação política, militar e territorial.O historiador francês Nathan Watchel, aculturação é todo fenômeno de interação social que resulta do contato entre duas culturas, e não somente da sobreposição de uma cultura a outra.

A aculturação se dá através do contato e interação de duas ou mais culturas, de forma impositiva ou natural, dando origem a uma nova cultura.

Transformação cultural promovida por fatores externos (contato entre padrões culturais diversos) – oposta daquele processo permanente que ocorre no interior da própria cultura, isto é, dentro da própria sociedade ao longo da história. É importante que se diga que os valores e os costumes de um determinado povo podem se transformar segundo uma “dinâmica do próprio sistema cultural” (LARAIA, 2008, p. 96), embora de uma forma mais lenta e gradual.

O processo de aculturação não tem apenas esse aspecto negativo ou radical, mas pode ocorrer de outra forma, o que significa a existência de uma assimilação de aspectos culturais entre os povos não de forma impositiva, mas sim natural. Mesmo porque, como aponta Roque Laraia (2008), não existe um sistema cultural que seja afetado apenas pelo que aqui se convencionou chamar de mudanças internas à cultura, principalmente ao se considerar a remota possibilidade do isolamento total de uma sociedade.

endoculturação seria o processo de diferenciação entre os povos, incorrendo na formação de culturas diferentes... endoculturação, ou seja, um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada.

Significado de Fantasmagoria

s.f. Arte de fazer aparecer fantasmas, numa sala escura, com ajuda de ilusões de óptica.

Abuso dos efeitos produzidos por meios sobrenaturais ou extraordinários em literatura e nas artes em geral.

Quimera, utopia.

Fig. Falsa aparência.

Conjunto de visões fantásticas, irreais.

Estudo Dirigido

________________________________________________________________________Tendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com