TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropometria

Artigos Científicos: Antropometria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 2

supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão. Direcionar o estudante para a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir. Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia. Avaliar o impacto das atividades da Engenharia no contexto social e ambiental. Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional. Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas. DESAFIO

É de longa data que se pode afirmar que o homem se preocupa em desenvolver suas tarefas de maneira mais conveniente, moldando, para tanto, seus utensílios às suas necessidades de forma e movimentos. Os primeiros relatos afirmam que desde o homem préhistórico já existe a preocupação por utilizar ferramentas de caça, corte e esmagamento que facilitem o manuseio e se adaptem perfeitamente aos movimentos, como o uso das pedras, por exemplo. Fica evidente que sempre houve o empenho em se moldar o ambiente natural na construção de artifícios que atendessem às conveniências dos homens. A Ergonomia, que, segundo definição da Associação Brasileira de Ergonomia, é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos, a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema1, ganhou forças a partir da II Guerra Mundial, em consequência do trabalho interdisciplinar que era desenvolvido por diversos profissionais, como engenheiros, fisiologistas e psicólogos, durante a guerra (IIDA, 2005, p. 1). Os estudos sobre Ergonomia cresceram significativamente nos últimos anos, e uma das áreas abrangidas pela Ergonomia e que está diretamente relacionada à melhora das condições de trabalho é a análise dos postos de trabalho. Segundo Iida (2005, p. 17), a abordagem ergonômica no posto de trabalho analisa a tarefa, postura e os movimentos do trabalhador, além de suas exigências físicas e cognitivas. Neste desafio, você terá de desenvolver um projeto para a reestruturação do posto de trabalho dos controladores de tráfego e logística de uma grande empresa de transportes. As situações reais do referido posto de trabalho serão apresentadas no decorrer das etapas desta Atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com