TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropometria

Trabalho Escolar: Antropometria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  1.682 Visualizações

Página 1 de 6

O que se entende por Antropometria?

É uma ciência da qual a ergonomia utiliza as medidas corporais e as medidas dos instrumentos de trabalho para proporcionar conforto e saúde ao trabalhador. As dimensões antropométricas estão diretamente envolvidas ao alcance dos movimentos do corpo humano e as posturas adotadas no ambiente de trabalho.

De onde surgiu a Antropometria?

A origem da Antropometria vem da antiguidade, pois os egípcios e gregos já observavam e estudavam a relação das diversas partes do corpo. A importância das medidas ganhou especial interesse na década de 40, provocada pela necessidade da produção em massa. Preocuparam-se com a produção e o mau posicionamento do funcionário.

Quais as aplicabilidades das medidas antropométricas na ergonomia?

Uma das grandes aplicabilidades das medidas antropométricas na ergonomia é no dimensionamento do espaço de trabalho. O espaço de trabalho é o local imaginário necessário para realizar os movimentos requeridos no trabalho. O imaginário torna-se real após o levantamento antropométrico, proporcionando o máximo de conforto músculo-articular.

Quais as situações utilizadas para se obter as medidas necessárias?

Há dois tipos de recursos utilizados na antropometria:

Antropometria Estática: São consideradas as medidas das dimensões do corpo quando o indivíduo encontra-se em postura neutra, sem movimentar-se.

Antropometria Dinâmica: São consideradas as medidas dos segmentos corporais em movimento. Obtem-se informações relacionadas aos ângulos das articulações, os alcances, as posturas naturais e confortáveis.

O que é antropometria funcional?

São medidas associadas à análise da tarefa. Por exemplo, o alcance das mãos não se limita ao comprimento dos braços, pois ele envolve também o movimento dos ombros, rotação do tronco, inclinação das costas e o tipo de função a ser exercida pelas mãos. Estas medidas, relacionadas à execução de tarefas específicas, são chamadas de antropometria funcional.

Em que aspectos a ergonomia e a antropetria intervirá na indústria?

Em vários aspectos, tais como:

Limites físicos do homem: posturas, raios de ação, esforços musculares;

Exigências quanto aos dispositivos e comandos;

Exigências quanto às informações a prestar ao operador;

Influência no ambiente físico;

Aspectos psicossociais.

Para quê estas medidas são levantadas?

A antropometria faz estas medições em uma população de trabalhadores, que muitas vezes apresentam medidas muito distintas, para se projetar postos de trabalho que atendam a maioria dos trabalhadores em 90% da população estudada, evitando os riscos de lesões ocupacionais.

Todos os funcionários da empresa são medidos?

Sim. É importante definir as dimensões corporais dos trabalhadores para ajustá-los em uma postura o máximo confortável possível. Existem funcionários de 1,50m e outros de 2,00m que utilizam o mesmo assento de cadeira, por exemplo. Muitas vezes os componentes dos postos de trabalhos (cadeira, mesa, bancada) são fixos e isto é muito inadequado.

O que pode influenciar nas várias diferenças de medidas antropométricas?

Há vários fatores que podem influenciar, tais como:

A idade do trabalhador. Quanto mais idade, menos mobilidade terá o corpo.

A região onde nasceu. Um indivíduo nascido no Sul tem medidas diferentes dos nascidos no Nordeste.

A roupa e equipamentos de proteção individual (EPI). Um capacete ou uma luva alteram as dimensões e flexibilidade dos movimentos.

Qual seria a melhor maneira, melhor ângulo corporal para se trabalhar?

Sem dúvida que seria a angulação neutra das articulações. Por exemplo, se o punho está sem dobrar para baixo ou para cima, está em posição neutra. Se o joelho está a 90 graus com a cadeira e os pés no chão, esta é uma posição neutra. É a posição de conforto para o trabalhador, sem agredir insidiosamente as articulações, os músculos e tendões.

A melhor maneira de trabalhar seria então estar no ângulo de conforto?

Sim. O ângulo de conforto é a postura que não força nenhuma articulação. É importante o trabalhador nos treinamentos da empresa saber o seu ângulo de conforto nos seus instrumentos de trabalho. Principalmente aquele em que o trabalhador passa a maior parte do tempo.

O que seria ângulo limite?

O ângulo limite é o contrário do ângulo de conforto. No ângulo limite o trabalhador utiliza de posturas erradas, por exemplo, uma cadeira em que o pé encosta apenas as pontas, ou sentado o trabalhador não consegue escrever apoiando a coluna lombar no encosto da cadeira.

Trabalhar no ângulo limite pode ser prejudicial à saúde do trabalhador?

Os trabalhadores não dão conta de que o problema é grande. Aliás, começam a perceber somente quando sentem dor, (dor que incomoda mesmo). Percebem que não estão muito confortáveis, mas não julgam que a causa da dor nas costas, por exemplo, poderia ser devido ao fato de sentarem sem o encosto da cadeira.

Neste caso como a antropometria ajudaria no combate às lesões ocupacionais?

A antropometria precisa conhecer as medidas dos funcionários de modo a fornecer dados aos projetistas dos postos de trabalho. Tendo estas informações, o projetista pode evitar que as dimensões dos postos obriguem o trabalhador a dobrar as articulações em ângulos-limite, o que ocasionaria lesões ocupacionais.

Quando o ergonomista utiliza a antropometria?

Geralmente as empresas contratam o ergonomista quando existe um problema ergonômico, quando o empresário é consciente, esclarecido, inteligente, quando em auditorias do Ministério do Trabalho e Emprego ou quando a empresa precisa ser certificada. Daí levantar as medidas utilizando dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com