TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Sistemas

Ensaios: Análise De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.272 Palavras (10 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

EMMANUEL NAZARENO DA COSTA LIMA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL

João Pessoa 2012

EMMANUEL NAZARENO DA COSTA LIMA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do 5o semestre.

Prof. Reinaldo Nishikawa

Prof. Marco Ikuro Hisatomi Profa. Adriane Aparecida Loper Prof. Everson Morais

Prof Paulo Kiyoshi Nishitani

João Pessoa 2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................4

2 OBJETIVO ............................................................................................................5

3 DESENVOLVIMENTO ..........................................................................................6

3.1 – Livros Digitais – “Nossa Locadora de Livros”.............................................................................. 6 3.2 – Politicas de Segurança................................................................................................................ 7 3.3 – Armazenamento de Dados....................................................................................................... 10 3.4 – Projeto para desenvolvimento do Sistema .............................................................................. 10

3.4.1 – Ciclo de Vida ...................................................................................................................... 10 3.4.2 - WBS Projeto “Nossa Locadora de Livros” .......................................................................... 11 3.4.3 - Cronograma do Projeto...................................................................................................... 13 3.4.4 - Relatório de Validação de Escopo e de Requisitos ............................................................ 14

4 CONCLUSÃO .....................................................................................................15

5 REFERÊNCIAS ..................................................................................................16

1 INTRODUÇÃO

Com base em um cenário proposto de uma empresa fictícia “Nossa Locadora de Livros”, foram desenvolvidos tópicos a fim de englobar alguns aspectos que contemplam a um suposto desenvolvimento de um software para empresa fictícia.

Neste contexto foram apresentados alguns equipamentos e programas necessários para atender a uma suposta necessidade de se oferecer livros digitais.

Outro aspecto diz respeito à política de segurança para a empresa onde foram abordados quatro itens que são essenciais para sua implementação.

De acordo com as características da empresa foi identificado qual técnica de armazenamento de dados poderá ser utilizado com a devida explicação do motivo da escolha.

Considerando o estudo de caso e o desenvolvimento de um sistema para empresa em pauta, foram aplicadas algumas técnicas de gerenciamento com a escolha de um ciclo de vida para o projeto, o desenvolvimento de uma WBS, cronograma e relatório de validação de escopo e de requisitos para seu atendimento.

2 OBJETIVO

Diante do contexto apresentado, o desenvolvimento deste trabalho busca integrar os conteúdos das disciplinas ministradas no decorrer do 5o período ao cenário proposto, objetivando um exercício prático das atividades que envolvem a formação profissional.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 – Livros Digitais – “Nossa Locadora de Livros”

Livro Digital é todo conteúdo de livro que você pode obter acesso através da transmissão em formatos digitais (pdf, html, doc, etc.), no lugar do tradicional papel impresso.

Nem todos os livros impressos, estão disponíveis no formato de Livro Digital, isto depende de autorização do autor, bem como se faz necessário observar os direitos autorais.

Vários equipamentos podem fazer as vezes de um Leitor de Livro Digital. O próprio computador é tido como o primeiro Livro Digital.

Assim, um computador de mesa, um notebook, um celular, um palmtop, ou um tablet PC, podem ser considerados Leitores de Livros Digitais.

Basta que você disponha de um programa para a leitura (que pode ser até um leitor de PDF, como o Acrobat Reader, por exemplo).

Também existem aparelhos dedicados a essa finalidade, ou seja, servem apenas para a leitura de textos (livros digitais), que são chamados de Leitores de Livro Digital, ou Leitores Digitais, e possuem funções específicas relacionadas à leitura de livros, como a mudança de página, pesquisa, rolamento, etc.

São exemplos, os Leitores Digitais da Kindle e da Sony. Os leitores dedicados (aparelhos específicos para o Livro Digital) recebem alguns cuidados especiais com relação à tela, onde o conteúdo deve ser de fácil leitura independentemente das condições de luminosidade ambiente.

No caso em estudo, a finalidade trata de leitura em dispositivos móveis, necessitando que os dados dos livros digitais sejam acessados remotamente. Desta forma haverá a necessidade da locadora possuir programas específicos para os diversos tipos de sistemas operacionais (android, Windows mobile, iO, etc..) que existem no mercado para que possibilitem o acesso ao livro. Neste sentido se faz necessário que a locadora possua servidor de dados e conexão com a internet com o tipo que seja mais viável técnica e economicamente para a empresa.

3.2 – Politicas de Segurança

A segurança da informação está relacionada com proteção de um conjunto de dados, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. São características básicas da segurança da informação os atributos de confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade, não estando esta segurança restrita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com