TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Sistemas

Artigos Científicos: Análise De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

Questões – Tipos de Sistemas Operacionais

1)Estabeleça a diferença entre os sistemas Monoprogramável e Multiprogramável.

R: Nos sistemas monoprogramaveis eram tipicamente voltados para a execução de uma única tarefa, ou seja, enquanto uma instrução era executada os recursos de hardware ficam dedicados de forma exclusiva e para qualquer outra operação pudesse ser realizada era necessário aguardar o termino da atual.

Os sistemas multitarefa se caracterizam por executar várias instruções ou programa compartilhando recursos de hardware em um pequeno intervalo de tempo de forma ordenada e protegida.

2) Comente quais a vantagens dos sistemas multiprogramáveis, sobre os sistemas monoprogramáveis.

R: As vantagens são melhor utilização dos recursos de hardware, aumento da produtividade, redução de custos e maior interação com usuário e máquina.

3)O que é o sistema multitarefa?

R: É um sistema capaz de gerenciar diversas aplicações durante o período de uso do sistema. Entre os diversos tipos de operação, podemos classificar: Sistemas de Lotes, sistemas de Tempo compartilhado e Sistema de Tempo Real.

4)Os sitemas multiprogramáveis se divide em 3 tipos. Cite e comente cada um deste tipos de Sistemas Operacionais.

R: SISTEMA BATCH (LOTE) – É um tipo de sistema que não exige a iteração do usuário com o sistema durante a execução de instruções seqüenciais, exemplo: (JOB-Arquivos de lote executados em MAINFRAME, AUTO ROOM em mídias CD/DVD).

SISTEMA DE TEMPO COMPARTILHADO (TIME SHARING) – Neste tipo de sistema ocorre a iteração do usuário constantemente para a execução das diversas aplicações que ocorre através de uma linha de comunicação direta com o SO. Para que cada usuário tenha chances equilibradas de utilizar recursos, o sistema aloca uma pequena fatia de tempo do processador para todos os terminais ativos, atendendo a todos em um esquema de fila circular.

SISTEMA DE TEMPO REAL – Nos sistemas de tempo real, não existe a idéia de falta de tempo. Um programa detém recursos de processador o tempo que for necessário ou até que apareça outro usuário com maior prioridade nos sistemas.

5)Os Sistemas com multiprocessadores se dividem em 2 tipos. Cite-os e comente cada um.

R: SISTEMAS FORTEMENTE ACOPLADOS – Nesses sistemas existem dois ou mais processadores compartilhando uma única memória e controlados apenas por um sistema operacional.

SISTEMAS FRACAMENTE ACOPLADOS – Nesses sistemas pode ocorrer a existência de dois ou mais sistemas de computação conectados através de uma linha de comunicação. Cada sistema tem o seu funcionamento de forma independente caracterizado pelo processamento, distribuídos entre os diversos processadores.

6-)O que caracteriza um sistema de tempo compartilhado?

Para que cada usuário tenha chances equilibradas de utilizar os recursos, o sistema aloca uma fatia de tempo ("time slice") do processador para cada terminal ativo e os atende num esquema de fila circular. Esgotado o "time slice" de um usuário, ele perde automaticamente o controle da UCP, que passa para o usuário seguinte da fila.

7-) O que caracteriza um sistema de tempo real(Real-Time)?

O sistema de tempo real, não existe a idéia de fatia de tempo. Um programa detém o processador o tempo que for necessário ou até que apareça outro usuário de maior prioridade para o sistema.

8-) “Foram os primeiros sistemas multiprogramáveis a serem implementados e caracterizam-se por terem seus programas executados de forma sequencial. Neste tipo de sistema, os programas não exigem interação do usuário, lendo e gravando dados em discos.” Responda qual tipo de sistema refere-se o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com