TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Texto

Projeto de pesquisa: Análise De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 5

2 – Atividade escrita 01: Análise do texto

Pela diagramação podemos deduzir que se trata de uma citação necessária à compreensão dos elementos descritos no conteúdo de uma obra de cunho científico, porém, esta citação é baseada em fatos e não em dados. A utilização ao final do texto da expressão “apócrifa” nos revela o não conhecimento do autor dos fatos e a pouca credibilidade da nota, quase sugerindo uma lenda, porém necessária ao enredo que se segue. Não identifico palavras desconhecidas no texto, os termos utilizados podem não ser totalmente coloquiais, mas também não chegam a ser científicos puros. O tema é a capacidade humana de se comunicar através da linguagem e a tese é de que o homem é um ser com faculdades cognitivas que permitem que ele “aprenda” a usar os sistemas de comunicação de seus pares ou, de suas linguagens. Ele recorre às narrações de Heródoto a respeito de experiências nada ortodoxas em busca da língua orgânica e a incapacidade do ser humano de desenvolver uma linguagem oral sem os exemplos sonoros e o tempo para o aprendizado. A capacidade de utilização da língua não é herdada, é aprendida. O fenômeno da sociedade cultural seria a base para o homem social, sem essa interação, reinaria o caos. Os fatos apresentados pelo autor procuram justificar a necessidade do homem absorver os produtos do meio e por eles se guiar socialmente. O autor em suas citações no leva a conclusão da necessidade humana de viver em sociedade para poder progredir individualmente, o ser social, e de que somos incapazes de ir adiante sem a necessária influência externa.

3 – Atividade escrita 02: Construção de texto e conclusões

Com a finalidade de explicar o desenvolvimento das necessidades sociais da humanidade para a sua própria sobrevivência, o texto nos remete às condições inicias em que o homem caçador/coletor dependia de variáveis naturais para manter-se vivo. Fica claro que ao longo do tempo a catapulta evolutiva foi a necessidade de adaptação a novas realidades que se apresentavam dia após dia. O advento da agricultura se faz presente à medida que o homem através da coexistência aprende a domar a natureza e a se utilizar dela para seus objetivos. Nesse momento, as terras se tornam uma necessidade e a divisão de trabalhos também. O homem inicia então uma relação social de atribuições, os papéis de cada um começam a se delinear e se fazem então presentes às chamadas “classes” divididas entre dominantes e dominados. Os excedentes gerados contribuem diretamente à criação do comércio a princípio pelo sistema de escambo e posteriormente à criação de formas de moedas. A partir daí, começam a se formar grandes civilizações, o mundo se torna cada vez mais mecanizado e novas “castas” aparecem. O domínio do conhecimento passado de geração em geração cria os dominantes, servos e escravos são a mão de obra disponível. Com essa nova realidade, surge a necessidade de organização da sociedade através de regras mais claras e gerais de comportamento, surge então o “estado”. A princípio, o estado era praticamente o exército e através da força se controlavam os povos, o sentido de democracia só viria muito depois na Grécia. Mas a democracia ateniense a princípio ainda privilegiaria os poderosos que através de seus latifúndios transformavam a mão de obra em servos e escravos. Esse fato só cessou quando da primeira reforma social e do perdão das dívidas dos camponeses. A partir daí, temos o embrião do que seria o homem atual, que através do desenvolvimento de linguagens e símbolos, transmite sua experiência, ensina e treina seus sucessores visando à continuidade do processo de progresso e sobrevivência. O homem então se torna um produto, suas relações de trabalho são outras, ele “aluga” sua cultura e seu conhecimento em prol da produção de artigos consumíveis pela sociedade. Diante desse quadro, se torna cada vez mais necessário o entendimento das relações humanas, nasce a Sociologia, a ciência do entendimento das relações humanas e seus resultados sobre o todo.

4 – Atividade escrita 03: Conceito de cultura, trabalho e ciência relacionados à Administração

A princípio, gostaria de definir administração do meu ponto de vista, não o conceito científico puro, mas meu modo particular de ver. “Administrar é obter, manter e controlar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com