TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA: UMA TAXONOMIA INTEGRADA À GESTÃO DA PRODUÇÃO E DE RECURSOS humanos

Por:   •  10/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.635 Palavras (23 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

RESUMO        

ABSTRACT        

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS        

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de recrutamento e seleção de pessoas no setor de material de construção de três empresas privadas. Portanto, foi realizado devido às dificuldades encontradas na gestão de pessoas no setor de comunicação deste município, principalmente no que diz respeito ao processo de recrutamento e seleção de pessoas. O estudo tem como metodologia adota a pesquisa bibliográfica e descritiva que forneceu subsídios indispensáveis para construção de tal estudo, alem da pesquisa de campo, sendo a que os dados analisados de forma quantiqualitativa. Os autores adotados nesta pesquisa foram Chiavenato (2005, 2009, 2010), Pontes (2004), Silva e Nunes (2002), dentre outros autores estudados. Diante do contexto estudado, conclui-se que as empresas sofrem perdas significativas por não possuírem pessoas qualificadas o suficiente como responsáveis pelo setor de Gestão de Pessoas, isso acarreta na forma incorreta do processo de recrutamento e seleção de pessoas.

Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Recrutamento. Seleção.

ABSTRACT

This study aims to analyze the process of recruitment and selection of people in the construction of three private sector companies stuff. Therefore, it was realized due to difficulties encountered in the management of people in this county communications sector, especially with regard to the recruitment and selection process of people. The study's methodology adopts a bibliographic and descriptive and that provided subsidies necessary to build such a research study, besides the field survey, and the data analyzed quantitative and qualitative manner. The authors adopted in this research were Chiavenato (2005, 2009, 2010), Bridges (2004), Silva and Nunes (2002), among other authors studied. Before the study context, we conclude that firms suffer significant losses by not having enough qualified people to be responsible for people management sector, this entails the incorrect form of the recruitment and selection process of people.

Key-words: Personnel Management. Recruitment. Selection.

1 INTRODUÇÃO

Hoje as empresas estão em busca de qualidade, inovação, e melhores resultados, em virtude disso o capital humano tem um papel importante nas organizações. Por estas razões o recrutamento e seleção vêm ganhando cada vez mais atenção dos gestores

Ainda sobre a importância do processo de seleção, Lacombe e Heilborn (2007, p.243) afirmam que” A empresa tem de possuir eficientes mecanismos de seleção para evitar a contratação de incompetentes, que têm baixa produção em termos de quantidade e qualidade e são quase sempre incapazes de se colocar do lado da empresa.” Pois o trabalho com pessoas eficientes e competentes reduz as chances de resultados ruins. Chiavenato conceitua Gestão de Pessoas da seguinte forma

A Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é exatamente contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negocio da organização da tecnologia utilizada, dos processos internos, do estilo de gestão utilizada e de uma infinidade de outras variáveis importantes. (2010, p.08)

Este artigo relata a importância do recrutamento e da seleção de pessoas para as empresas, tendo como foco três empresas privadas no ramo de material de construção. Discorre sobre os tipos de recrutamento e seleção, auxiliando, assim, a identificar a melhor forma de atrair candidatos qualificados para as mesmas, além de destacar a importância de conhecer as melhores técnicas de seleção, e a que mais se adéqua para a escolha de candidatos qualificados para a empresa, visto que, a formação do quadro de funcionários eficientes e qualificados é atribuição do setor de recrutamento e seleção de pessoal, por serem as pessoas as principais fontes de sucesso ou fracasso das organizações.

Para isso é de fundamental importância que o responsável pelo recrutamento e seleção tenha capacidade de analisar e identificar comportamentos, atitudes e competências dos candidatos selecionados, afinal é dele a responsabilidade pelas contratações.

Este trabalho buscará formular uma visão geral sobre os processos de recrutamentos e seleção nas empresas do setor de comércio e conscientizar as empresas locais sobre a importância de se trabalhar com pessoas qualificadas, responsáveis e com habilidades compatíveis com o cargo que ocupam (rão), portanto, evidenciando a importância do processo de recrutamento e seleção adequado, utilizando para tanto, como objeto de pesquisa as supracitadas empresas.

O material aqui apresentado traz os conceitos atualizados de recrutamento e seleção de pessoal, apresentados por autores de destaque nomeadamente: Chiavenato, George T. Milkovich, John W.Boudreau, Lacomb Frâncico José Masser e Gilberto Luz Jose Heiborn.

Além de destacar a importância destes processos, os autores abordam o recrutamento e a seleção de pessoas como imprescindíveis para o crescimento das empresas, pois muitas ainda estão despreparadas, ou seja, não utilizam destes métodos e sofrem grandes perdas por falta de uma equipe bem sucedida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)   pdf (234.6 Kb)   docx (38.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com