TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de recursos humanos é uma tarefa fundamental para que os processos internos se estabeleçam adequadamente e as empresas

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.781 Palavras (12 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO[pic 1]

INTRODUÇÃO............................................................................................................ 3

CONSIDERAÇÕES INICIAIS         4

DIAGNÓSTICO........................................................................................................... 5

PLANO DE AÇÃO         6

CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS         8


[pic 2]

INTRODUÇÃO

A gestão de recursos humanos é uma tarefa fundamental para que os processos internos se estabeleçam adequadamente e as empresas se desenvolvam, tem como principal finalidade planejar, organizar, desenvolver, coordenar e controlar pessoas que sejam capazes de promover o desenvolvimento eficiente de outros indivíduos dentro da organização.

O Planejamento de Recursos Humanos consiste em identificar o que deve ser feito para conseguir os colaboradores necessários à concretização dos objetivos da empresa. Para que o esse planejamento saia bem feito é necessário que os gestores dos RH conheçam a natureza dos objetivos da organização, o conhecimento do mercado de trabalho e das disponibilidades internas, assim como terem o domínio de técnicas de planeamento.

Entende-se que as empresas precisam de pessoas para o seu crescimento e desenvolvimento, da mesma forma, estas precisam das organizações para atingir seus objetivos pessoais.

Pensando nesses objetivos que os diretores da Supersoft concordaram com a contratação de um consultor de RH.

De posse ao “Dossié Supersoft”, foi nos dado este desafio. Esta consultoria fará um levantamento de todos os problemas pessoais e operacionais dos clientes internos e externos, medir o sentimento das pessoas em relação aos regulamentos, às regras, aos procedimentos, às recompensas, ao espírito de grupo e ao apoio dos superiores, etc.



CONSIDERAÇÕES INICIAIS[pic 3]

Em uma organização existem inúmeros recursos, chamados recursos organizacionais, dentre eles, o que mais se destaca por sua capacidade de aprender coisas novas, por suas habilidades e comportamentos é a pessoa.

Com isso, as organizações abrem mão de uma série de recursos para melhor desenvolver seus Recursos Humanos, agregando-lhes valor e capacitando-os cada vez mais. Sabe-se da importância das pessoas nas organizações, sendo fundamentais para que alcance o sucesso. Portanto atrair e manter talentos têm sido um grande desafio para os gestores de pessoas. 

Foi observado que a empresa SUPERSOFT passa por sérios problemas

relacionados ao ambiente de trabalho. As políticas salariais e de recompensas não

são claras e geram dúvidas e insatisfações por parte dos colaboradores. O ambiente

físico não é adequado para alguns de seus colaboradores.

A contratação de um consultor em RH consultor pode melhorar o clima organizacional da empresa, pois fica mais próximo aos colaboradores identificando e

corrigindo as insatisfações. A transparência da gestão é uma forma para os

funcionários tirar dúvidas sobre o seu papel na organização ocorrendo uma menor

resistência às mudanças.

Ocorre também um fortalecimento da relação empresa-colaborador, pois além das

lideranças, o consultor interno de RH também se mostra um porta-voz da

organização junto aos colaboradores (BISPO, 2013). Evitando o absenteísmo e a

migração para a concorrência. Considerando o dossiê, sugiro a implantação de um

projeto que será desenvolvido para trazer melhorias para a organização, envolvendo

todos os funcionários e os proprietários através do levantamento das necessidades

existentes.

        


 [pic 4]

DIAGNÓSTICO

Durante a análise da SUPERSOFT foi observado os seguintes problemas na infraestrutura funcional e gestão organizacional da empresa:

Dificuldades para trabalho em equipe: são funcionários muito habilidosos, porém não conseguem trabalhar de maneira efetiva com os outros departamentos. E, além disso, os gestores da empresa não tem uma visão holística da organização, o que dificulta ainda mais o processo, devido ao fato deles possuírem pensamentos divergentes.
Infraestrutura da Empresa: a SUPERSOFT possui uma copa que não é bem utilizada pelos colabores por não ser bem estruturada para uso. Além da falta de equipamento adequado a alguns funcionários.

Funcionários desmotivados: verifica-se no quadro de funcionários o baixo nível de motivação dos mesmos, e isso tem impactado diretamente o nível de produtividade e relacionamento. E para que o andamento da empresa seja crescente é necessário que os funcionários estejam motivados e sintam-se valorizados pela mesma, dessa maneira eles se sentirão bem e dispostos a dar o seu melhor por uma organização que os valoriza e dispõe de recursos para capacitação e aprimoramento de suas habilidades.
Políticas de Remuneração: na SUPERSOFT não existe política de remuneração para os funcionários. Isso gera um descontentamento e insatisfação com a empresa, ocasionando a queda da produtividade.
Adequação Salarial: a falta de clareza nos demonstrativos de pagamento gera muitas dúvidas e algumas insatisfações por parte dos funcionários.


PLANO DE AÇÃO

A empresa busca resultados e de outro lado os colaboradores desejam ser atendidos em suas necessidades. O planejamento de RH concilia os objetivos da empresa com os objetivos dos funcionários.  
“O clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades dos participantes, produzindo elevação do moral interno. É desfavorável quando proporciona frustação daquelas necessidades,” CHIAVENATO (2006).

O atual Clima Organizacional da SUPERSOFT gera tensões, desinteresses, erros constantes e falta comunicação. 
Para a melhora do clima organizacional da SUPERSOFT a sugestão é reservar uma porcentagem de 1% - 2% do faturamento mensal da empresa na viabilização da interação entre os funcionários na forma de eventos mensais como churrascos, caminhadas ecológicas, jantares ou almoços e alguns desses eventos com a participação das famílias dos funcionários. O planejamento desses eventos ficaria a cargo da Administração da empresa.
Na infraestrutura a SUPERSOFT deve equipar a copa da empresa, instalando pia, mesas e cadeiras, comprar eletrodomésticos, pratos e talheres permitindo que os funcionários possam fazer as refeições no ambiente. Além de ajudar os funcionários a gastarem menos não almoçando fora, ajuda no fortalecimento das relações entre os funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (135.9 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com