TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do PPP

Trabalho Universitário: Análise Do PPP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 6

Análise do PPP e da Gestão Escolar

A educação é um dos meios através dos quais pode se tornar desenvolvidas na elaboração de metas para o crescimento da sociedade, formando cidadãos críticos com a concepção voltada para o cotidiano do indivíduo. Para cumprir a sua função social precisa voltar-se para a realização plena do ser humano no seu contexto social, político, econômico e cultural valorizando as aprendizagens que possibilitam ao educando alcançar os objetivos.

Nesse contexto se faz necessário que possa fazer parte daeducação, pessoas comprometidas com a função que exerce e que esteja engajada na sociedade, mostrando competência com o trabalho realizado, para que possa ocorrer de maneira contínua e sistemática o processo de reflexão coletiva sobre a prática que, gradativamente levará experimentação de novos comportamentos profissionais.

A gestão democrática pode ser considerada como meio pelo qual todos os seguimentos que compõem o processo educativo dos rumos que a escola deve imprimir à educação e a maneira de implementar essa decisão num processo contínuo de avaliação de suas ações.Como elementos constitutivos dessa forma de gestão podem ser apontados: participação, autonomia, transparência e pluralidade. Segundo Marcos Rosa o gestor deve construir um percurso para transformar o tempo burocrático em tempo vivido e valorizado. Gestores que atuam como líderes possibilitam que os decentes exerçam e compartilhem seus conceitos subjetivos sobre determinados temas antes que novos conceitos sejam apresentados. Eles investigam o que os professores de sua escola, em conjunto entende por aprendizagem por currículo por disciplina, o que sabem sobre avaliação cooperativa, como procedem em relação a parcerias e assim por diante. A partir daí, os professores, coletivamente vão colocando sobre a mesa e arejando as idéias, as crenças e os valores dos quais antes não tinham plena consciência e passou a questionar-se a respeito de seus fundamentos.

De acordo com Madza Ednir e Claudios Ceccon os gestores que atuam como líderes possibilitam que os decentes expressam e compartilham seus conhecimentos subjetivos sobre determinados temas antes que novos conceitos sejam apresentados. Para eles a alma da escola são todos os que nelas convivem e aprendem: professores, alunos, funcionários, famílias, membros da comunidade e gestores também. A diretora ou o diretor e os demais membros da equipe gestora (vice-diretores, coordenadores, supervisores, professores-líderes) no entanto, tem o poder de animar, alimentar e fortalecer a cooperação e a sinergia entre todas essas pessoas, sem as quais um prédio escolar arquitetonicamente perfeito, contendo equipamentos e materiais pedagógicos sofisticados, ostentando normas e regulamentos preciosos, seria tão patético como um corpo sem vida coberto de enfeites.

Sem dúvida, lidar com pessoas, mantê-las trabalhando satisfeitas, rendendo o máximo em suas atividades, contornar problemas e questões de relacionamento humano fazem da gestão de recursos humanos o fiel da balança em termos de fracasso ou sucesso de toda formulação educacional a que pretenda dar consecução na escola.

O PPP se configura como projeto em ação, pois se alimenta das avaliações desenvolvidas sobre a própria ação para se re-conduzir e se re-programar. É nele que são estabelecidos os conteúdos, as metodologias, as avaliações a serem desenvolvidas na escola, tendo como eixo prioridade e formação humana e a construção da cidadania. Segundo Veiga (1995), o termo político aparece para destacar que ação é ato político, por estar formando um cidadão para determinada sociedade, sociedade esta que cobra da escola uma formação que propicie competência profissional e vivência democrática, participativa, crítica, responsável e ética. Assim, podemos entendê-lo como a própria organização do trabalho pedagógico da escola como todo, sendo construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. Devem ser levados em consideração as diversas experiências pedagógicas historicamente desenvolvidas pelo município e pela sociedade civil organizada, estão voltadas para a formação humana valorizando o conhecimento de cada comunidade.

De acordo com Vasconcelos é preciso reconhecer um campo possível de valência positiva para resistência a mudança assim, possa estabelecer um movimento que propicie ações efetivas, no sentido de verificar o que realmente proporciona a mudança qualitativa e pertinente atentando para os aspectos positivos do trabalho e para o valor da prática desenvolvidas até então afastando o risco de cair em modismo inconseqüente. A escola é o espaço onde o aluno aprende a aprender, a pensar, elaborar e expressar melhor suas idéias e a resignificar suas concepções ao ser introduzido no universo dos saberes teoricamente elaborados e nos procedimentos científicos de análise, interpretação e transformação da sociedade, sejam elas de natureza econômica, política, social, cultural, ética ou moral. Tem que considerar também as relações diretas ou indiretas dessas práticas com os problemas específicos da comunidade local a que presta serviços.

Afirma Neves (1995) o projeto político pedagógico possui as seguintes características: totalidade, identidade, dinamismo e transparência. Portanto podemos concluir que os estabelecimentos de ensino elaboram, executam e informam os pais e responsáveis sobre a execução da proposta pedagógica, onde os decentes e todos os funcionários devem participar da elaboração e da implantação de um plano de trabalho que caracterize a proposta pedagógica da escola. Como já nos ensinava Paulo Freire,na prática social da educação todos ensina a todos aprendem,num processo dialético que gera no conhecimentos.

Analisando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com