TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS SOCIAIS NA SOCIEDADE

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DE PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS SOCIAIS NA SOCIEDADE.

O homem ao longo da historia tem sido uma mola propulsora do desenvolvimento em todas as áreas das ciências, sendo responsável pela evolução tecnológica e entre outros presentes no mundo globalizado, porém, para obter o sucesso com suas ideias, foi necessário desenvolver algumas ferramentas fundamentais que viesse a contribuir com alcance dos objetivos, como podemos citar: o ato de fazer planos, formular programas e consequentemente com o aumento das desigualdades sociais gerada pelo sistema capitalista surge à necessidade de se criar projetos sociais como respostas as desigualdades sociais presentes na sociedade.

De uma forma geral o planejamento não é algo recente, pois remete ao pensar humano, que sempre teve em seus anseios de buscar algo novo, e nisso se pensa em conseguir e como fazer. Desde o inicio nos séculos o planejamento esteve presente na vida do homem. Para Barbosa (1980) o planejamento inicialmente era feito de forma grupal, visto que homem no inicio dos séculos não conhecera a individualidade. Dessa forma o autor afirma:

O planejamento era do grupo, dada à homogeneidade de comportamento, uma vez que homem ainda não despertara para sua individualidade. A participação, em consequência, era atribuída também ao grupo, com quem estava a força, pois ainda o homem era incapaz de considerar a vida de um ponto de vista individual, independente, assumindo responsabilidades. (Barbosa, 1980, p.20).

O planejamento se transforma uma ferramenta fundamental na sociedade contemporânea, visto que diante das evoluções constantes que perpassa a sociedade, não dar pra ter sucesso com ideias, caso elas não seja organizada, e pra isso, diversos aspectos que são relevantes e primordiais no planejamento devem ser apreciados visando o sucesso do que se pretende conquistar. Segundo (Oliveira, 2007. p.21) "planejar é pensar sobre aquilo que existe, sobre o que se quer alcançar, com que meios se pretende agir”. Logo um conhecimento prévio da realidade, levantamento de recursos material e humano, definição dos objetivos, avaliação do planejamento com vistas a evitar falhas durante a execução, e entre outros fatores que possibilitam o sucesso do que se pretende alcançar.

CONCEITOS DE PLANO, PROGRAMA E PROJETO E SUA ARTICULAÇÃO NA OPERACIONALIDADE DAS POLÍTICAS SOCIAIS NA PRÁTICA INTERVENTIVA DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL.

Trazendo alguns conceitos de plano, programa e projeto, e possível perceber semelhanças em muitas vezes com planejamento, sendo que plano é um documento mais abrangente e geral, contendo a identificação de pontos a serem a serem tratados, diagnósticos, objetivos a serem alcançados, metas de uma determinada instituição. Programa também sendo um documento que indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública. E Projeto é a menor unidade do processo de planejamento. Trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado. Diante dos conceitos entende-se que são apenas os meios pelos quais o planejamento se expressa. Carvalho (1978) torna claro o lugar de cada um no interior do processo geral que pretende concretizar políticas públicas. Vale ressaltar que o Planejamento se tornou objeto de preocupação, a partir do momento em que as empresas passaram a ter interesse em atender seus objetivos no século XIX. Também surge na teoria da administração, como papel voltado para o administrador, e nessa perspectiva que Barbosa (1980, p.22) diz que: “(...) é na teoria da administração que surge o planejamento como uma função do administrador, levado pela necessidade de maior atenção á empresa, quando a mesma não poderia mais ficar dependente de um só homem”. Outro conceito bastante significativo de acordo com Barbosa (1980) abordado por Henry Fayol no âmbito da administração o planejamento é todo ato de organizar, planejar, prever, coordenar e controlar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com