TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Estilística Dos Painéis Rupestres Do sítio Cabeças 4, Felício Dos Santos, Minas Gerais.

Exames: Análise Estilística Dos Painéis Rupestres Do sítio Cabeças 4, Felício Dos Santos, Minas Gerais.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O sítio arqueológico Cabeças 4 está implantado no complexo arqueológico de Serra Negra em terras do povoado de Cabeças, município de Felício dos Santos, Alto Vale do Araçuaí, Minas Gerais. Trata-se de um sítio com grande repertorio cultural, destacando-se a presença de imensos painéis rupestres em um primeiro momento filiadas a tradição planalto no teto do abrigo, além do mesmo ser o sitio com maior área abrigada. Tal sitio se localiza em um abrigo rochoso (quartzítica), assentada nos domínios da Província de Mantiqueira, no limite entre o Cráton do São Francisco e a Faixa Araçuaí, cuja expressão local é a Cordilheira do Espinhaço Meridional modeladas por rochas da unidade Super Grupo Espinhaço de idade Paleo/mesoproterozóico (Fagundes et al, 2012a, 2012b). A cobertura vegetal próxima ao abrigo é caracterizada como um ecótono, possuindo características de transição dos biomas do cerrado e da mata atlética.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

O sítio apresenta diversa cultura material, como foi evidenciado nas escavações nele realizadas, alem de apresentar imensos paineís de arte rupestres. O conjunto estilistico do sitio em um primeiro momento está remontado a tradição planalto em arte rupestre, sendo que os seus elementos definidores são os grafismos de zoomorfos, sobretudo cervídeos e peixes, de composição monocrômica, que são acompanhados de outros zoomorfos (quadrúpedes, geralmente menores que os cervídeos) e de antropomorfos muito esquematizados (PROUS & BAETA, 1992/93).Um dos traços marcantes da Tradição é a prática de realizar intensas sobreposições nos painéis, o que resulta em uma aparência caótica dos mesmos. A tradição Planalto foi dividida em quatro conjuntos (LINKE, 2008), com base na sua distribuição estratigráfica nos diferentes sítios arqueológicos e, assim, obtendo-se uma cronologia relativa para esses sítios. Com isso, pode-se indicar quem foram os primeiros a “colonizar” a face sul da Serra do Espinhaço, chegando-se às ocupações mais recentes. Ao analisar as figurações presentes no sitio, se evidenciou sobreposições de imagens, alem de figuras pertencentes a tradição planalto em momentos diferentes, o que indicaria distintos períodos de ocupação do sitio, ressaltando ainda que o mesmo continua sendo utilizado por populações locais como forma de abrigo.

Figura 1. Inserir aqui título de figura.

CONCLUSÕES

Até o presente momento os grafismos encontrados são pertencentes a tradição planalto, talvez no seu primeiro, segundo e quarto momento. Tais momentos nos inferem a pensar em momentos distintos de ocupação do sítio e em geral do alto Jequitinhonha, sendo necessário ressaltar que a pesquisa e as discussões em torno do assunto continuam em andamento.

REFERÊNCIAS

PROUS, André; BAETA, Alenice. Elementos de cronologia, descrição de atributos e tipologia. Arquivos do Museu de História Natural da UFMG – Santana do Riacho, tomo 2. Belo Horizonte: UFMG. Vol. XIII. pp. 241-332, 1992/3

LINKE, Vanessa. 2008. Paisagem dos sítios de arte rupestre da região de Diamantina. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais.

FAGUNDES, Marcelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com