TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Grupo De ânions

Artigos Científicos: Análise Grupo De ânions. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Os carbonatos são sais inorgânicos ou seus respectivos minerais que apresentam na sua composição química o íon carbonato CO3- 2.

Uma solução aquosa de dióxido de carbono contém uma quantidade mínima de H2CO3, chamado ácido carbônico, que se dissocia formando íons hidrogênio ( H+ ) e íons carbonato. O ácido carbônico seria um ácido relativamente forte se existisse na forma pura, porém o equilíbrio favorece o dióxido de carbono e, sob tais condições, são soluções razoavelmente fracas. Nos sistemas biológicos a enzima “anidrase carbônica” catalisa a conversão entre o dióxido de carbono e os íons carbonatos.

Bicarbonatos são sais que contêm o ânion HCO3-. Quimicamente são resultantes de uma reação de salificação parcial.

O bicarbonato mais importante é o bicarbonato de sódio. Devido a sua solubilidade relativamente baixa, é um intermediário no processo de obtenção do carbonato de sódio, segundo Ernest Solvay.

Os sulfitos são os sais do ácido sulfuroso H2SO3.

Os sais de sulfito contêm o ânion SO32-, sendo os mais importantes o sulfito de sódio e o sulfito de magnésio. Formam-se ao por em contacto o dióxido de enxofre (SO2) com soluções alcalinas.

Hidrogenossulfitos ou bissulfitos são obtidos ao dissolver SO2 em soluções de sulfitos.

Iodato de sódio é um composto químico de fórmula NaIO3. É também um agente oxidante e, como tal, pode provocar incêndios se em contato com materiais combustíveis ou agentes redutores. Pode ser preparado através da reação de uma base contendo sódio, como o hidróxido de sódio, com o ácido iódico, por exemplo:

HIO3 + NaOH → NaIO3 + H2O.

Em química, um molibdato é um composto que contém um ânion molibdênio no seu mais elevado estado de oxidação de 6. O molibdênio pode formar uma grande variedade de ânions que podem ser estruturas discretas ou estruturas poliméricas estendidas, embora este último tipo seja apenas encontrado no estado sólido.

Ácido fosforoso é o composto químico descrito pela fórmula H3PO3 (ou HP(O)(OH)2). É um dos oxiácidos do fósforo, outros importantes membros sendo oácido fosfórico (H3PO4) e o ácido hipofosforoso (H3PO2). Note-se que somente os compostos reduzidos do fósforo recebem no nome o final "oso". Outros nomes deste ácido são ácido ortofosforoso e óxido de dihidroxifosfina.

Em química, os pirofosfatos são os ânions, sais, e ésteres do ácido pirofosfórico. O ânion se abrevia PPi e se forma pela hidrólise da ATP para formar AMP nas células. Esta hidrólise se conhece como pirofosforólise

ATP → AMP + PPi

O ânion pirofosfato tem uma estrutura P2O74−, e é um ácido anidro do fosfato.

Borato ( derivado do latim borax-ácis, que significa sal natural ) é o nome dado a todos os sais oxigenados que contem o boro e o oxigênio na composição química do ânion do sal.

Ácido tartárico é o principal ácido do vinho, conferindo-lhe a saúde indispensável à sua vida. Em casos de vinhos com pouca acidez, é desejável que o ácido tartárico seja adicionado (acidulante INS 334), contribuindo para a qualidade global do vinho. Também pode ser encontrado em alguns bolos ou sobremesas, onde é adicionado com o objetivo de captar pigmentos que se formem durante a cozedura e assim manter a cor original do produto.

Os oxalatos se formam por neutralização do ácido oxálico com a base correspondente ou por intercâmbio do cátion. Deste modo pode se obter o oxalato de potássio a partir do ácido oxálico e do hidróxido de potássio.

HOOCCOOH + 2 KOH -> KOOCCOOK + 2 H2O

Citrato de sódio ou citrato trissódico é o sal de sódio do ácido cítrico com a fórmula química Na3C6H5O7. Possui um sabor salino, medianamente tartárico. Por esta razão, citratos de certos metais alcalinos e alcalino terrosos (e.g. citratos de sódio e cálcio) são comumente conhecidos como sal azedo(ocasionalmente o ácido cítrico é erroneamente chamado sal azedo).

Objetivo

A prática envolvendo o terceiro grupo de ânions tem como objetivo identificar e distinguir os ânions do terceiro grupo através de reações características de cada ânion seguindo a marcha analítica ou marcha de análise.

Resultados e discussão

REAÇÃO DE PRECIPITAÇÃO

Ao adicionar-se cloreto de bário às soluções dos sais, obteve-se a formação de precipitados brancos.

Ao adicionar-se nitrato de prata às soluções dos sais, obteve-se também a formação de precipitados brancos.

Com cloreto de bário (pp. branco);

Na2CO3 + BaCl2 2NaCl + BaCO3

2NaIO3 + BaCl2 2NaCl + Ba(IO3)2

Na2MoO4 + BaCl2 2NaCl + BaMoO4

Na2B4O7 + BaCl2 + 3H2O 2NaCl + 2H3BO3 + Ba(BO2)2

Na2C2O4 + BaCl2 2NaCl + BaC2O4

Na2C4H4O6 + BaCl2 2NaCl + BaC4H4O6

Na3C6H5O7 + 3BaCl2 6NaCl + Ba3(C6H5O7)

2NaHCO3 + BaCl2 2NaCl + CO2 + 2H2O + BaCO3

• Com nitrato de prata (pp. branco).

Na2CO3 + 2AgNO3 2NaNO3 + Ag2CO3

NaIO3 + AgNO3 2NaNO3 + Ag2(IO3)2

Na2MoO4 + AgNO3 2NaNO3 + Ag2MoO4

Na2B4O7 + AgNO3 + 3H2O 2NaNO3 + 2H3BO3 + AgBO2

Na2C2O4 + 2AgNO3 2NaNO3 + Ag2C2O4

Na2C4H4O6 + 2AgNO3 2NaNO3 + Ag2C4H4O6

Na3C6H5O7 + 3 AgNO3 3NaNO3 + Ag3C6H5O7

2NaHCO3 + 2AgNO3 2NaNO3 + CO2 + 2H2O + Ag2CO3

Reação de distinção

Diferenciação entre carbonato e bicarbonato

• transferiu-se uma alíquota de solução estoque em um tubo de ensaio e colocou-se para reagir com MgSO4 e obteve-se:

CO3-2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com