TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise PPP

Monografias: Análise PPP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE DO “PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO” SEGUNDO INDICADORES DE HELOÍSA LUCK

A ESCOLA:

A EMEI Luiz Simplício de Andrade esta localizada no Município de Carapicuíba. Ela tem três anos de existência atendendo 418 crianças que se localizam na comunidade de Vila Olivina.

A Escola atende Crianças de 0 á 5 anos oferecendo o curso de educação Infantil. A escola não possui coordenadora apenas Diretora.

O Projeto Politico Pedagógico, assim como o currículo da escola são “construídos” e “utilizados” de forma burocrática pela Diretora sem qualquer participação da equipe de professores da escola.

INDICADORES:

Liderança educacional - Entender o dirigente como um líder, e não como um controlador, em que estimulem os professores e os funcionários da escola, pais alunos e comunidade, com o intuito de criar um ambiente escolar positivo.

Este indicador não pode ser observado no PPP, ele se confere através da convivência diária, através da observação da gestão de relações que o gestor faz ou não. Algo que acredito contribuir para que a Liderança possa realizar este trabalho e que podemos encontrar no PPP são os valores e premissas da escola. A escola tem por principal valor a Ética e o respeito aos outros.

Com tudo pude observar por um tempo a escola conversando com a Diretora percebi que a mesma trabalha para que a escola tenha um ambiente harmonioso, o que se pode perceber ao observar as relações na escola. Tanto dos profissionais uns com os outros como dos professores com as crianças.

Percebi que os profissionais da escola e os pais tratam a diretora com muito respeito e ela retribui garantindo que a escola inteira funcione da mesma forma e assim cumpra o ideal da escola.

Flexibilidade e autonomia - Busca mudar a concepção de uma administração escolar nos moldes rígidos, mas sim ações que visem à melhoria da qualidade de ensino e essas ações possam e deve ser desenvolvida para a comunidade externa e interna a escola.

Ao observar o PPP pude encontrar relações com este indicador no Plano de Ação da escola. Infelizmente o que pude encontrar no PPP não coincide com o indicador proposto por Heloísa, pois as ações propostas se pautam em processos sistemáticos que engessam o professor a uma determinada forma de trabalhar sem liberdade e abertura para desenvolver com sua turma os projetos que surgem.

No PPP pude encontrar alguns projetos que a escola desenvolve em parceria com instituições vizinhas. Essas parcerias se dão principalmente nos festejos, a Festa Junina e a Festa da Primavera. Essa ação que envolve a comunidade externa parte muito mais da Diretora do que das necessidades e demandas de aprendizagem dos alunos. Pude perceber isto pois a diretora me disse que ela que monta os projetos.

Apoio da comunidade - As escolas eficazes apresentam um elevado espírito de integração com a comunidade a fim de construir uma gestão democrática e participativa, interagindo a comunidade e o pessoal da escola.

No PPP encontro uma parte que fala da relação da escola com a Comunidade Escolar Externa.

A escola tem por ponto alto justamente esta abertura para que a comunidade e principalmente os pais participem das ações que acontecem dentro da escola de forma a aproxima-los da educação dos filhos como esta descrito do PPP.

Esta parceria se fortalece principalmente na festa Junina onde os Pais são convidados a assumir a produção as barracas de comidas e bebidas da festa. Eles mesmo preparam, vendem ficando com uma porcentagem e deixando o restante na escola para compra de materiais.

Clima escolar- O clima escolar está ligado diretamente às expectativas dos professores em relação aos alunos; da direção e coordenação em relação aos professores. Buscando um clima escolar positivo como um todo, superando os desafios.

Informações a respeito do clima da escola não encontramos no PPP, percebe-se no dia a dia, em como as relações se dão.

Com uma conversa com a diretora pude perceber que a escola investe em nas relações, cuidando bastante do bem estar e um bom clima de trabalho, pois a diretora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com