TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise SWOT

Trabalho Universitário: Análise SWOT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  4.119 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A Avancini Jeans surgiu a partir da união de dois primos, José Roque Ferrari e Vander Luiz Ferrari, com o objetivo de prestar serviços para a empresa Ferrari, que, na época, pertencia à família de mesmo nome. No ano de sua fundação, somente 12 pessoas trabalhavam na empresa. Após alguns anos, em 1991, José Roque decidiu que era hora de sair da parceria e vendeu sua parte para Vander. Pouco depois, em 1993, a empresa atuava no mercado com uma equipe constituída por Vander, um cortador, uma passadeira e uma facção de roupas (empresa que presta serviço a outras companhias). No ano de 2009, quando Verônica se formou, a Avancini Jeans contava com 50 funcionários trabalhando internamente na fábrica, duas facções de roupas independentes e um número em torno de 20 costureiras individuais, trabalhando em suas próprias residências. Vander era e continua sendo o principal gestor e a empresa produzia de 8.000 a 20.000 calças jeans por mês.

1) Faça uma analise SWOT e uma SWOT cruzada tendo como base o que é oferecido pela Avancini jeans e as ações adequadas a tomar.

Análise SWOT

O que é: A famosa matriz SWOT, também dita análise, foi desenvolvida na década de 60 na Universidade de Stanford e, rapidamente, se transformou num exercício/método utilizado por todas as principais empresas do mundo na formulação de suas estratégias.

Significado: O nome, SWOT, é uma sigla que significa Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por essa razão, o exercício também é conhecimento como análise/matriz FOFA, em português.

Matriz de Análise SWOT

Análise SWOT Cruzada

Para a SWOT Cruzada é necessário primeiramente ter o levantamento da análise ambiental clara, ou seja, que as forças e fraquezas tenham sido bem analisadas e que as oportunidades e ameaças bem identificadas. E para isso devem-se caracterizar objetivos/estratégias para cada uma das seguintes ligações:

Estratégia SO (Forças x Oportunidades)

Criar meios para adquirir novas tecnologias para produção, visando uma nova linha de produtos e variedades e expandir sua fábrica para outros estados e regiões, pois apresenta grandes e importantes requisitos de mercado, ou seja, forças suficientes que darão suporte financeiro para aproveitar as oportunidades que o mercado esta oferecendo.

Estratégia ST (Forças x Ameaças)

Criar um Markentig que transmita aos consumidores a qualidade de seus produtos e da empresa, de modo a competir com os concorrentes adivinhos de países asiáticos, criar uma variedade de produtos e tecnologias inovadoras que diferencie dos concorrentes, focando na qualificação dos seus funcionários para que os mesmos consigam acompanhar todas mudanças propostas.

Estratégias WO (Fraqueza x Oportunidades)

Implantar novas tecnologias, novos produtos e maior variedade, criar um controle e/ou tabela de preços médios de revenda feita pelos lojistas.

Estratégia WT (Fraquezas x Ameaças)

Investir em treinamento para qualificação da sua mão-de-obra, implantar tecnologias e produtos inovadores diferenciados dos altos níveis de concorrentes e expandir seus negócios em outros estados e regiões.

2) Faça uma análise dos ambientes interno e externo que permita à Avancini Jeans perceber o que pode impactar no seu desempenho.

Ambiente Interno– A Avancini Jeans atualmente é uma empresa sustentável no mercado de confecções. E ao longo de sua existência vem buscando uma adequada adaptação às variações tecnológicas existentes no mercado. E a cada dia vem atualizando as suas tendências de moda para que no futuro próximo não sofra rejeição comercial.

A relação entre comercial existente entre fornecedores e a Avancini Jeans é amistosa, a empresa consegue obter certas regalias em negociações, tendo confiança e credibilidade dos seus fornecedores e seu numero de clientes é considerado bom em relação ao mercado, aproximadamente 200 organizacionais (lojistas), ativos , localizado por todo o estado do Rio de Janeiro. Mas pelo o que se percebe a empresa pretende expandir o seu mercado para outras regiões, é ai que esta a sua grande preocupação, a empresa enfrenta uma acirrada disputa com seus concorrentes e como ela pretende atuar em novos mercados essa concorrência tende a aumentar. Concorrentes esses estabelecidos em seu estado de atuação, ou seja, no Rio de Janeiro e recentemente vindo de outros estados como São Paulo especificamente da região do Brás, trabalhando com a mesma linha de atuação e com uma boa aceitação do mercado. Por esse e outros motivos a Avancini Jeans vem elaborando novas estratégias de marketing, para que possa concorrer igualmente frente a seus concorrentes, consequentemente aumentando o seu leque de clientes. Apesar dos principais competidores, existem ainda os concorrentes indiretos, e aqueles que começam a surgir como ameaças, como por exemplo os produtos nordestinos. A Avancini jeans ciente da dificuldade de encontrar profissionais na área preocupa-se em capacitar os funcionários dentro da própria empresa, ela usa como política de manutenção dessa mão-de-obra já treinada e habilitada a chance de subir de cargo pela capacitação continuada e fornece benefícios adicionais ao salário, uma vez que este é um fator critico no setor, já que, mesmo reconhecendo um bom desempenho, não é viável um grande aumento do valor-base salarial.

Ambiente Externo – A Avancini Jeans liderada por Verônica verificou algumas ameaças ao presente e ao futuro da empresa nos âmbitos político, legal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com