TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise crítica feita uma biblioteca sobre a homogeneização do local

Por:   •  5/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

Homogeneização

No livro O cotidiano e a história de Agnes Heller, a homogeneização está associada à disseminação e imposição de padrões de comportamentos, esses que por mais que alterados de alguma forma não saem realmente da cotidianidade e a concentração da atenção sobre uma única questão.

Com base na análise feita do livro, se torna perceptível a homogeneização na biblioteca a partir da observação de seus frequentadores, o modo como os mesmos se comportam, o motivo para qual estão ali presentes, a forma como observam os arredores e a própria falta de observação. A padronização se faz presente

Ao examinarmos conseguimos fazer a distinção dos visitantes em dois grupos: os que visitam com frequência e os que estão fazendo sua primeira visita ao local. Em ambos a homogeneização está existente, no primeiro grupo por já terem uma certa frequência estabelecida, a biblioteca deixa ser algo novo e a observação de seus arredores deixa ser novidade, então se mostra uma certa normalização do espaço e a admiração é deixada de lado, o ambiente se torna exclusivo para a realização da tarefa que se foi ali para cumprir, já o segundo grupo, nota-se um ânimo e desejo em conhecer o novo, a atenção aos detalhes, a maneira como mostram interesse a cada objeto ali exposto, o jeito como os demais se comportam, o funcionamento da biblioteca e os padrões existentes na mesma e sem se dar conta começam a reproduzi-los, se encaixando nos modelos já existentes.

Não podemos deixar de ressaltar a maneira como fomos recepcionados e tratados ao abordarmos uma das funcionárias do local, a mesma se mostrou empolgada ao responder nossas perguntas e esclarecer nossas dúvidas. A funcionária que se chama Cláudia Chaves, contratada de forma terceirizada a 1 ano, nos falou dos frequentadores, a padronização entre eles e a surpresa que foi para ela ver estudantes do primeiro período presentes biblioteca fazendo uma pesquisa para execução de um trabalho. Como informado por ela, apesar da UFF fornecer acesso não somente aos seus estudantes, mas também para pessoas de fora que queiram usufruir dos materiais presentes na biblioteca, não é decorrente vê-las, os estudantes da UFF buscam a biblioteca mas para pesquisa e implementação de seus TCC’s, então ao abordarmos a Cláudia quebramos um pouco da padronização que ela está acostumada a lidar, sem deixar de lado a cotidianidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (26.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com